Você está se preparando para o Enem? Existem alguns assuntos básicos que você precisa estudar para se dar bem na prova. Assuntos como porcentagem, frações e análise de tabelas e gráficos são comumente cobrados na prova. Por isso é tão importante que você estude essas matérias a fim de conseguir a aprovação.

Mas, você sabe como é possível fazer análise de gráficos? Por mais que esse assunto seja comum no nosso dia a dia, afinal a todo momento analisamos gráficos em jornais, revistas e sites, muitas pessoas não sabem como fazer essa análise. 

O processo de análise inclui interpretação de dados e conhecimento sobre matemática. Por isso, é importante aliar esses dois conhecimentos a fim de fazer uma boa análise. Vamos entender mais sobre esse assunto? Para aprender tudo acerca dessa matéria de matemática que tende a ser muito cobrada no Enem, confira o nosso artigo!

O que é análise de gráficos?

A análise de gráficos é importante não somente para resolver questões de matemática. Isso porque os gráficos podem estar presentes em diferentes matérias cobradas no Enem. Então, esse assunto é importante para matemática, português, física, química e diversas outras áreas.

Por mais que a análise de gráficos na maioria das vezes seja muito intuitiva, é necessário conhecer alguns conceitos relacionados com esse assunto para tornar mais clara a interpretação do gráfico (ou da tabela, ou do infográfico, ou qualquer outra representação numérica).

Existem alguns tipos de gráficos, e os mais comuns são:

  • Linha: esse gráfico é constituído por linhas que são desenvolvidas por meio de pontos que fazem uma representação dos dados, através da ligação de segmento de retas;
  • Coluna: apresentado de forma vertical, relacionando duas variáveis através de comparações. Esse é um dos tipos de gráficos mais fáceis para compreensão;
  • Pizza: esse gráfico também é conhecido pelos nomes de gráfico de setores e circular. Os valores indicados no gráfico são proporcionais às medidas do ângulo;
  • Barra: possui uma representação horizontal, proporcionando uma fácil compreensão para o leitor acerca dos dados apresentados;
  • Dispersão: esse é um dos gráficos mais complexos para a compreensão do leitor. Serve para pontuar os dados tanto no eixo “x” quanto no eixo “y”. É uma representação acerca da influência de uma variável na outra. 

Essas são os principais formatos que podem ser cobrados no Enem, então foque neles para conseguir obter uma boa pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio. 

Interpretação dos gráficos

Os gráficos podem ser crescentes, decrescentes e constantes. Você precisa realizar essa interpretação para ter um maior entendimento acerca desse assunto. Além disso, é importante também conhecer o eixo “x” e o eixo “y”.

O gráfico é crescente normalmente quando a barra do gráfico tende a subir conforme o passar do tempo. É constante quando a barra não se modifica, permanecendo a mesma desde o início até o final. E é decrescente, quando a barra começa a diminuir ao longo da trajetória. 

O eixo “x” é o eixo dos valores e o eixo “y” é das categorias. É importante saber disso para identificar as informações de gráfico e assim conseguir interpretá-lo. Isso pode tornar a sua vida mais fácil, e fazer com que você consiga resolver as questões mais rapidamente.

Assim é possível conseguir fazer todas as questões e terminar a prova do Enem com bastante tranquilidade.

Análise de gráficos e tabelas 

Fazer análise de tabelas e gráficos nem sempre é uma tarefa simples. Às vezes existe uma dificuldade em fazer a interpretação de dados e transformá-los em informações capazes de ajudar o leitor a formar a sua opinião sobre os informes fornecidos. 

Por conta do avanço da tecnologia, a estruturação de dados se tornou uma tarefa mais simples por conta dos mecanismos que codificam com mais facilidades as informações fornecidas. 

Por isso é tão importante conseguir aprender a fazer essa análise de gráficos e tabelas, tanto para o dia a dia quanto para o Enem. 

Como se preparar para o Enem?

No processo de preparação para o Enem é necessário ter muito foco e concentração. Isso porque esse período consiste em uma chance única de transformar o futuro e conseguir atingir todos os objetivos profissionais. Mas, você sabe como é possível ter muita concentração? Bem, existem algumas dicas que podem te ajudar nesse processo.

Nesse momento é necessário que você tenha momentos de lazer com os amigos e familiares, se alimente bem, tome bastante água e faça exercícios físicos. Isso juntamente com o foco pode proporcionar todo o aparato necessário para que você obtenha uma excelente nota no Enem.

Sabemos que esse não é um período fácil, mas é preciso ter muito foco e atenção para obter uma boa pontuação no Enem. Se você está passando por um período de nervosismo saiba que não é preciso se estressar: essa é uma época temporária que no final te proporcionará muita alegria. Afinal conseguir a aprovação no vestibular é um momento único e especial, repleto de felicidade.

Depois da aprovação, você conseguirá se inserir em um mundo totalmente novo: repleto de coisas boas, novas oportunidades, pessoas inteligentes e projetos sensacionais, pois a universidade é um novo mundo. Nesse momento, esperamos que você consiga aproveitar tudo o que a universidade tem para oferecer, como cursos, oportunidades de estudar em outros país, mestrado, doutorado, especialização e pós-doutorado.

É muito belo todo o universo acadêmico que gira em torno da universidade. Nesse período, leia bastante, foque nos estudos, converse com os professores, forme o seu networking e olhe para as oportunidades com bons olhos. De início, procure se inserir no mercado de trabalho, pois isso é fundamental para o seu sucesso profissional.

E aí, gostou do nosso post de hoje? Para saber mais informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, continue acompanhando o nosso blog. Postaremos muito mais informações sobre o vestibular, afinal estamos em um processo de reta final. 

Além de postar diversos resumões, temos o objetivo também de dar dicas de preparação, e como é possível se organizar em relação ao período de disponibilização de locais de prova, entre outras coisas. Então, não deixe de acessar o nosso site! 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui