Alguns temas são abordados com recorrência no Exame Nacional do Ensino Médio, como por exemplo Artes e Cultura Brasileira.

A riqueza de nossa cultura e a diversidade de valores, crenças e idiomas, torna o assunto uma excelente pauta a ser tratada em provas como o Enem.

Saiba agora o que estudar sobre Arte e Cultura Brasileira no Enem!

Principais características sobre Arte e Cultura

Podemos dizer que Arte e Cultura são dois fatores extremamente importantes no desenvolvimento social, comportamental, e racional de qualquer pessoa.

A Arte é uma ferramenta utilizada para expressar sentimentos, sensações, pensamentos e comportamentos culturais específicos: esculturas, fotografias, pinturas, música, teatro, cinema, literatura, dança etc.  

  • A palavra Cultura vem do termo colere do Latim, que significa ´´cuidar de´´.
  • A palavra Arte vem do latim ars, significando técnica ou habilidade;  
  • A cultura está relacionada com diferentes tipos de artes: música, teatro e pintura;
  • Na Grécia e na Roma antiga, a arte e a cultura são consideradas clássicas;
  • Os especialistas e estudiosos de arte e cultura não chegaram a um só consenso sobre esses dois conceitos;
  • Ao retratar a beleza humana, as esculturas gregas possuem uma simetria na disposição dos membros do corpo humano;
  • As esculturas romanas ao contrário das gregas, priorizaram a valorização do realismo;

Conceito de Cultura

A palavra cultura como já citamos acima, vem do latim colere que significa ´´cuidar de´´.

No sentido original, a palavra cultura está relacionada com a agricultura (cuidar de algo da produção agricultura).

O conceito de cultura e arte é debatido em diversas áreas de conhecimento, como a Antropologia, História e as Ciências Sociais

As clássicas obras de cultura e arte 

O termo clássico foi mencionado pela primeira vez no século II d.C., veiculado principalmente com o Exército.

À medida que o tempo passava, o termo clássico passou a ser associado às manifestações culturais, artísticas e intelectuais.

Manifestação de Arte na Grécia

Os gregos foram os pioneiros no quesito arte e cultura. A arte clássica grega iniciou-se no período arcaico – séculos VII-V a.C. – o clássico -século V-IV a.C.- e o helenístico – século IV-II a.C. 

As principais características das esculturas gregas eram chamar a atenção para a simetria e beleza do corpo humano. 

Manifestação de Arte em Roma

Durante todo o Império Romano desde que Roma foi fundada em 753 a. C., até a desagregação do Império Romano até a queda do último imperador, datado em 476 d.C.

Foi um marco também na história da Arquitetura, com as tendências voltadas com a utilização do arco e as abóbodas utilizadas nas construções, características desconhecidas pelos gregos.

A arte pode também ter caráter religioso, sagrado. Pode ser uma crítica ou de caráter decorativo. Ela carrega as ideias e pensamentos de seu criador, trazendo estilos e estéticas diferentes.

No Brasil, existem 17 bens culturais e naturais identificados pela UNESCO. O Cristo Redentor faz parte de uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

A cultura brasileira é extremamente rica graças às diversas etnias, como as indígenas, africanas, europeias, latino-americanas e asiáticas.

Movimentos de cultura e Artistas em todo o mundo 

– Arcadismo 

– Arte Bizantina

– Arte Cristã Primitiva

– Arte Egípcia

– Arte Grega

– Arte Romana

– Expressionismo

– Movimento Barroco

– Minimalismo

– Art Déco

– Art Nouveau

– Movimento Renascentista

– Romantismo

– Futurismo

– Dadaísmo

– Cubismo

– Tropicalismo

– Tarsila do Amaral

– Anita Malfatti

– Candido Portinari

– Semana da Arte Moderna – 1922

– Aleijadinho

– Manuel Francisco Lisboa

Os artistas modernos que surgiram após a Semana da Arte Moderna de 1922 revolucionaram a arte em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Os estilos vanguardistas brasileiros foram misturados aos europeus, o que causou uma insatisfação geral no público. Mas, esses artistas buscavam inovação e seguiram em frente.

Após o movimento da Semana da Arte, outros foram criados como o Movimento Antropofágico, do Pau-Brasil, o Verde-amarelíssimo e o Grupo da Anta.

Resumo da História da Arte Brasileira

A história da Arte no Brasil começou quando os europeus chegaram ao nosso país, e se conectaram com os povos indígenas que aqui habitavam.

O choque entre as culturas foi enorme, causando conflitos expressos, escravidão e novas tendências artísticas. Os povos indígenas detinham o conhecimento de artes plumárias, cestarias, musicais e de pinturas corporais.

Os colonizadores não conseguiram identificar que o que os índios faziam era arte, por isso eram rigidamente punidos e escravizados pelos europeus.

Foi durante a Missão Holandesa em 1637 que o Brasil recebeu a visita de Maurício de Nassau, que tinha a ideia de melhorar o ambiente cultural do nosso país.

Muitos desses holandeses foram morar na região Nordeste, juntamente com vários jesuítas. As suas obras retratavam os nativos, a flora, fauna e as regiões rurais do Brasil.

Após esse período, quando o Barroco europeu estava em declínio, o Barroco brasileiro estava em ascensão. Os jesuítas ensinavam aos brasileiros as artes e técnicas da área, o que favoreceu o enriquecimento do Barroco no Brasil.

Neste artigo você conferiu todas as informações sobre a Arte e Cultura no Brasil, bem como as principais características sobre o assunto e a abordagem nas provas do Enem.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui