Brasil Colonial: descubra como esse tema é cobrado no Enem

O período do Brasil Colonial é um dos principais temas que costumam cair na prova do Enem. Por isso, se você é um vestibulando, não deixe de estudar essa matéria, afinal a chance de que esse tema seja cobrado na sua prova é enorme! 

Se você deseja conquistar logo a sua aprovação e ficar craque na matéria sobre Brasil Colonial, continue acompanhando o texto, pois explicaremos como esse tema é cobrado no Enem! Confira! 

O que pode cair no Enem sobre Brasil Colonial?

Como já dissemos, é bastante provável que caia no Enem algumas questões sobre a matéria Brasil Colonial. Normalmente podem ser cobrados conteúdos que envolvem o descobrimento do Brasil e também a chegada da família real no país.

No período de descobrimento, é importante que você não deixe de estudar os seguintes itens:

  • Exploração de matérias primas em terras brasileiras, principalmente o Pau-Brasil;
  • Relação entre os indígenas e os portugueses;
  • Ocupação das terras brasileiras pelos portugueses.

Já no período de ocupação pelos portugueses, é importante dar atenção à instituição do Governo Geral e ao desenvolvimento econômico do Brasil, com o crescimento do sistema de plantation, a formação dos engenhos de açúcar e a mão-de-obra escrava.

É necessário estudar também sobre os bandeirantes e as suas descobertas pelo interior do país, o ciclo econômico do ouro, a inconfidência mineira, a insurreição pernambucana e até mesmo a crise do sistema colonial. 

Estudando todos esses assuntos que fazem parte do período do Brasil Colonial é possível tirar uma boa nota na parte de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Então, não deixe de ler e acompanhar esse capítulo.

Aprenda um pouco sobre o período Brasil Colonial 

O Brasil foi descoberto no ano de 1500, e séculos depois, no ano de 1808, a família real portuguesa se instalou no país. Mas antes da ocupação dos portugueses, no ano de 1530, já tinha sido instituído o Governo Geral, que foi comandado por Tomé de Souza.

Nesse período, ocorreu um amplo crescimento econômico no país, com o desenvolvimento dos engenhos de açúcar, do método de plantation e da mão de obra escrava, o que gerou muita renda para os governos gerais do Brasil.

No mesmo momento que ocorreu o desenvolvimento da produção açucareira, diversas pessoas que moravam em São Paulo foram em busca de adentrar no interior do país a fim de conhecer outras regiões do Brasil.

Logo após esse período, ocorreu o ciclo econômico do ouro em Minas Gerais, e nessa época se desenvolveram diversas ideias e posicionamentos políticos, o que gerou a Revolta de Beckman, a Inconfidência Mineira e a Insurreição Pernambucana.

Por conta das problemáticas sociais e econômicas, e o desenvolvimento de novos ideais políticos, o Brasil Colonial entrou em decadência no século XVIII, e por isso o país se tornou um Reino Unido, juntamente com Portugal.

Então, conseguiu aprender um pouco mais sobre esse período? Leia esse texto quantas vezes for preciso e esteja craque para se dar bem no seu vestibular. Depois é só comemorar a aprovação! 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui