Para saber como fazer uma resenha de filme você precisa se conhecer. Se você é muito distraído tem que preparar um bom ambiente para prestar atenção em todos os pontos que o filme vai apresentar. Seja qual for a proposta para se fazer uma resenha, para um trabalho da escola ou da faculdade, ou até mesmo por um desejo, ou para enviar para um amigo, você precisa conseguir analisar todos os pontos que o filme apresentar, para começar a aprender como fazer uma resenha de filme. Até mesmo aqueles que se encontram um pouco ocultos, por assim dizer.

Mas por que saber como fazer uma resenha de filme? Filmes são mais do que meios de se contar uma história. Existem fatos históricos, econômicos, sociais que podem ser contados neles. Filmes servem também para que consigamos fazer uma leitura de sociedade, é a reprodução do que somos, como na própria literatura, que é amplamente utilizada para entendermos como viviam antes de nós.

Usamos até hoje textos da antiguidade, como Ilíada, de Homero, que nos mostra como toda uma sociedade grega existia, como viam os heróis e as pessoas comuns, qual era a sua estrutura e divisão de sociedade e nos dá um entendimento de como caminhamos para ser o que somos. Filmes também podem representar esse meio que vivemos, por isso é importante e muitas vezes você precisará mostrar sabendo como fazer uma resenha de filme.

Nos filmes está colocado, por exemplos, muitas figuras semióticas, que são coisas que vão aparecer com significado intrínsecos, mas que não estão na cara. Significados estes que se você os percebe, mostra que sabe como fazer uma resenha de filme.

Muito do que nós vemos carregam significados que no nosso cérebro vão se decodificar e fazer com que a gente entenda da forma que o diretor quer que entendamos toda a história. Em um filme não é contado apenas o que está claramente na nossa frente, existe muito em cada imagem. É preciso que se diga claramente que o filme é sobre uma guerra? Ou os elementos de guerra podem estar presentes e nós vamos entender do que se trata? Se aparecer escudos, espadas, armas e trincheiras a nossa decodificação é clara e rápida. No entanto, quais são os elementos que nos fazem entender que é o vilão e quem é o mocinho da história? Esses outros elementos que não são de rápida decodificação são os elementos semióticos, e você só vai mostrar que sabe como fazer uma resenha de filme se os perceber.

Coisas que carregam esses elementos mais difíceis de serem vistos são as cores que entendemos como cores boas e cores ruins, muitos vilões carregam o preto e o vermelho, cores fortes que lembrar a escuridão e o sangue, como cores de roupas. Uma risada atípica que é assinatura e também demonstração de

Muitas pessoas fazem essas análises semióticas. Elas são importantes para entendermos como vamos ter uma leitura de mundo. Isso que começaram a usar nos filmes na verdade existe desde que a propagando foi inventada. Os grandes meios de publicidade usam dessas análises semióticas para construírem formas persuasivas, mas não óbvias, de fazer com que as pessoas comprem os produtos anunciados.

Tem muito mais história por traz do filme, então, se você precisa saber como fazer uma resenha de filme, você precisa saber captar todos esses pontos.

Praticas Para Saber Como Fazer Uma Resenha de Filme

Antes de se fazer qualquer texto é importante saber qual é o seu público, qual é o meio para qual ele será destinado. Assim você consegue entender quais são as considerações que se deve fazer, se ele vai ser um texto argumentativo pessoal ou impessoal, se ele pode ter o auxílio de outros materiais de apoio, enfim, saber para quem ele irá e saber o seu ponto de partida.

Para trabalhos de faculdade ou escola, a resenha geralmente é argumentativa impessoal, ou seja, você vai utilizar termos mais genéricos para opinar sobre o filme. Para saber como fazer uma resenha de filme nesses moldes você precisa ser persuasiva e construir uma credibilidade, o que termos mais genéricos e universais podem te ajudar. Em vez de colocar ‘eu acho que’, você pode colocar coisas como ‘historicamente sabemos que’, dá uma sensação de que aquilo que está dito é verdade e vai te auxiliar na conquista do avaliador.

Existem muitas revistas e jornais especializados em críticas acadêmicas de filmes e livros literários. Para fazer uma resenha acadêmica de filme você precisará estar embasado teoricamente. Quais são as analises sociais que você conseguiu captar vendo o filme? Ou analises filosóficas, econômicas etc. você precisa saber para qual pesquisa se destina e procurar os escritores que já falaram sobre o tema, assim conseguirá relacionar as teorias com o que viu no filme.

Se for para um trabalho de história algumas coisas se altera quando falamos em como fazer uma resenha de filme. Muitos personagens históricos foram completamente distorcidos e apresentam coisas que não são verdade. Então escolha o seu filme, mas antes de tudo, leia sobre o personagem em alguma fonte segura, assim você conseguirá trazer para a sua resenha até mesmo contrapontos importantes.

Na resenha histórica de filme de personagens você tem que buscar ver quais são os efeitos que mais deram ênfase para poder tornar aquela figura algo interessante. Um exemplo é o filme Calígula, existem vários sobre esse personagem em todos ele é extremamente estereotipado. Nas histórias sobre esse imperador de Roma apenas a sua devassidão e perversão são vistas, anulando completamente a conjuntura social e como ele conseguiu reproduzir o que aprendeu sobre como ser um imperador.

Isso foi usado para que o filme alcançasse grande interesse do público. Sabemos que as pessoas querem saber sobre coisas polêmicas desses personagens e querem sempre dividir em vilões e mocinhos. Para saber como fazer uma resenha de filme que carregam esses estereótipos é preciso avaliar em um todo, até mesmo a comoção que aquele filme teve. Nesse tipo de trabalho é bom que se leia as críticas feitas ao filme antes de resenha-lo.

Isso quando estamos falando de um filme de ficção que traz fatos históricos, mas existem outros tipos de filmes como os documentários. Esses trazem uma proposta mais factual sobre o que está sendo passado. Sua resenha de filme nesse caso deve ser quase como um resumo, pegando as partes importantes e o embasamento teórico que vai ser apresentado no próprio filme.

Se você precisa saber como fazer uma resenha de filme para criar textos mais gerais, com assuntos diversos de opiniões sobre gosto, para sites, blogs pessoais ou qualquer outro meio que ajude as pessoas na escolha para o entretenimento, a dica é: leia a sinopse antes. Mesmo que contenha alguns espoilers, o que não é sempre que acontece, geralmente se evita muito isso nas sinopses de filmes, você saberá qual é o desenvolvimento da trama e assim não ser tão pega de surpresa a ponto de conseguir avaliar todos os pontos que o filme irá abordar.

Escolha o ambiente que você irá ver o filme e também pense sobre como fazer uma resenha de filme naquelas condições. Se você estará em um cinema sozinha ou acompanhada, se fará em casa e em casa vai ter mais gente assistindo ou não. Coisas que acontecem no dia a dia podem atrapalhar a sua atenção e aí você precisa escolher bem como assistir, principalmente se for uma pessoa distraída normalmente. Escolha o ambiente perfeito e comece.

Algumas pessoas acham que saber como fazer uma resenha de filme é ficar anotando e parando durante toda a duração, mas não. Nem sempre essa é a melhor maneira de se analisar algo. O filme conta com uma narrativa que também é conectiva, isto é, para você entender um contexto todo você precisa ver a sequência que é dada sem que pare. Então uma ótima dica para qualquer tipo de resenha é: não fique parando o filme para escrever. Só se for em casos muito especiais que você precise anotar uma frase sem nenhuma alteração.

Veja o filme completo, isso já vai te ajudar a saber como fazer uma resenha de filme. As suas primeiras impressões sobre o filme vão se modificando conforme o tempo, e os sinais serão decodificados de acordo com o seu entendimento. As vezes temos um palpite lá no começo que se mostra completamente errado no final. Não que você deva desprezar esse palpite, muitas das vezes os filmes fazem isso de maneira intencional, mostrar uma coisa para que você se surpreenda com outra quando ele acabar. Esse é um tipo de estimulo muito habitual no cinema.

Foca no filme para não perder nenhum detalhe.

Se você estiver assistindo com alguém, converse sobre o filme. A forma como decodificamos os sinais é muito mais complexa, e a outra pessoa pode ter uma interpretação muito diferente da sua, porque ao longo da vida dela, ela ingeriu informações diferentes de você. Na hora de saber como fazer uma resenha de filme, a análise de terceiros pode ser uma fonte muito rica de ideias para você. Caso não tenha visto com ninguém, procure pessoas que tenham visto, fóruns na internet, vídeos sobre o filme, consuma os diversos olhares que podemos ter sobre ele.

Mesmo que não seja a sua intenção inicial saber sobre o que a imprensa está falando sobre o filme, na hora de se saber como fazer uma resenha de filme é importante entender o que está sendo divulgado sobre ele, se de alguma forma conversa com o que você percebeu. Escrever sobre filmes também é ter segurança sobre a opinião que se teve. Isso pode ser adquirido com a leitura de criticas cinematográficas.

Alguns filmes surgem de histórias que antes eram livros. Se for o caso, saber como fazer uma resenha de filme também é saber como fazer a resenha de um livro. É sim importante que você tenha um comparativo com a história inicial, mas lembrando que são duas formas narrativas diferentes e que o livro nunca vai ser como o filme e vice e versa. A leitura do livro vai te ajudar a ter uma leitura geral melhor do filme.

Se você tem um prazo de entrega para a entrega da resenha do seu filme, veja-o alguns dias antes para conseguir escrever a resenha depois de um tempo. A nossa percepção vai aglutinando informações e isso ajuda muito na descoberta de como fazer uma resenha de filme de qualidade.

Como Fazer Uma Resenha de Filme de Cada Gênero

Assim como os livros, os filmes também possuem gêneros que informam sobre como aquela história será contada. Existem então dramas, comédias, comédias românticas, suspense, terror, ação, musicais, documentários e até mesmo filmes com durações menores, chamados curtas metragem.

Para saber como fazer uma resenha de filme escolhido você precisa saber o seu público e logo em seguida o gênero que o filme se enquadra. O gênero conta qual vai ser a estrutura narrativa que o filme vai usar para te contar a história proposta. Um mesmo assunto pode gerar diversas formas de ser contado. Até mesmo a morte pode ser contada sob a ótica de um filme de comédia e de um drama. Assuntos que parecem pesados, mas que podem ser desconstruídos.

Saber que um filme vai ser construído como um drama é saber que ele vai dar o foco para questões sensíveis de maneira mais aprofundada, que vai utilizar recursos para emocionar, como a lentidão e musicas especiais para aquilo. Em um filme histórico que vai ser contado sob um drama sabemos então que aqueles personagens vão ter o foco em questões mais tristes do que em questões felizes, o que não quer dizer que a história se resuma aquilo. Na hora de saber como fazer uma resenha desse filme isso deve ser considerado. Para resenhar um filme do gênero drama seu olhar deve estar atento aos momentos em que a sensibilidade não vai ser tão aguçada, assim nenhum detalhe passará despercebido.

Se é um filme de ação como Capitão América, que conta a história da guerra do Vietnã sob a ótica estadunidense, sabemos que ali existe história, mas que precisaram escolher um recurso narrativo que envolve um mocinho e um vilão, quem são eles nessa história? Tudo isso influencia na hora de saber como fazer uma resenha de filme.

Para saber como fazer uma resenha de filme é importante prestar atenção nas informações que são dadas e nas que são sutilmente distorcidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui