Como fazer uma boa redação é um dos temas principais para os ingressantes em universidades. Isso porque a principal forma de se passar em uma universidade é através do ENEM, e nele a pontuação da redação é a maior, sendo a parte principal do exame.

Uma das coisas que faz com que se perca a cabeça na hora de e entender como fazer uma boa redação é que para concorrer as vagas via SISU não se pode ter zerado a redação.

Muitas universidades usa a equivalência como forma de seleção dos alunos, ou seja, se você busca ingressar em um curso de humanas, a parte de humanas terá maior peso e se você tiver acertado mais humanas do que exatas e biológicas isso contará de forma positiva. Isso também vale para a redação, que é quase unanimidade, ela tem um peso muito grande para o ingresso da maior parte das universidades. Então é necessário que se discorra sobre o tema com perfeição. O que não quer dizer que seja impossível, é preciso saber como fazer uma boa redação para todas as finalidades.

A prova do ENEM é uma prova social, então para saber como fazer uma boa redação basta que você consiga argumentar sobre o que foi proposto de uma maneira esquemática, uma vez que a redação deve ser feita no modo dissertativo argumentativo.

O tema estará lá e você precisará opinar sobre ele na redação. O que causa uma grande dúvida nas pessoas é como essa argumentação deve ser feita, e é claro que ela deve ser feita de forma impessoal. Nada de ‘Eu acho’, ou ‘Eu acredito que’, a redação deve contar argumentos factíveis sobre o que você está discorrendo, mas com ênfase na impessoalidade, mostrando que você sabe como fazer uma boa redação. Apontando com firmeza sempre o que está se propondo.

Quando se está pensando em estudar para o ENEM é importante que se pense na sua rotina de estudos, use os exemplos para uma redação nota mil no ENEM, que tenha como objetivo uma disciplina para o ENEM, que é conquistada durante esse processo, e que precisa pensar na redação. Insira a redação na sua rotina de estudos, mas não só naquele modelo de estudos em que aprendemos a escrever sobre determinado assunto sem nenhuma criatividade. Tente manter a escrita fluida para saber como fazer uma boa redação, e até mesmo criatividade pode ser desenvolvida.

Durante a sua rotina de estudos inclua muitas leituras literárias, para que a sua escrita não fique maçante e repetitiva. Um dos maiores clichês sobre redação também é uma das maiores verdades: quem lê muito, escreve bem. E é isso que a prova do ENEM procura em uma boa redação, alguém que consiga interpretar bem um texto e escrever sobre ele melhor ainda.

Leituras literárias fluídas que você goste de fazer são uma ótima opção para estudar e ainda ajuda a ter um momento de relaxamento. Outro ponto importante, é que o ENEM cobra assuntos diversos e os correlaciona sempre. Então não basta estar expert em um assunto só, você precisa saber o que está acontecendo no mundo para fazer uma boa prova e saber como fazer uma boa redação. Além das leituras mais prazerosas, inclua portais de notícias e tente sempre relacionar os temas quando for escrever sobre ele.

A grande dica sobre como fazer uma boa redação no ENEM é seja informado e entenda que no mundo tudo acontece ao mesmo tempo.

Como fazer uma redação usando os temas do ENEM

O tema da redação do ENEM é o que mais deixa as pessoas em pânico. O que não se percebe é que, principalmente com o advento da internet, é quase impossível que você nunca tenha visto esse tema em algum lugar. Que não saiba nada dele.

Os temas do ENEM são políticos, sociais, científicos, ambientais, econômicos, ou seja, tudo aquilo que sai na grande mídia, que tem alguma repercussão no país. A prova tenta relacionar tudo que aprendemos em sala com o que acontece no mundo.

Então a primeira resposta sobre como fazer uma boa redação no ENEM você já tem. Mesmo que o tema não seja tão familiar, que você não tenha pesquisado e tenha fontes extremamente ricas sobre ele, você consegue falar com as informações que vão estar no texto complementar da prova. É preciso antes de tudo, manter a calma para que se consiga lembrar de qualquer assunto que você tenha visto em alguma rede social ou TV para conseguir complementar a sua redação.

Fique ligado sobre as fontes. Na internet encontramos muitas informações de fontes duvidosas, e mentiras não podem ser propagadas no ENEM. Então se for citar algo se lembre bem de onde tirou e se aquele lugar é de confiança. No mais, construa a sua opinião com o texto da prova e fique confiante sobre isso.

Leia muitos editoriais de revistas, textos opinativos de jornais e outras redações, claro. Esses textos além de trazerem propostas estruturais como as que você vai ter que desenvolver no ENEM, eles trazem informações que podem ser uteis na hora de fazer uma boa redação.

São nessas fontes que você vai encontrar os temas que podem cair no ENEM. Mantenha-se informado e faça uma compilação das notícias que você mais viu no decorrer do ano e tente treinar em casa o desenvolvimento de textos no formato da redação do ENEM, isto é, textos dissertativos argumentativos.

Descubra novas palavras, enriqueça o seu vocabulário com essas pesquisas também. Uma das coisas que mais vai te ajudar a saber, como fazer uma boa redação é entender o que cada palavra significa.

No tema da redação do ENEM de 2015 muitos caíram na repetição pela má interpretação. A frase tema era a seguinte: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira. E apontava dados que comprovada a permanência cultural da violência contra a mulher. O que levou muitos a ficarem em dúvida sobre o que falar para fazer uma boa redação.

Alguns falaram sobre as mulheres, outros sobre violência, e o mais grave é que como sugestão colocaram coisas que não estavam dentro do tema proposto. Isso porque não interpretaram a palavra chave da frase que é o que vai dizer como fazer uma boa redação sobre isso. E a palavra nessa ocasião é persistência e não mulheres. Era preciso analisar a continuidade e não a violência em si.

Ter um vocabulário extenso vai te ajudar a não cair nessas pegadinhas que parecem óbvias, mas não são.

Estrutura e Dicas Para Saber Como Fazer Uma Boa Redação no ENEM

O texto pedido no ENEM é o dissertativo argumentativo, o que quer dizer que é necessário que se entenda o tema pedido para desenvolver uma análise com a sua opinião. Para entender como fazer uma boa redação você precisa focar na mensagem que você quer passar. Leu o tema, entendeu? O que você pensa a respeito? É isso que a prova pede.

No entanto para se fazer essa análise opinativa algumas coisas são importantes. Primeiro, nunca faça um texto em primeira pessoa. Como dito anteriormente, nada de eu acho, eu penso. Seu texto tem que ser impessoal do começo ao fim. Cite os textos de apoio ao tema como fonte. Leio-os várias vezes para se certificar da compreensão.

A sua redação precisa ser dividida em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. E cada parte tem o seu macete.

Na introdução é importante que você aponte o tema e também a sua posição sobre ele. Entendendo que quem está lendo não sabe que você tem um tema fixo. Então você o introduz e começa a dar os contornos do rumo que irá tomar no desenvolvimento.

Muita gente acha que saber como fazer uma redação boa é focar só no desenvolvimento argumentando apenas um ponto de vista, quando na realidade é necessário que você coloque um contraponto no seu desenvolvimento que ajude a deixar mais claro a sua opinião.

Não um contraponto que te faça desviar do argumento central, mas um que justamente solidifique ele. Como assim? Lembra do tema de 2015? O tema era sobre a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira. Poderia ser argumentado que é cultural, mas que em 2015, por exemplo, essas taxas caíram para as mulheres brancas, em compensação para as mulheres negras essas taxas aumentaram significativamente. É um argumento que traz um contraponto, mas que solidifica que essa persistência é cultural, e que embora tenha-se uma queda por uma parcela da população, a outra permanece em constante crescimento.

Essa é uma carta na manga de quem sabe como fazer uma boa redação no ENEM.

Resumindo então sobre como fazer uma boa redação: contextualize bem os examinadores sobre a proposta da redação na introdução. É um cenário brasileiro ou também é mundial? Ele está acontecendo apenas para os jovens? Declare bem o seu posicionamento. Faça uma tese objetiva no inicio da introdução. Levantar o seu posicionamento e sustente ele durante todo o texto.

Cite uma referencia histórica, ou até mesmo do cinema na introdução para mostrar que você sabe como fazer uma boa redação e já na introdução causar algum impacto no examinador.

No desenvolvimento você precisa analisar três ideias pelo menos para conseguir convencer melhor o examinador. O desenvolvimento tem uma estrutura também. Apresente o tema no tópico frasal, na primeira frase logo, então você vai sustentar de forma coesiva, ou seja, conectando um argumento no outro sobre o que você está falando, e então você fecha o raciocínio, mas ainda não é a conclusão.

 

Na conclusão você precisa investir energia para conseguir ratificar o que você analisou no texto inteiro, ou seja, confirmar tudo que disse ao longo do texto, e usar o fechamento do seu desenvolvimento para sugerir uma solução para a sua análise.

Ah, para aumentar o nível de interesse do leitor você precisa ter em mente lá no começo da introdução qual é o final que você vai dar para a redação. Cuidado para não deixar pontas soltas. Para aprender a como fazer uma boa redação é preciso se preocupar com o final do texto.

Algumas pessoas se esquecem que a prova avalia quem sabe como fazer uma boa redação com um tema diverso, e que isso significa que saber como fazer uma boa redação é saber finalizar o texto corretamente.

Como Fazer Uma Boa Redação do ENEM e Ser Bem Avaliada

Para saber como fazer uma boa redação no ENEM, é preciso entender quais são os critérios de avaliação que os examinadores usam. A nota máxima da redação é 1000 e ela é subdividida em 5 aspectos que serão avaliados, cada um valendo 200 pontos.

O primeiro critério que seja avaliado é a modalidade escrita. O que quer dizer isso?

Quer avaliar se você está usando a norma culta geral, se está utilizando a gramatica e a ortografia da forma correta. Nessa modalidade é importante que você mostre que consegue adequar o seu discurso à maneira que você pensa, escrevendo formalmente, mas sem grandes erudições, apenas uma forma limpa e correta de escrita. Lembre-se que saber como fazer uma boa redação, é saber escrever de uma maneira fluida e bem desenvolvida.

Mostrar que sabe como fazer uma boa redação no ENEM é deixar de lado as gírias, as formas coloquiais de fala, impropérios, palavras chulas e palavrões.

Inclua no seu guia completo: como estudar para o ENEM 2020 os estudos de concordância verbal, regência verbal, utilização de crase, pontuação e aumente o seu vocabulário.

 

A segunda modalidade é a interpretação do tema. A banca quer saber se você consegue compreender, interpretar, entender e sintetizar o que leu sobre o tema. Para conseguir esses 200 pontos você não pode fugir do tema, oscilar de opinião durante o desenvolvimento e precisa ter total compreensão do que está pedindo. Se houver fuga parcial do tema você pode perder pontos, mas se houver a fuga total nem adianta aplicar o restante do que se sabe sobre como fazer uma boa redação no ENEM, porque isso pode zerar a sua redação.

A terceira modalidade é a coerência textual, que nada mais é que dizer tudo o que quer sem mudar de opinião. Sustente a sua análise até o fim. Aponte para a progressão textual, ou seja, vá passando de uma ideia para outra sempre as conectando.

A quarta modalidade para fazer uma redação boa é a coesão, que é a capacidade de unir uma ideia na outra sem perder a coerência usando conectivos como logo, portanto e dessa forma.

Por fim, para que você consiga os 200 pontos restantes para os 1000 e mostrar que sabe como fazer uma boa redação no ENEM, você precisa apresentar uma proposta de intervenção. Traga para a discussão do tema algo novo que indique um caminho a ser tomado. Coloque na sua redação o que deve ser feito a respeito disso? Quem pode fazer? E também, como deve ser feito? E pronto a sua redação está completa e nos moldes que os examinadores esperam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui