Saber como fazer um bom trabalho na escola vai te guiar por toda a sua vida. Saber como pesquisar, como usar fontes, e o mais difícil, como sintetizar tudo o que precisa ser dito é um objetivo que precisa ser conquistado aos poucos. É um exercício como fazer um trabalho sem fim.

Os trabalhos precisam ter uma linguagem universal para que qualquer um que o pegue entenda sobre o que ele está falando e o que está propondo. Entende-se que quando um estudante desenvolve um trabalho ele está desenvolvendo algo para a sociedade. Está descobrindo ou analisando coisas importantes para o meio em que vive. Por isso é necessário que se saiba como fazer um trabalho.

Alguns professores são mais rígidos na escola e vão orientar ideal na escola mesmo, isso auxiliará o estudante quando ele chegar na faculdade e precisará colocar seus trabalhos na ABNT, uma regra que será explicada ali embaixo e que é unanimidade nas universidades e em qualquer questão acadêmica.

Trabalhos serão realizados por toda a sua vida, precisa-se ter familiaridade com o desenvolvimento dele e isso pode ser conquistado no dia a dia. Saber como fazer um trabalho exige paciência e foco. Além de muitas leituras e a pratica da escrita. Se o seu trabalho precisar de pesquisa você tem que saber como colocá-la em leitura, como apresenta-la. E isso só se aprende com muita leitura e pratica de escrita. Não adianta correr.

Desenvolva o hábito de ler por prazer. Por mais que pareça pouco provável, é possível criar um prazer, desenvolver a prática a ponto dela te dar alegria. Para ler constantemente também é preciso aprender a ler, ter estímulo. Comece devagar com alguns minutos na fila de algum lugar, na espera de algum atendimento, ou na ida ao trabalho, escola, faculdade. Coloque metas de ampliação desse tempo, mas nada que vá te frustrar e desestimular durante a sua aprendizagem. Escolha leituras fora do ambiente de estudos, coisas que te interessem, mas que estejam em formato de livro.

Como fazer um trabalho também diz respeito sobre como usar as ferramentas que vão te auxiliar a escrever esse trabalho. O livro é um pilar fundamental para qualquer trabalho. Mesmo que não seja frequente o uso de livros para trabalhos escolares, na faculdade ele será um grande auxilio e também fundamental para tudo que for escrever. Melhor então já desenvolver a familiaridade desde cedo com os livros.

Além do hábito da leitura, outra coisa que precisa ser aprendida e desenvolvida é a escrita. Tudo bem que já saibamos ler, mas escrever textos coerentes é outra coisa. É necessária muita prática. Ler vai te dar o embasamento para saber como fazer um trabalho, e escrever vai te dar as ideias do que deve ser dito nele. Uma coisa está ligada a outra.

Desenvolva práticas de escrita que já tem um esquema. Por exemplo, assim que terminar de ler um livro faça um texto dissertativo argumentativo sobre o tema dele. Dê a sua opinião embasando nas teorias que estão nele. Para saber como fazer um trabalho escrito você precisa dominar a técnica do texto que diz que ele precisa ter uma introdução, que vai contextualizar o tema, que vai trazer qual é o rumo que você vai tomar na construção dele, deixando clara a sua opinião. Levando em consideração que esse trabalho é dissertativo argumentativo.

Então seu texto deve apresentar um desenvolvimento, que vai mostrar ao leitor o caminho que você está trilhando para chegar na ideia central dele. Todas as informações e teorias que você tiver sobre o tema devem ser utilizados aqui.

E a conclusão, que nada mais é que você ratificando tudo o que disse no decorrer do texto. Lembrando também que todo texto opinativo tem como objetivo alguma solução ou algo do tipo sobre o que foi dito.

Essa estrutura de texto não muda e responde exatamente como fazer um trabalho da escola ou faculdade.

Como Fazer Um Trabalho de Escola

O trabalho pode ter intuitos variados, como por exemplo, ser uma apresentação, um seminário, ou um trabalho escrito como texto argumentativos, resumos ou resenhas. Pra cada uma dessas modalidades de trabalho se exige uma forma de fazer. Se for uma apresentação você deve expor o que será apresentado para todo mundo da sala. Isso implicará em como você pode expor. Vai ser em cartaz? Ou em apresentação de vídeo e slides? Essas perguntas precisam ser respondidas para saber como fazer um trabalho.

Se for em cartaz escolha coisas muitos simples que te ajudarão a explicar o que você quer falar, use muitas imagens impressas e tenha cuidado na hora de escrever, para que se possa enxergar com tranquilidade.

Se for uma apresentação de vídeo monte-a com informações mais completas, conte a história inteira, aponte tudo que pesquisou, utilize todos os recursos de imagens que puder, e os sonoros também. Nesse tipo de apresentação você pode ser mais completo.

Já se a apresentação for em slides, você falará durante os slides, mostrando e explicando sobre cada ponto que vai aparecer. Então não faça textos longos, estude sobre o que vai falar e coloque em tópicos nos slides. Ele vai te ajudar na hora de lembrar sobre o que precisa ser dito. Também use muitas imagens para ilustrar o seu trabalho nos slides. Coisas uteis que vão te ajudar a lembrar sobre o que estudou, vão ilustrar para que todo mundo entenda facilmente o que você está dizendo, inclusive o professor que vai avaliar se você sabe como fazer um trabalho.

Se for um trabalho escrito para entregar ele precisa ter algumas coisas fixas como capa, com o título do trabalho e o nome do aluno, coma contracapa com o cabeçalho, nome do colégio, nome do aluno, do professor, qual é a disciplina, data e o título. Os títulos e subtítulos no desenvolvimento precisam estar em destaque.

Se for digitado use a opção negrito, se for escrito a mão busque maneiras de mostrar que ali é o título. Depois do desenvolvimento, você vai colocar uma parte para a conclusão. No final de todo o trabalho deve estar a bibliografia, que mostrará de onde você tirou as informações que estão no seu trabalho.

A diferença de como fazer um trabalho manual ou digitado está só na forma, a estrutura é a mesmo. Se for dissertativo argumentativo, use aquele esquema dito anteriormente de introdução, desenvolvimento e conclusão. Se for um resumo, em cada tópico do texto resumido você coloca o subtítulo e faz o texto colocando as principais informações que vão ter, em caso de resenha, tente colocar a sua opinião sobre o tema, mas sempre usando a linguagem do texto.

Pergunte ao professor se o seu trabalho irá envolver pesquisa ou se ele quer que você use apenas o material didático que já tem. Caso seja apenas o material didático, faça um resumo do que será apresentado – como fazer um resumo. Leia as partes e selecione o que for mais importante para poder estudar se for uma apresentação. Treine bastante em casa, apresentações não são para você ler na frente do professor o que já está escrito no livro. Mostre que sabe como fazer um trabalho interpretando bem tudo e dizendo o que entendeu sobre os temas.

Se for um trabalho que envolva pesquisa procure fontes seguras na internet que vai te auxiliar. Saber como fazer um trabalho é também saber como pesquisar. A primeira opção é ver se você tem algum material em casa que pode te auxiliar na escrita. Se for uma pesquisa na internet você precisa entender alguns pontos sobre como fazer um trabalho que utilize essa ferramenta. Quando você for pesquisar algo vai aparecer uma infinidade de coisas relacionadas. Pegue o tema e utilize aspas para que a pesquisa seja mais eficiente. Por exemplo, se for sobre a guerra de canudos, pesquise “guerra de canudos”.

Um trabalho com pesquisa precisa de sites seguros, então pesquise antes vários lugares para saber se aquela informação está correta e nunca pegue de primeira a que estiver dada. Aprender como fazer um trabalho usando a pesquisa vai ser fundamental.

Não copie integralmente o conteúdo dos sites. Leia e desenvolva uma análise, uma opinião sobre o que está escrito. Mesmo que o trabalho seja digitado.

Se você tem alguma dificuldade com a escrita, sempre pesquise como se escreve a palavra que está em dúvida. Para mostrar que você sabe como fazer um trabalho, ele precisa estar escrito da maneira correta tanto na ortografia quanto na gramatica.

Como Fazer Um Trabalho da Faculdade

Quando estamos na escola não é exigido de nós que saibamos como fazer um trabalho seguindo as normas da ABNT, o que na faculdade é a exigência máxima. Nenhum trabalho é aceito sem que estejas nesses moldes.

Essas regras existem para universalizar a forma de se entregar os materiais de pesquisa. A ideia é a mesma dita anteriormente, de que todo mundo precisa entender o que está sendo dito, os trabalhos na faculdade são usados para se entender a sociedade e por isso eles passam por essa padronização. Para saber como fazer um trabalho da faculdade é preciso saber como usar as normas da ABNT.

Mas afinal de contas, o que é a ABNT? A ABNT é a sigla da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Esse órgão é privado e sem fins lucrativos, e ele padroniza não só os trabalhos acadêmicos no geral, como qualquer produção técnica do país. A justificativa é essa mesma de que normalizar o que se apresenta enquanto técnica amplia a possibilidade de entendimento das pessoas, sendo fácil e rápida a identificação do assunto que se está abordando.

Como fazer um trabalho usando a ABNT é sempre cheio de dúvidas, mas a concepção geral é a mesma. O trabalho deve conter a introdução, com tudo que você dirá no decorrer do texto, o desenvolvimento, com alguns parágrafos, e se for um trabalho mais extenso, com títulos e subtítulos padronizados em negrito, a conclusão com tudo aquilo que você disse anteriormente e a bibliografia com as fontes das ideias que você utilizou para fazer o trabalho.

O que muda agora é que a estética do trabalho será padronizada. O trabalho precisará da capa com o nome da instituição, o título e a data ao final da página. A contracapa deve conter o nome do aluno, o nome da instituição, o professor da disciplina a data ao final da página, contando mês e ano e que tipo de trabalho é. Se é um artigo, um TCC (trabalho de conclusão de curso) que é obrigatório em quase todos os cursos das universidades do país, uma resenha, um fichamento (que é um tipo de resumo com maior foco na teoria que está sendo destrinchada), ou até mesmo se é uma dissertação de mestrado (o trabalho final para a obtenção do título de mestre) ou uma tese (o trabalho final para a obtenção do título de doutor).

Para saber como fazer um trabalho de faculdade você vai precisar dominar alguns recursos do Word, como o sumário. Depois da contracapa você precisa fazer o sumário que vai ter os títulos de tudo que está no trabalho e em qual página eles estarão. Precisa paginar o seu trabalho, ou seja, ele precisa ter os números nas páginas como de um livro. As margens devem ter um tamanho específico. A margem superior e a esquerda com 3 cm e a inferior e a direita com 2 cm.

A fonte da letra também deve ser padrão, para todo o texto ela deve ser arial 12. A bibliografia vai ter um jeito diferente também de ser apresentado. Como fazer um trabalho é também mostrar como ele foi pesquisado, de onde todas aquelas informações saíram. Para citar os livros na bibliografia eles precisam vir primeiro com o sobrenome do autor em caixa alta, seguido do nome do livro, da editora e do ano de publicação, assim: Autor. Título: Subtítulo. Edição. Local: Editora, Ano. Páginas. Volume. Exemplo de Referência: TANENBAUM, Andrew. Redes de computadores. 5. ed. São Paulo: Elsevier, 2016. 900 p.

Se for necessário citar um site ele também precisa mostrar que você sabe como fazer um trabalho usando as normas da ABNT, ele precisa ser citado com o nome do autor, seguido do título, lugar de publicação, ano e quando ele foi acessado, assim: Autor. Título: subtítulo. edição. ano. Disponível em: Link do site. Acesso em: data de acesso. Exemplo de Referência:
PEREIRA, Alberto Ramos. Segurança em Software: Uma análise de técnicas. 2016. Disponível em: http://www.abc.com.br. Acesso em: 25 de outubro de 2019.

O manual de normas da ABNT está disponível, acesse sempre que tiver dúvidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui