O período para os candidatos saber como conseguir a isenção ENEM 2019, foi até o dia 10 de abril. A solicitação do pedido, é realizada todos os anos diretamente na área do candidato no site do ENEM 2019

No mesmo período e também no site, os estudantes que tinham direito à isenção e faltaram aos dois dias de prova em 2018 deverão justificar a ausência se quiserem fazer o Enem 2019 sem pagar a inscrição.

O resultado da solicitação para conseguir a isenção ENEM 2019 a taxa sai em foi liberada na própria página do Participante. Se o pedido de isenção for negado, houve um período para recorrer, quando o interessado terá a oportunidade de apresentar novos documentos e embasar a solicitação.

Veja também:  Como ter um bom desempenho na redação do Enem 

A aprovação da solicitação não significa que o candidato está inscrito automaticamente no exame. As inscrições do ENEM 2019 iniciam das 10h do dia 6 de maio e terminam às 23h59 de 17 de maio.

Como conseguir a isenção ENEM 2019 – Candidatos

O candidato que tem direito a isenção deve estar cursando a última série do ensino médio neste ano em escola da rede pública ou de escolas privadas com bolsa integral; ou ainda o candidato que tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior ao valor de um salário nacional mínimo e meio;

A isenção ENEM 2019 é oferecida para o usuário que declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica e de pobreza, por ser membro de família de baixa renda e que esteja devidamente inscrito no registro do serviço social por meio do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;

Como conseguir a isenção ENEM 2019 -Passo a passo para solicitar a isenção

Inicialmente é importante que o candidato acesse a Página do ENEM, no cronograma, clique no botão “Isenção da taxa de inscrição”, e siga todas as instruções presentes no site. O candidato deve verificar se enquadra em uma das quatro situações que garantem isenção. Caso você se adeque, clique em “Li e concordo” e depois no botão “continuar”.

Na próxima tela, o candidato deve conferir seus dados pessoais apresentados automaticamente pelo sistema. Após, o sistema do ENEM vai questionar dados para verificar se o candidato se encaixa em uma das opções que tem direito à isenção, como a situação em relação ao Ensino Médio, escola que frequenta ou cursou o ensino médio e o Número de Identificação Social (NIS), que comprova a o registro no Cadastro Único.

A tela seguinte pede para o candidato a confirmação das informações. Confira seus dados. Se tudo estiver de acordo, clique em “Confirmo meus dados” e avançar. Caso alguma das informações informada seja equivocada, clique em “voltar” e corrija. Na tela que diz respeito ao “Questionário Socioeconômico”, o usuário deve responderas questões sobre você, sua família e seus estudos, que servirão para subsidiar estatísticas sobre a educação.

Para todos os casos de solicitação de isenção ENEM 2019 da taxa de inscrição, o participante deverá ter documentos que comprovem a condição declarada. A falta deles implica na eliminação do exame e em ter que responder por crime contra a fé pública.

Para saber mais sobre a isenção ENEM 2019 basta acompanhar na página do Candidato no site do ENEM.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui