Os gráficos são ilustrações de dados, geralmente representados com recursos visuais para que fique mais fácil a interpretação e compreensão.

Eles são utilizados para mensurar e demonstrar desempenhos, como o crescimento, queda ou estabilidade de determinados resultados.

Tipos de gráficos

Em todos os gráficos você vai encontrar as seguintes informações: números, títulos, fontes, notas e chamadas.

Gráficos de coluna

Os gráficos de coluna ou em barra, são utilizados para ilustrar dados quantitativos, lugares, setores e crescimentos. Os dados inseridos neste tipo de gráfico, são colocados na vertical e as divisões e índices são inseridos na horizontal.

Gráficos em barras retangulares

Os gráficos em barras retangulares são muito semelhantes aos de coluna. Podem ser usados para comparar duas ou mais variáveis, utilizando um mesmo valor ou número.

A diferença entre eles é a posição das barras: os dados a serem analisados ficam na posição horizontal e as informações e índices estão na vertical.

Gráficos de pizza ou rosca

Esses gráficos são os mais comuns em provas, vestibulares, concursos e exercícios escolares. Os gráficos no formato de pizza, são utilizados para ilustrar a relação de proporcionalidade, em detrimento de dados menores a serem exemplificados.

Existem também os gráficos circulares, que seguem a mesma lógica do de pizza. Na hora de interpretá-los, deve-se considerar as cores do gráfico em relação aos números apresentados, por exemplo:

– Neste gráfico apresentado, analise a quantidade de habitantes em uma cidade, em relação ao número de mulheres e homens.

Gráficos em linhas

Esse tipo de gráfico, é utilizado para exemplificar certos dados em determinado tempo, demonstrando evolução, regressão, e a sequência dos fenômenos ocorridos.

– Exemplo: crescimento ou queda do índice da bolsa de valores.

Gráfico de áreas, círculos ou setores

É utilizado para evidenciar a noção de proporção de um todo e dos diferentes dados entre si, com linhas e cores em evidência.

– Exemplo: usado para mensurar o crescimento de habitantes em uma determinada cidade, enfatizando o impacto desta alteração ao longo do tempo.

Gráfico em rede

Este tipo de gráfico em rede é mais utilizado para medir termos estatísticos, comparando os diferentes valores em um mesmo ponto. Eles aparecem até mesmo em videogames (do tipo RPG).

Histograma

Se parece com o gráfico de colunas em muitos pontos, com a construção praticamente igual, porém, é feito o cálculo da área do retângulo em porcentagem.

Ele não tem escala vertical, apenas um eixo horizontal que dispõe a variável a ser analisada.

Gráfico de radar

É também conhecido como gráfico de aranha ou estrela, devido a sua forma representada. Ele é utilizado para comparar valores e categorias a partir de um eixo no centro do gráfico, que termina no anel externo.

Eixo cartesiano

O eixo cartesiano bidimensional como é chamado, são duas retas perpendiculares entre si que representam as variáveis (dependentes e independentes) a serem comparadas no gráfico, dependentes de uma função.

Gráfico de função

Usado para exemplificar funções matemáticas a serem analisadas, com fórmulas, letras e números inseridos no gráfico.

Como interpretar corretamente os gráficos

Diante de tantas informações sobre gráficos, é preciso saber interpretá-los corretamente. Os mais comuns usados em vestibulares e concursos, são os de pizza, barras, linhas e colunas.

A questão da interpretação dos gráficos é a parte mais importante:

– Ler o enunciado do exercício com atenção, conferindo as informações no gráfico;

– Circule as informações mais importantes dos gráficos;

– Saber interpretar quais informações estão no eixo vertical e horizontal do gráfico;

– O eixo horizontal tende a crescer no mesmo sentido de quando lemos um texto, e o vertical cresce de baixo para cima;

– Todos os gráficos são apresentados com exemplos do dia a dia, o que facilita a comparação e interpretação deles;

– Assistir e ler jornais diariamente, também fará com que a interpretação de gráficos seja mais fácil, pois os dados coletados geralmente são baseados na realidade, ou seja, em fatos e notícias;

Neste artigo você aprendeu: o que são e como interpretar corretamente os gráficos, seja no dia a dia ou em provas, concursos e vestibulares!

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui