Aerial view of a man typing on a retro typewriter

A narrativa é um tipo de texto que conta uma história, e o conto tem como finalidade uma narrativa curta e densa. Ou seja, contar uma história completa com um clímax no final. Para saber como escrever um conto perfeito é necessário entender essas duas características que são as principais, se não as únicas.

Entender as características que podem te levar a saber exatamente como escrever um conto é ler aqueles que vieram antes e que podem nos auxiliar nesse caminho, já que esse é um gênero textual muito aberto, que tem por definição praticamente, o seu tamanho.

No Brasil tivemos o escritor Machado de Assis que melhor nos trouxe como fazer uma narrativa dentro de um conto. Seus contos mais famosos foram: A Missa do Galo, de 1893; A Cartomante, de 1884; A Igreja do Diabo, de 1884; e O Espelho de 1882.

Clarice Lipesctor também é conhecida como uma das melhores contistas que tivemos e pode inspirar quem quer aprender como escrever um conto perfeito.

Vários estudiosos literários tentaram entender a arte de saber como escrever um conto, e assim poder defini-lo melhor. Mas o conto pode estar em várias categorias literárias, como terror, romance e contos fantásticos. O que diferencia então um conto dos demais gêneros literários? O seu tamanho e a sua reviravolta no final.

Embora se entenda que saber como escrever um conto é ter domínio completo da narrativa e que o tamanho varia muito de acordo com a diagramação, um conto basicamente é um texto curto que pode ser lido de uma só vez. Um texto que em apenas uma hora tirada pelo leitor ele consiga entrar na história, entender ela e atingir o seu clímax sem precisar guardar a leitura para terminar depois.

A tipologia textual descrição, ou seja, aquela contextualização de início de romance, que é longa e detalhada, aqui no conto será bem mais objetiva. A essência do conto está na sequencia narrativa dele. No seu processo de crescimento rápido. Quem sabe escrever um conto tem um poder de síntese não limitador, ou seja, consegue passar a informação em um curto espaço, mas completa, sem que ela fique com pontas soltas.

O conto conta com uma ferramenta chamada punch line, algo que podemos chamar de quebra de expectativa. Saber como escrever um conto tem a ver com saber como surpreender o leitor de forma rápida. Punch line é uma reviravolta no texto, aquele último momento que dá razão e completa o entendimento de todo texto anterior.

Júlio Cortázar é um escritor latino americano que vai tentar definir um conto e ele diz o seguinte “se comparados a uma luta de boxe, o romance vence por pontos, enquanto o conto vence por nocaute”, isso quer dizer que o romance conta com uma estrutura narrativa longa, que dá subsídios para que o leitor ligue os pontos até o final, se diferencia e é preciso aprender como escrever um conto. Vai descrevendo o ambiente, a situação, o problema e os personagens, com tudo isso, é possível construir um final. Já o conto não tem uma estrutura grande, ele precisa criar uma expectativa no leitor e no final, quebra-la. Como em histórias de tirinhas, em que você tem 3 ou 4 quadrinhos que vão falar algo e o último vai te surpreender contando afinal o que eles queriam dizer.

O conto precisa de um elemento surpresa, um grande final em poucas linhas. Para saber como escrever um conto, precisamos usar os elementos da narrativa, o primeiro passo é compreende-los para saber como escrever um conto.

Elementos da Narrativa Para Escrever Um Conto

Saber como escrever um conto é saber como utilizar os elementos da narrativa de forma completa e rápida. Mas quais o que são elementos da narrativa e quais são eles?

Elementos da narrativa é a estrutura que compõe o texto, nela vão estar:

O enredo: constitui uma sequência de acontecimentos que vai estar colocado em um determinado período e espaço de tempo construído pelo narrador. O enredo para saber como escrever um conto, vai apresentar uma ambientação, ou seja, uma ambientação que vai contar ao leitor com quem aconteceu, como aconteceu e quando aconteceu. Lembrando que saber como escrever um conto é saber sintetizar essa parte, não se conta com o muito tempo para descrever a contextualização. E também um conflito, que pode ser uma oposição entre protagonista e antagonista, ou questões sociais como a miséria, algo que esteja no caminho dos personagens e que vão fazer com que a história tenha uma reviravolta no final. A criatividade para a reviravolta vai mostrar que você sabe como escrever um conto.

Também no enredo, para saber como escrever um conto, precisaremos introduzir esse conflito de forma a deixar o estado inicial de tranquilidade para um de tensão. Essa passagem precisa ser rápida, então o estado inicial é um período curto. Esse processo de transição vai ser chamado de suspense, um momento em que a tensão vai estar alta, mas ainda não é o desfecho.

O clímax é a mistura dessa tensão com todos os pontos da história. Aquele momento em que conseguimos assimilar tudo que aconteceu com os fatores que estavam ocultos da compreensão. Para saber como escrever um conto você precisará saber como desenvolver um clímax que contenha surpresas ao leitor que teve pouco tempo de criar uma expectativa.

O desfecho é então aquela situação em que o clímax que continha o conflito e toda a bagagem da história, foi resolvido. Ou não. Algumas histórias deixam em aberto a resolução, ou até mesmo deixa claro que não existe resolução.

Para entender como escrever um conto você precisa descrever as ações dos personagens, assim como em qualquer outro tipo de texto, para isso você pode escolher como o narrador vai aparecer contando essa sequência de fatos. O narrador pode ser em primeira pessoa, em terceira, ou até mesmo oculto.

Não se esqueça de que para saber como escrever um conto perfeito é saber ter uma simetria entre a história e o espaço em que ela se passa. Esse espaço pode ser físico, temporal, como é o caso de contos de época em que o autor situa o leitor em determinada década, pode ser um espaço social, em que, por exemplo, o personagem esteja passando fome ou esteja em uma festa diplomática, como podemos ver em diversos contos do Machado de Assis.

A narrativa pode ser linear ou não. Uma narrativa linear é aquela que vai numa cronologia reta, que não retorna ao passado, que vai progredindo gradativamente. Uma narrativa não linear é aquela que busca em outros tempos as respostas para o tempo em que a história do conto está se passando.

Não se esqueça de apresentar os personagens, sejam eles humanos ou não, a definição dos personagens diz muito sobre o autor, se ele de fato sabe como escrever um conto.

Estrutura Para Saber Como Escrever Um Conto

Agora que sabemos os elementos narrativos que compõem o conto, é preciso entender como usá-los. O que é preciso de imediato para saber como escrever um conto é pensar em qual estrutura ele vai ter de história. Muitos buscam retratar a jornada do herói, que nada mais é que a jornada de um personagem que está em inércia dentro da sua realidade, que vai ser retirado desse estado porque algo vai acontecer ele vai ter que responder, e durante esse processo ele vai caminhar rumo a sua mudança de realidade, que como o próprio nome já disse, é a de um herói, é a redenção.

Coloque no papel tópicos respondendo aos elementos acima. Como, por exemplo, o enredo que você pensa para ele. A sua história é um romance? Como os personagens vão se conhecer? Qual é a imagem que você precisa destacar para mostrar que a mudança de realidade do personagem vai começar a partir daquele encontro? Vai ser o clássico tropeço em que tudo cai e um tenta ajudar o outro? Anote tudo para saber como escrever um conto perfeito.

Quem são os seus personagens? São todos humanos? Os que não forem humanos, como você vai desempenhar o papel deles? É importante inserir todos de maneira que nenhum fique solto sem história. Escolha uma quantidade x de personagens para ser inseridos no decorrer do conto. Descreva-os mesmo que eles sejam não humanos, coloque no tópico as características físicas e as emocionais que vão fazer com que ele modifique a história a partir do seu ponto de vista.

Agora que você colocou em tópicos os elementos narrativos para saber como escrever o conto, coloque os elementos físicos do espaço. Onde ele começa? Qual vai ser o lugar principal em que a história vai se desenrolar? Está frio? Quente? Como esses elementos podem te ajudar a inserir no conto os personagens? Um exemplo: João estava com muito frio, Maria o via de longe tremendo e pensou que poderia ajudá-lo. Aqui Maria percebeu João por uma condição climática, logo ela que vai ser um personagem importante no conto-romance, foi inserida.

A ambientação precisa estar bem relacionada ao tempo da história. Em que ano ela se passa? Se for um conto de época pesquise por características daquele tempo que te ajudarão a dar maior materialidade para a história.

O que vai acontecer entre o casal? A história precisa ser introduzida, mostrando ao que ele se destina, ou melhor criando uma expectativa no leitor sobre o casal, fazendo com que o leitor deseje que eles fiquem juntos. Mas no meio da história isso precisa ser quebrado com um conflito. Coloque no tópico qual é então o problema que vai separar o João da Maria, ou o conflito que desejar para a sua história. Ele precisa ser narrado, para saber como escrever um conto é preciso aprender como dar uma reviravolta rápida na história.

Separe então a sua história em três atos, coloque o ato um como a descrição, use os elementos de como escrever um conto acima para guia-lo nesse passo. Descreva o ambiente, a situação e o tempo em que está ambientada a história. Apresente o personagem principal como alguém dentro de sua realidade.

O segundo ato deve ser aquele em que o conflito irá aparecer, já mostrando que o personagem vai ter que mudar de realidade, se movimentar em busca de solução. O que se percebe claramente quando se busca saber como escrever o conto que tenha a jornada do herói como meta é que esse conflito vai fazer dele um personagem melhor

Apresente o personagem guiador e o tipo de narração que será feita. Será pela perspectiva do personagem a narração? Ele está falando ou é um sujeito oculto?

O terceiro ato deve ser o que vai concluir o conflito, seja resolvendo-o ou não. Aqui você deve buscar uma reviravolta, algo que surpreenda o leitor, como por exemplo a resolução de um assassinato em que no conto inteiro dá a entender que é um suspeito e o clímax acontece quando tudo se liga e mostra alguém que não era tão óbvio no começo.

Dicas Práticas Sobre Como Escrever Um Conto

O seu conto precisa ter corpo com todos os elementos da narrativa fundamental, mas além disso, ele precisa ser breve. Como escrever o conto está ligado a como contar rapidamente uma boa história. A primeira dica é não se esqueça de que a introdução precisa ser completa, mas breve. Você não terá muito tempo para desenvolver a história.

Eleja uma quantidade pequena de personagens, coloque somente o principal, ou os principais, e os fundamentais para a resolução do conflito. Cada personagem vai precisar ser apresentado, em um romance isso pode durar um bom tempo, com personagens sendo introduzidos ao longo da história, mas para saber como escrever o conto você tem que ler o romance com um olhar reduzido.

Escolha apenas um conflito para ser resolvido. Coloque um empecilho apenas para que o herói chegue a sua redenção, ou para que o casal fique juntos. Esse conflito é que vai tirar os personagens da sua zona de conforto e o que vai guiar a história para uma resolução, o personagem vai mudar de realidade por causa do conflito colocado quando se sabe como escrever um conto.

Seja dinâmico. Aponte tudo que você precisa colocar na história sem descrições longas. Saber como escrever o conto é saber que não se tem tempo.

Apresente os personagens com a história já acontecendo. Por exemplo em diálogos. Em um diálogo entre mãe e filho você não preciso ter dito anteriormente que eram mãe e filho, coloque o filho chamando-a.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui