O Exame Nacional do Ensino Médio é aplicado todos os anos aos estudantes, sendo uma prova nacionalmente conhecida.

Antes, o exame era apenas para avaliação de ensino das escolas públicas, mas desde 2008, ele tem sido um importante instrumento para o ingresso dos estudantes no ensino superior.

Como funciona a redação do Enem

A redação do Enem, é uma parte extremamente importante no exame. Assim como as provas, ela tem a função de avaliar a escrita do estudante, a linguagem utilizada, e os argumentos que levam à resolução de um problema que é o tema da redação.

Assim a equipe responsável por montar o tema da redação no Enem, se baseia em assuntos da realidade que levem o estudante a pensar sobre as possíveis soluções que os estudantes podem trazer para um problema público, social e atual da sociedade.

O texto deve ser escrito em até 30 linhas, de forma clara, objetiva, explicativa e dissertativa.

O que se espera da redação do Enem

Para auxiliar o desenvolvimento do texto, são disponibilizados aos participantes um texto para que se baseiem nas ideias do tema e assim consigam criar um texto totalmente novo.

O que é um texto dissertativo argumentativo? É aquele em que o escritor expõe as suas opiniões sobre determinado assunto, sem ser de fato identificado.

A linguagem utilizada no texto deve apresentar argumentos reais e fortes que induzem à mudança de opinião sobre determinado assunto, mas que não possuam elementos como a utilização da primeira pessoa do singular: ´´eu penso assim sobre determinado assunto´´.

Também não é permitido que o participante desenhe na prova, escreva em linguagem preconceituosa e use erros de português recorrentes. Após ter concluído o texto, o estudante deve conferir e analisar todas as informações escritas na redação.

Deixar a folha da redação do Enem em branco, ou seja, esquecer-se de passar a limpo do rascunho para a folha oficial para ser analisada, é um erro extremamente grave e passível de anulação da mesma. A nota é oficialmente tida como zero.

Para fazer uma boa redação, o candidato deve:

– Dominar a escrita padrão culta da Língua Portuguesa;

– Compreender o tema proposto;

– Organizar as informações a serem inseridas no texto, bem como os seus argumentos;

– Aplicar corretamente a lógica no texto;

– Apresentar uma solução para o problema proposto, elaborando a construção do texto com introdução, desenvolvimento e conclusão.

 

Dicas para fazer uma boa redação no Enem 2019

1.Ler bastante sobre os mais variados temas da atualidade;

2.Treinar a escrita, elaborando textos em casa para facilitar o desenvolvimento dos argumentos cobrados na redação;

3.Treinar a forma correta de escrever as palavras na norma culta;

4.Estudar os temas anteriores das redações do Enem, bem como pesquisar quais foram os melhores textos escolhidos;

5.Manter-se atualizado com as informações da atualidade;

6.Trocar ideias com professores, especialistas, colegas, amigos e familiares sobre o que eles acham sobre os temas de redação do Enem.

Aqueles que se empenharem de verdade nos estudos para o Enem, com certeza conseguirão boas notas e um excelente desempenho!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui