Quem já fez a prova do ENEM sabe que ela exige muita atenção e interpretação do aluno, para que este consiga uma boa pontuação. A cada ano, o nível de dificuldade das avaliações pode alterar.

Esse ano foram mais de 6 bilhões de estudantes inscritos na prova, um número um pouco menor do que as versões anteriores de aplicação do Enem, o que leva a crer que o nível de dificuldade do exame fez com que muitos alunos não quisessem fazer a prova.

Por isso, os estudantes devem estar preparados para todos os tipos de avaliações, focando nos conteúdos certos para estudo, aproveitando o tempo para estudar e planejar bem a rotina. Vamos conhecer as provas e questões mais difíceis que já caíram no ENEM!

Os conteúdos que exigem mais atenção dos estudantes

Vamos listar os conteúdos que são recorrentes nas provas do ENEM e, portanto, exigem mais atenção dos estudantes:

Ciências da natureza (Matemática, Física, Química e Biologia)

– Razão e proporção;

– Regra de três e probabilidade;

– Leitura e interpretação de gráficos;

– Estatísticas;

– Porcentagem e Funções;

– Análise combinatória;

–  Geometria Plana e Espacial;

Literatura e Ciências humanas

– Interpretação de texto;

– Gramática, leitura;

– Ética e política;

– Democracia Contemporânea;

– Teoria do Conhecimento;

– Culturas e Valores;

– Relações indivíduo-sociedade;

– Identidade Cultural;

– Mídia e Indústria Cultural;

Redação (possíveis temas)

Além da interpretação de texto, escrita coerente e baseada no tema proposto, os possíveis assuntos que poderão ser abordados na redação do Enem de 2019, são:

– Criminalidade entre os jovens brasileiros;

– Desafio no combate a homofobia no Brasil;

– As novas formas de representação familiar;

– Sistema prisional brasileiro;

– O combate as doenças epidêmicas;

– Sistema de Segurança Pública;

– Inclusão de pessoas com deficiência na sociedade brasileira;

– Os efeitos da cultura de ódio na internet;

– A sobrevivência da cultura indígena no Brasil contemporâneo;

– Fake News nas redes sociais;

Os alunos então devem estudar mais afundo esses conceitos, a fim de se saírem bem nas provas. Dedicar um tempo e espaço exclusivo para isso é o recomendado, principalmente longe de distrações.

As questões mais difíceis já abordadas nas versões anteriores do Enem

Em Matemática por exemplo, algumas questões sobre juros e proporções foram abordadas no Enem 2018. Vamos conferir quais foram:

1.Havia uma questão de número 140, que abordava sobre um contrato de empréstimo dividido em 60 vezes de 820 reais, onde o aluno deveria descobrir qual o número da parcela paga antecipadamente junto com a atual, recebendo 25% de desconto.

2.A questão de número 146, apresentou um problema de probabilidade para resolver, levando o aluno a pensar e a raciocinar sobre as possíveis soluções do problema.

3.A questão de número 150, abordava sobre o número de parcelas pagas em um financiamento de carro. O estudante deveria descobrir a quantidade de parcelas que ainda deveriam ser pagas a partir do aumento do prazo de pagamento.

4.A questão de número 168, pedia ao aluno que calculasse a distância entre dois bombeiros e um foco de incêndio, considerando que um deles estariam mais próximo das chamas do fogo.

5.A questão de número 175, trouxe ao estudante um problema que envolvia fração. Eles deveriam descobrir qual era a proporção de dias letivos em que um rapaz chegou ao ponto de ônibus no mesmo horário.

Em Química, podemos conferir as seguintes questões do Enem 2018:

6.A questão de número 110 foi de grande complexidade para os estudantes. Eles deveriam encontrar a interpretar a fórmula exemplificada da reação em cadeia das células solares nos corantes.

7.A questão de número 113, abordou um problema sobre reações de substituição nucleofílica, e em qual dos gráficos estão representadas essas reações.

Em Física, vamos conferir as questões de maior dificuldade do Enem 2018:

8.A questão de número 103, abordou sobre experiências realizadas com água pura e cloreto de sódio. O estudante deveria analisar as figuras demonstradas, e decidir em qual delas ocorreu a posição de equilíbrio do densímetro.

9.Na questão de número 112, o aluno deveria analisar um gráfico de um resistor feito de um novo material. O objetivo era marcar o gráfico que representava a resistência elétrica, em função da corrente.

Questões do Enem 2018, Biologia:

10.A questão de número 99, abordou sobre o desequilíbrio do balanço do nitrogênio ligado, nas montanhas do Chile.

11.A questão de número 135, abordou sobre moléculas reguladoras, e a relação dele com o DNA humano.

 

Como interpretar um texto, da melhor forma possível

Não é só os textos de Língua Portuguesa que devem ser interpretados. Toda a prova do Enem possui textos, trechos e materiais para serem lidos e entendidos.

Por isso, o aluno deve praticar a escrita em casa, lendo muito sobre os assuntos e notícias relacionados com os temas do Enem para se sair bem nas provas e na redação.

– Durante os estudos, deve-se ler os materiais com um dicionário perto. Assim, você aumenta o seu vocabulário e adquire conhecimentos necessários para começar a interpretar melhor os textos.

– Fazer resumos escritos de todos os conteúdos aprendidos e revisá-los depois.

– Ler jornais, revistas e livros impressos, e não somente os materiais digitais.

– Leia devagar e em voz alta, para assimilar o máximo de informações.

Empenhar-se nos estudos demanda tempo e autoconhecimento

O nível de dificuldade das provas do Enem tende a aumentar, devido à concorrência acirrada com alunos de todo o Brasil. Todos querem tirar boas notas, ingressar em boas universidades e concluir um curso superior.

Alguns alunos são produtivos quando estudam em grupo, outros já preferem estudar sozinhos. Independentemente do método escolhido, o mais importante é focar no conteúdo, fazer os resumos certos e jamais deixar de aprimorar a leitura e a escrita.

Os estudantes devem ler também o edital do Enem 2019, para se inteirarem de possíveis mudanças de horário da aplicação das provas, detalhes sobre o conteúdo envolvido nas provas, o tema da redação, o local de aplicação da avaliação e outras informações relevantes.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui