O Exame Nacional do Ensino Médio é um dos mais importantes do Brasil, já que as notas obtidas podem ser usadas para ingressar nas maiores universidades e faculdades do país.

A fim de garantir que você tire as notas mais altas, veja quais são as 10 questões do Enem resolvidas e com explicação: turbine os seus estudos! 

1-O que é o Enem?  

2- Onde posso usar as notas obtidas no exame?

3-Top 10 questões do Enem resolvidas 

4-Planos de estudo eficientes

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio acontece anualmente em nosso país, com a finalidade de: 

– Testar os conhecimentos dos participantes, independentemente se já terminaram ou não o ensino médio;

– Avaliar a qualidade do ensino nas escolas públicas;

– Permitir que as notas obtidas no exame sejam usadas como vestibular para o ingresso na faculdade ou universidade;

– Estudar as 10 questões do Enem resolvidas anteriormente não só prepara o participante, como também melhora o raciocínio no dia da prova.

Apesar de ter sido criado com o fim de avaliar o ensino das escolas, qualquer pessoa pode participar do Enem, desde que seja brasileiro e resida no país.

Onde posso usar as notas obtidas no exame?

-Sisu – Sistema de Seleção Unificada: é um programa criado pelo Governo Federal que usa a nota do Enem nas faculdades públicas, dentro de um número limitado de vagas.

As inscrições são de graça e acontecem duas vezes ao ano. Os candidatos não podem ter zerado a redação do Enem na versão anterior do exame, caso contrário, não poderão participar da seleção.

– ProUni – Programa Universidade Para Todos: sendo também uma iniciativa do Governo Federal brasileiro, o programa concede bolsas de estudo parciais ou totais nos cursos superiores das faculdades credenciadas com o ProUni.

Por meio dos estudas das questões do Enem resolvidas, você irá se preparar melhor para a prova!

Os interessados podem se inscrever através do site do programa (que acontece duas vezes ao ano) e precisarão ter feito o Enem no ano anterior (com nota maior que 450 pontos), e obtido nota maior que zero na redação.

Não deixe de estudar as 10 melhores questões do Enem resolvidas

– Complementar a nota do vestibular: em algumas universidades públicas do Brasil, é possível usar a nota obtida no Enem a fim de complementar a nota do vestibular, auxiliando ainda mais o aluno a ingressar na faculdade.

Top 10 questões do Enem resolvidas

Confira agora as 10 melhores questões do Enem resolvidas, o exame mais concorrido do Brasil, em diversas matérias:

Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos 

Questão 1

As proteínas de uma célula eucariótica possuem peptídeos sinais, que são sequências de aminoácidos responsáveis pelo seu endereçamento para as diferentes organelas, de acordo com suas funções. 

Um pesquisador desenvolveu uma nano partícula capaz de carregar proteínas dentro de tipos celulares específicos. Agora ele quer saber se uma nano partícula carregada com uma proteína bloqueadora do ciclo de Krebs in vitro é capaz de exercer sua atividade em uma célula cancerosa, podendo cortar o aporte energético e destruir essas células.

Ao escolher essa proteína bloqueadora no carregamento das nano partículas, o pesquisador deve levar em conta um peptídeo sinal de endereçamento de qual organela?

Alternativas: a) núcleo, b) mitocôndria, c) peroxissomo, d) complexo Golgiense, e) retículo endoplasmático

Resposta certa: letra b mitocôndria. A proteína realizada no experimento da questão bloqueia o ciclo de Krebs, aquele que ocorre no interior das mitocôndrias na respiração celular.

Questões do Enem resolvidas número 2 

A elevação da temperatura das águas de rios, lagos e mares diminui a solubilidade do oxigênio, pondo em risco as diversas formas de vida aquática que dependem desse gás. 

Se essa elevação de temperatura acontece por meios artificiais, dizemos que existe poluição térmica. As usinas nucleares, pela própria natureza do processo de geração de energia, podem causar esse tipo de poluição.

Que parte do ciclo de geração de energia das usinas nucleares está associada a esse tipo de poluição?

Alternativas: a) fissão do material radioativo, b) condensação do vapor d´água no final do processo, c) conversão de energia das turbinas pelos geradores, d) aquecimento da água líquida de gerar vapor d´água, e) lançamento do vapor d´água sobre as pás das turbinas.

Resposta certa: letra B. Dentro das usinas nucleares a energia térmica do reator provoca a vaporização da água (dos rios e lagos) durante os processos de transformação de energia, resfriando os reatores. 

A água volta ao seu lugar de origem, aumenta a temperatura e a taxa de oxigênio dissolvido, essencial na vida aquática e na decomposição da matéria orgânica.   

Não deixe de estudar as 10 questões do Enem resolvidas

Questão 3

Química Verde pode ser definida como a criação, o desenvolvimento e a aplicação de produtos e processos químicos que reduzem ou eliminam o uso e a geração de substâncias nocivas à saúde humana e ao ambiente

Sabe-se que algumas fontes energéticas desenvolvidas pelo homem exercem, ou tem potencial de exercer, em algum nível, impactos ambientais negativos.

À luz da Química Verde, métodos devem ser desenvolvidos para eliminar ou reduzir a poluição do ar causada especialmente pelas:

Alternativas: a) hidrelétricas, b) termelétricas c) usinas geotérmicas d) fontes de energia solar e) fontes de energia eólica.

Resposta certa: letra B. As termelétricas produzem energia pela queima de elementos que geram calor, liberando gases nocivos na atmosfera. 

Questões do Enem resolvidas número 4 

Perda de massa muscular é comum com a idade, porém, é na faixa dos 60 anos que ela se torna clinicamente perceptível e suas consequências começam a incomodar no dia a dia, quando simples atos de subir escadas ou ir à padaria se tornam sacrifícios. Esse processo tem nome: sarcopenia. 

Essa condição ocasiona a perda da força e qualidade dos músculos e tem um impacto significante na saúde. A sarcopenia é inerente ao envelhecimento, mas seu quadro e consequentes danos podem ser retardados com a prática de exercícios físicos, cujos resultados mais rápidos são alcançados com o (a):

Alternativas: a) hidroginástica b) alongamento c) musculação d) corrida e) dança. 

Resposta certa: letra C. Pois a musculação promove o crescimento da massa magra, melhorando todo o condicionamento físico do corpo. 

Questões do Enem resolvidas número 5 

Uma caixa-d’água em forma de um paralelepípedo retângulo reto, com 4 m de comprimento, 3 m de largura e 2 m de altura, necessita de higienização. Nessa operação, a caixa precisará ser esvaziada em 20 min, no máximo.

A retirada da água será feita com o auxílio de uma bomba de vazão constante, em que vazão é o volume do líquido que passa pela bomba por unidade de tempo. A vazão mínima, em litro por segundo, que essa bomba deverá ter para que a caixa seja esvaziada no tempo estipulado é:

Alternativas: a) 2, b) 3, c) 5, d) 12, e) 20

Resposta certa: letra E. Calcular 4m x 3m x 2m = 24 metros cúbicos = 24.000 litros.

Vazão: 24.000 litros / 20 x 60 segundos = 20 litros / segundos.

Não deixe de estudar as 10 questões do Enem resolvidas

Questão 6 

Até novembro de 2011, não havia uma lei específica que punisse fraude em concursos públicos. Isso dificultava o enquadramento dos fraudadores em algum artigo específico do Código Penal, fazendo com que eles escapassem da Justiça mais facilmente. 

Entretanto, com o sancionamento da Lei 12.550/11, é considerado crime utilizar ou divulgar indevidamente o conteúdo sigiloso de concurso público, com pena de reclusão de 12 a 48 meses (1 a 4 anos). 

Caso esse crime seja cometido por um funcionário público, a pena sofrerá um aumento de 1/3. Se um funcionário público for condenado por fraudar um concurso público, sua pena de reclusão poderá variar de:

Alternativas: a) 4 a 16 meses, b) 16 a 52 meses, c) 16 a 64 meses, d) 24 a 60 meses, e) 28 a 64 meses.

Resposta certa: letra C. Fazer regra de três – pena mínima 12 + 12 x (1/3) = 16.

Pena máxima 48 + 48 x (1/3) = 64.

Questões do Enem resolvidas número 7 

A democracia deliberativa afirma que as partes do conflito político devem deliberar entre si e, por meio da argumentação razoável, tentar chegar a um acordo sobre as políticas que seja satisfatório para todos. 

A democracia ativista desconfia das exortações à deliberação por acreditar que, no mundo real da política, onde as desigualdades estruturais influenciam procedimentos e resultados, processos democráticos que parecem cumprir as normas de deliberação geralmente tendem a beneficiar os agentes mais poderosos. 

Ela recomenda, portanto, que aquelas que se preocupam com a promoção de mais justiça devem realizar principalmente a atividade de oposição crítica, em vez de tentar chegar a um acordo com quem sustenta estruturas de poder existentes ou delas se beneficia.

As concepções de democracia deliberativa e de democracia ativista apresentadas no texto tratam como imprescindíveis respectivamente:

Alternativas:

  1. a) A decisão da maioria e a uniformização de direitos, b) a organização de eleições e o movimento anarquista, c) a obtenção do consenso e a mobilização das minorias, d) a fragmentação da participação e a desobediência civil e) a imposição de resistência e o monitoramento da liberdade.

Resposta certa: letra C. A lógica aqui é as partes envolvidas na questão devem chegar a um acordo, inclusive os ativistas. O participante do Enem deve racionalizar a resposta.

Questões do Enem resolvidas número 8 

Dados recentes mostram que muitos são os países periféricos que dependem dos recursos enviados pelos imigrantes que estão nos países centrais. 

Grande parte dos países da América Latina, por exemplo depende hoje da remessa de seus imigrantes. A fim de se ter uma ideia mais concreta, recentes dados divulgados pela ONU revelaram que somente os indianos receberam 10 bilhões de dólares de seus compatriotas no exterior. 

No México, segundo maior volume de divisas, esse valor chega a 9,9 bilhões de dólares e nas Filipinas o terceiro, a 8,4 bilhões.

Um aspecto do mundo globalizado que facilitou a ocorrência do processo descrito na transição do século XX para o século XXI, foi o (a):

Alternativas: a) integração de culturas distintas, b) avanço técnico das comunicações, c) quebra de barreiras alfandegárias d) flexibilização de regras trabalhistas, e) desconcentração espacial da produção. 

Resposta certa: letra B. A comunicação permitiu que o avanço tecnológico das redes bancárias e financeiras se expandisse para o mundo todo.

Questões do Enem resolvidas número 9 

Em 1935, o governo brasileiro começou a negar vistos aos judeus. Posteriormente, durante o Estado Novo, uma circular secreta proibiu a concessão de vistos a “pessoas de origem semita”. Inclusive turistas e negociantes, o que causou uma queda de 75% da imigração judaica ao longo daquele ano. 

Entretanto, mesmo com as imposições da lei, muitos judeus continuaram entrando ilegalmente no país durante a guerra e as ameaças de deportação em massa nunca foram concretizadas, apesar da extradição de alguns indivíduos por sua militância política.

Uma razão da adoção da política de imigração mencionada no texto foi o (a):

Alternativas: a) receio do controle sionista sobre a economia, b) reserva de postos de trabalho e da mão de obra local, c) oposição do clero católico à expansão de novas religiões, d) apoio da diplomacia varguista as opiniões dos líderes árabes, e) simpatia de membros da burocracia pelo projeto totalitário alemão.

Resposta certa: letra E. Nos anos de 1937 a 1945, o Brasil vivia na Ditadura do Estado Novo, baseando-se principalmente com o fascismo italiano.

Não deixe de estudar as 10 questões do Enem resolvidas

Questão 10 

Num clube, dentre os 500 inscritos no departamento de natação, 30 são unicamente nadadores, entretanto 310 também jogam futebol e 250 também jogam tênis. Os inscritos em natação que também praticam futebol e tenis são em número de:

Alternativas: a) 80, b) 90, c) 100, d) 110, e) 120

Resposta certa: 90. Basta diminuir o valor de 500 por 30, 310 e por 250, chegando-se ao resultado de 90. 

Planos de estudo eficientes

Não basta apenas decorar fórmulas, conceitos e temas. A questão é sempre assimilar o conteúdo de forma assertiva, com entendimento e disciplina.

Na reta final dos estudos do Enem, os participantes devem mais do que nunca se concentrarem no que já foi estudado, fazendo simulados, exercícios e as 10 melhores questões do Enem resolvidas a fim de reforçar a matéria e resumos das disciplinas.

– Continue com uma rotina de sono fixa, descansando o corpo e a mente até o dia da prova.

– Alimente-se bem, faça exercícios físicos.

– Beba bastante água.

– Revise as questões do Enem resolvidas de maneira assertiva

– Leia bastante, informe-se sobre as notícias atuais no Brasil e no mundo.

– Fique por dentro dos assuntos mais comentados e polêmicos da internet, principalmente no âmbito da política.

– Confira toda a documentação necessária a ser apresentada no dia do Enem.

– Lembre-se sempre da importância que o Enem tem na sua vida acadêmica e profissional.

Agora, só podemos desejar que você faça uma excelente prova e trace o seu futuro rumo ao sucesso!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui