Se você está planejando passar no ENEM 2020, aqui vão algumas dicas de como se sair bem para tirar uma boa nota e conquistar aquela tão sonhada vaga em uma universidade.

Primeiramente, precisamos entender o que é o ENEM. O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova aplicada por órgãos públicos com o fim de ajudar jovens a conseguir uma vaga em universidades públicas ou até mesmo bolsas estudantis em universidades particulares, mas tudo isso depende do desempenho do aluno no exame. 

A prova é composta por 180 questões, sendo 45 para cada área de conhecimento – matemática, língua portuguesa, língua estrangeira (Inglês ou Espanhol – é possível que se escolha uma das duas), ciência da natureza e ciências humanas – , além da redação.

Agora que já entendemos um pouco sobre o que é o ENEM, vamos às dicas!

 

Crie uma rotina de estudos

Para começar, uma boa dica para quem está começando a se preparar para o Exame é, criar uma rotina de estudos. 

Use um calendário para marcar o que você estudará cada dia da semana, isso fará com que os conteúdos não se misturem durante os dias que estará se dedicando e também, dessa forma é possível perceber onde surgem mais dificuldades.

 

Invista em vídeo aulas 

Às vezes, é melhor ouvir alguém explicar é melhor do que apenas tentar entender sozinho, por isso, assista vídeo aulas sobre as matérias que você tem mais dificuldade para entender.

 É possível encontrar com Youtube canais destinados exclusivamente para quem está se preparando para passar no ENEM 2020. As aulas são bem dinâmicas e divertidas, fazendo com que o aluno aprenda e entenda a matéria sem ficar entediado.

 

Se for o caso, pense em um Cursinho Extra

Muitos estudantes, além de estudarem em casa por conta própria, escolhem entrar em um curso preparatório para o ENEM. 

Tudo vai depender do tempo que você disponibiliza para estudar, das matérias que tem mais dificuldade e obviamente, de quanto está disposto e pode gastar. 

Atualmente no mercado dos cursinhos preparatórios tanto para o ENEM quanto para vestibulares, você encontra opções que podem chegar a custar R$2300 por mês, o que é bem caro, mas existem outras alternativas custando cerca de R$300 para quem pode estudar a noite. 

Outra curiosidade é, que o período noturno é mais acessível financeiramente do que o período matutino.

Alguns cursinhos oferecem bolsa de estudos para os alunos que tiram uma certa pontuação na prova de seleção, inclusive algumas instituições oferecem até bolsas totais.

Procure um local calmo e tranquilo para estudar

O local que você vai escolher para estudar faz toda diferença. Escolher um local arejado, calmo, bem iluminado e onde você se sinta bem, ajuda com que você se concentre melhor nos conteúdos, e consequentemente, que absorva com mais facilidade tudo que está se propondo a aprender.

 

Monte ou participe de um grupo de estudos

 

Se você tem amigos que também irão prestar o ENEM, por que não se juntar para estudar?

Grupos de estudo podem ser favoráveis em vários pontos, principalmente se cada integrante do grupo for melhor um dos assuntos que caem na prova. 

Mas se você não é do tipo que curte o estudo coletivo, hoje em dia já possível fazer parte de grupos no facebook ou whatsapp que oferecem aulas coletivas, ou até mesmo enviam dicas de livros e vídeos, respondem dúvidas de questões. 

Atualmente esse grupos ganharam tanta força que eles contam com cerca de 40 mil estudantes estudando através das redes sociais. Apesar de ser virtual, os grupos seguem uma rotina bem rígida de estudos.

 

Use a tecnologia a seu favor

Em sua loja de aplicativo no celular não é difícil de encontrar aplicativos com diversas funções para auxiliar os estudos de quem está se dedicando ao ENEM. 

Desde apps que bloqueiam as atividades de seu smartphone até outro que auxiliam na desintoxicação tecnológica, tudo para te manter focado em sua rotina de estudos.

 

Não deixe sua saúde mental de lado

É sabido que o ENEM é a prova mais aguardada pelos estudantes e muitos deles estudam meses a fio para conseguir uma boa nota, mas não podemos esquecer também que muitas vezes, cobrar excessivamente de si mesmo traz árduas consequências. 

Por isso, acredite no seu potencial acima de tudo e não exija tanto de você mesmo, conheça seus limites e trabalhe em cima deles. Mantenha sempre a calma e concentração. Assim, suas chances de passar no ENEM 2020 serão maiores.

 

Leia, leia e leia

A leitura também é uma boa prática de estudo. Esse hábito aumenta seu vocabulário, melhora sua interpretação de texto e faz com que você escreva melhor. 

Leia o que ver pela frente, artigos, jornais, livros etc., dessa maneira, as chances de ir bem na redação aumentam consideravelmente.

 

Esteja atento ao mundo

Outro fator importante, é manter-se sempre atualizado com os assuntos que estão em alta, a redação sempre traz temas atuais para os exames. 

Levando em conta que uma boa redação é uma parte essencial para se dar bem e garantir uma boa nota, pratique dissertando sobre o que de mais relevante está nas manchetes dos jornais e revistas.

Comece a se preparar com antecedência

 

Não deixe para começar a estudar em cima da hora, quanto antes você começar a se preparar, mais chances de obter uma boa nota no dia da prova. Pense que o ENEM é muito complexo. 

Logo, você precisa de um bom planejamento para estudar corretamente para a prova. Além disso, é necessário ter em mente que há muita concorrência. Então, se preparar o quanto antes, é sair na frente da maioria dos estudantes. 

Pense nisso como um “investimento” a longo prazo nos seus conhecimentos. Se você começar bem cedo, mais coisas conseguirá absorver e assim, terá mais capacidade de ir bem no exame.

Leia o edital com atenção

Leia sempre o edital antes da data do exame, nele você encontra informações importantes como dias e horários, o que é cobrado dentro de cada assunto abordado na prova, regras a serem seguidas entre outros avisos.

Apesar de parecer óbvio, muitas pessoas esquecem dessa parte e acabam cometendo erros bobos, mas que acarretam em desclassificação. Pense, não corra o risco de jogar fora um ano de estudo por qualquer bobeira. 

Treine com simulados de provas anteriores

 

Faça simulados da prova, além de ser uma ótima forma de estudar, dessa forma você consegue ter um controle de quanto tempo gasta em cada questão, e com isso, treinar para que possa responder todas as alternativas e produzir a redação dentro do tempo estipulado. 

É possível fazer os downloads das provas anteriores no site do Inep: www.inep.gov.br.

Invista na sua redação

Exercite sua redação, quanto mais você escrever, mais desenvolto estará no dia do exame. Não se esqueça que a redação precisa cumprir algumas regras, como por exemplo, respeitar os direitos humanos. 

Não adianta defender seu ponto de vista e ferir ou agredir outras pessoas que pensam diferente, além disso, você precisará elaborar uma um argumento de interferência social para o tema tratado.

 

Seja pontual no dia do ENEM

Não se atrase no dia do ENEM, todos conhecem a quantidade de vídeos que circulam a internet satirizando os candidatos que se atrasam para o dia do exame nacional do ensino médio, por isso, chegue com antecedência para conseguir realizar o teste com calma e ter um bom desempenho.

 

Não cometa exageros na véspera do Exame

Embora estudar seja de extrema importância ainda mais para uma prova como essa, a qual os candidatos aguardam meses e meses, é igualmente indispensável que você descanse na véspera da prova. 

O que você tinha para estudar, já foi estudado, agora é hora de relaxar e estar com as baterias carregadas para realizar seu teste.

Controle os níveis de nervosismo

Esteja calmo do momento da prova, o alto nível de nervosismo pode causar esquecimentos repentinos sobre assuntos que foram estudados. 

Mas acredite, estar um pouco nervoso no momento da prova pode te ajudar a manter o foco e a concentração, mas não deixe que isso interfira no seu desempenho, por isso limpe a mente, respire fundo e abra seu caderno de questões quando estiver completamente preparado.

 

Comece pelo assunto que tem mais facilidade

Ao abrir seu caderno de questões, não vá chutando logo a primeira questão que não souber, comece pelas perguntas “mais fáceis” para você, as quais você tem mais segurança da resposta, isso te deixará mais confiante para pensar naquelas que ainda geram dúvidas

 

Deixe as questões mais complexas para o final

Estudos comprovaram que quando você atinge duas horas de prova, seu desempenho melhora consideravelmente pois seu cérebro e corpo já estão acostumados com o ritmo das questões.

Por isso, deixe para responder aquelas perguntas mais complexas e que exigem mais concentração ao atingir duas horas de duração da prova. É uma técnica bastante básica, mas que ajuda muito no final.

Não tenha vergonha ou mesmo entre em desespero se você não entender a questão. Fique firme, vá para a próxima, e quando tiver feito o resto, volte e encare-a novamente. Lembre-se que você se preparou muito para momentos como este.

 

Pausa estratégica

Após algumas horas de prova, dê uma parada para ir ao banheiro mesmo que esteja sem vontade.

O ato de levantar e sair da sala, irá diminuir seus níveis de nervosismo e aumentará sua concentração quando voltar. Nesse meio tempo, você pode aproveitar para fazer um lanche também.

Por isso, administrar o tempo é fundamental. Seja inteligente, e use-o ao seu favor sempre. Fique atento ao relógio, para não deixar o tempo passar de forma que você nem perceba. 

 

Cuidado com o tamanho de seus ‘lanchinhos’

É óbvio que não é nada agradável quando durante a prova alguém abre aquele pacote enorme de salgadinho fazendo barulho e espalhando um cheiro desagradável pelo ambiente, além de tirar a concentração dos outros candidatos, não é nada adequado para se fazer durante uma prova tão longa. 

Por esse motivo, leve em consideração carregar snacks pequenos como barrinhas de cereais, frutas, sanduíches e sucos. Lembre-se, nada de exageros.

 

Atenção na hora de preencher o gabarito

Depois da redação, o gabarito é o mais importante então não se esqueça de preencher-lo corretamente ao término da prova. 

O ideal é que você deixe uns 30 minutos para completar a folha de respostas, faça com calma pois nessa parte não pode haver rasuras.

Tirar uma boa nota no ENEM não é coisa para pessoas super inteligentes, é apenas questão de dedicação e estudo. 

É ter em mente que o tempo que você passa estudando, não está sendo gasto e sim, sendo investido em algo que será colhido no futuro. 

Por mais difícil que pareça, nenhum esforço é em vão, e se não der certo na primeira vez, tente de novo, nada é perdido, não se esqueça de acreditar em seu potencial sempre.

 

Conclusão 

Conclui-se então, que para passar no ENEM 2020 requer algumas atenções e estratégias. Isso porque, além de ser um exame que requer um alto nível de conhecimento, há muitos candidatos também. 

Por isso, é necessário que haja uma preparação muito regrada antes da prova. Seja nos estudos, como também em toda sua rotina. O ENEM tem esse poder de mexer com praticamente toda sua vida.

Durante a prova, também é necessário algumas estratégias, como vimos. Horário para chegar, o que levar para comer e beber, além de administrar o tempo de forma que te beneficie.

Pular questões difíceis e deixá-las para o final faz toda diferença. Isso porque, no fim da prova, você poderá só se concentrar nessas questões, sem deixar de se influenciar por outros fatores. 

E por fim, manter a calma sempre é fundamental. Não seja desesperado de mais. Sim, você precisa ter consciência que o tempo é um fator escasso, mas que ele é suficiente para quem se preparou da melhor forma possível. 

Juntamos as melhores estratégias para que você consiga se dar bem no ENEM 2020. Acredite em seu potencial e você irá conquistar tudo que deseja  Boa sorte!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui