O Exame Nacional do Ensino Médio é conhecido como ENEM tem como finalidade principal a avaliação do desempenho e do rendimento escolar e acadêmico ao fim do Ensino Médio das escolas públicas e privadas. O exame é realizado todos os anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP – e Ministério da Educação (MEC).

Qualquer candidato tem condições de fazer inscrição ENEM 2019, entretanto, pessoas com idade inferior a 18 anos no primeiro dia de realização do Exame que concluirão o Ensino Médio após o ano letivo de 2019, os chamados treineiros, podem usar o resultado somente para uma autoavaliação de conhecimentos.

Como fazer inscrição ENEM 2019

Todos os estudantes podem prestar o exame, mas é importante ressaltar que ele tem como objetivo principal avaliar principalmente o pessoal que concluiu o Ensino Médio e democratizar o acesso ao Ensino Superior em instituições públicas e particulares.

Portanto, se o usuário tiver planos de entrar em uma universidade em 2020, deverá fazer inscrição ENEM 2019, e prestar o Exame, que será aplicado em dois domingos no mês de novembro.

Para fazer inscrição ENEM 2019 basta especificamente fazer o acesso no site enem.inep.gov.br e fazer o acompanhamento de todas as publicações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio. É indispensável sobretudo que o usuário tenha o Documento de Identidade (RG) e CPF em mãos na hora de fazer a sua inscrição no ENEM 2019.

Veja também: Como conseguir a isenção ENEM 2019 

 

Inscrição ENEM 2019 – Formulários

Após o preenchimento da matrícula em 2019, o candidato que não tiver sido isento da taxa, deverá imprimir o boleto e efetuar o pagamento dentro do prazo destacado no, caso o pagamento não ocorra dentro do prazo, o registro será cancelado.

O candidato pode verificar o status do registro dentro do portal do participante, e pode alterar os dados até o último dia do cadastro para o ENEM.

As inscrições no Enem 2019 serão confirmadas após o processamento do pagamento da taxa de inscrição pelo Banco do Brasil. Para os participantes isentos, o registro só será confirmado se a Declaração de Graça Socioeconômica for aprovada.

Passo a passo para a inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio 2019 pode ser verificado no site, para isso é importante apenas acessar a página do participante. É importante que o candidato preencha seu CPF, RG, e-mail válido (para que você receba os dados de acesso e confirme sua autenticidade) e entre em contato com o número de telefone. É importante que o usuário informe a cidade do teste, para verificação e validação no sistema.

Para a Inscrição ENEM 2019, é válido informar todas as informações que o INEP solicitar, de modo geral as informações devem ser acompanhadas. E ainda é valido que o candidato preencha assinatura e aguarde a confirmação de que foi bem-sucedida e estará apto a prestar o exame.

Para saber ainda mais sobre a Inscrição ENEM 2019, basta apenas acessar o site do INEP ou do Ministério da Educação.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui