Resenha é um tipo de texto expositivo e argumentativo sobre algum outro texto, filme ou qualquer outra fonte de informação. Ela parte de uma análise sobre algo que já existe. Para saber como fazer uma resenha de um artigo é importante entender que existem tipos diferentes de resenha.

Uma das coisas que mais confundem é em relação ao resumo, qual é a diferença entre os dois. Isso porque o resumo também é um texto que precisa de outro para existir e que usa principalmente da síntese como ferramenta. A diferença é que no resumo a avaliação é nula, e a sua forma de escrita é conectando pontos importantes do texto ou material apresentado.

A resenha pode ter vários tipos, e para saber como fazer uma resenha de um artigo, precisamos saber qual é a sua finalidade, e qual é o seu objeto tema. O objeto tema de uma resenha pode ser desde um artigo, até mesmo um objeto que está sendo lançado, como um carro, um celular, um serviço novo, filmes, livros, séries, o que quer dizer que não é somente de coisas escritas que uma resenha pode ser feita. Ela conta com o objetivo de descrever o que foi lido, consumido, experimentado, visto, sob outro ponto de vista. Algumas vezes até mesmo em um tom avaliativo e não só de dizer exatamente como foi, o que é.

No caso de um objeto tema que seja um artigo ela pode também ser uma resenha crítica, que vai avaliar, usando de um conhecimento prévio, o que está descrito ali.  Essa é a função de uma resenha crítica, avaliar o objeto tema buscando uma recomendação ou não daquilo que foi resenhado. Para saber como fazer uma resenha de um artigo nesse nicho você precisará conhecer o conteúdo previamente.

A resenha crítica precisa ter um começo expositivo, ou seja, contar sobre o que ela é, sobre o ponto de vista do autor, apresentando assim o conteúdo que será analisado. Para fazer uma resenha de artigo, você vai precisar usar o resumo. A diferença de um resumo para uma resenha é que no resumo você apenas vai retirar do texto as partes mais importantes e irá uni-las em um texto seu. Já a resenha conta com o olhar de quem a está fazendo, usando as suas palavras, mesmo que ela seja uma resenha descritiva, ou seja, que não fará juízo de valor, só contará o conteúdo do que foi resenhado.

Mas em alguns casos, o resumo será uma ferramenta importante para saber como fazer uma resenha de um artigo, como é o caso de uma resenha científica sobre um artigo. A resenha científica é feita por um pesquisador, geralmente, na universidade. Pesquisador pode ser desde alunos da graduação, que precisam saber como fazer uma resenha de um artigo, até o doutor que já está há bastante tempo utilizando esse gênero textual.

O que caracteriza essa resenha é que ela contará com aspectos resumitivos, ou seja, é importante que tenha um resumo dentro dessa resenha, com algumas citações integrais do texto original, e que passará por uma avaliação. Avaliação essa que é diferente de um juízo de valor, uma vez que dependerá muito do tipo de pesquisa que está sendo feita, e da abordagem do pesquisador. Entenda isso para saber como fazer uma resenha de um artigo desse tipo.

O importante de saber como fazer uma resenha de um artigo cientifico é que a finalidade dela não é a recomendação, como a resenha crítica (muito usada para quem quer aprender a como fazer uma resenha de um artigo). E uma avaliação não é necessariamente uma classificação, mas uma interpretação do que o pesquisador diz. Isto é, se o seu objetivo é saber como fazer uma resenha de um artigo científico é porque você precisa entender o método de pesquisa do autor do artigo, qual é a sua abordagem e a sua linha de pesquisa. Concordar ou descordar dele é opcional, e não o ponto central desse tipo de resenha.

Para saber como fazer uma resenha de um artigo científico você precisa saber embasar o que escreve teoricamente. Em todas as partes a avaliação deve ser calcada em uma teoria, nunca por um achismo individual. Por isso concordar ou descordar é opcional, mas em ambos os casos não podem vir do nada.

Geralmente o pesquisador que faz uma resenha científica está buscando entender uma teoria e até mesmo a aplicabilidade dela no desenvolvimento do seu trabalho, por isso é tão importante as resenhas desse tipo estarem explicitadas quanto ao conteúdo e tudo que fundamenta ele. Pesquisadores precisam saber exatamente como fazer uma resenha de um artigo.

Para saber fazer uma resenha científica, é preciso saber como fazer uma resenha de um artigo e fazer também uma resenha descritiva, porque em quase todas as partes ela precisará contar com a descrição do texto, mudando apenas o objetivo final da resenha.

Esse outro tipo de resenha é a resenha descritiva, é uma resenha que faz uma análise do objeto tema ponto a ponto, sem apresentar juízo de valor ou alguma avaliação usando uma contra teoria. Para saber como fazer uma resenha de um artigo desse tipo, é importante entender que análise é diferente de síntese. Em uma análise você precisa contar sobre todos os pontos daquele objeto tema. Deixar cada tópico evidenciado. Enquanto em uma resenha científica você precisará de um resumo para fazer uma análise baseada em teorias sobre os aspectos mais importantes do objeto tema, a resenha descritiva conta com a total descrição do que contém no objeto tema.

Na prática a mudança de um tipo de resenha para outro é sobre como a subjetividade do leitor será colocada, a sua interpretação do texto apresentado.

Diferenças sobre uma resenha crítica, uma resenha científica e uma resenha descritiva de um artigo para saber como fazer uma resenha de um artigo: na resenha crítica o artigo será avaliado de acordo com um gosto pessoal, sem que ele precise estar necessariamente conectado com alguma teoria. Ao final da resenha, o responsável por ela dará um parecer, isso quer dizer que segundo o seu gosto pessoal ela a recomenda ou não.

Já na resenha científica de um artigo, o responsável por ela tem a função de avaliar segundo alguma teoria. Vai usar do resumo do artigo para apresentar na integra cada parte importante e vai discorrer sobre ela de acordo com a teoria que ela está pesquisando. Para saber como fazer uma resenha de um artigo científico o autor precisará conhecer outros teóricos para usar de citação durante a avaliação do artigo. Em hipótese alguma aqui terá algum juiz de valor de acordo com o gosto pessoal, muito menos o artigo poderá ser recomendado para isso. Essa resenha tem a finalidade de saber em qual teoria o artigo se encontra.

Já para saber fazer uma resenha descritiva é importante se atendar para cada tópico do artigo. Cada pedaço dele será contada. É um texto que vai dizer sobre o que o outro texto fala. Em uma interpretação literal, sem nenhuma avaliação de teoria no sentido da resenha científica, apelas uma relação dos assuntos e demais coisas abordadas no artigo. Aqui se fará um detalhamento do artigo.

O artigo é o material mais usado em todas as áreas, por isso é fundamental saber como fazer uma resenha de um artigo, seja a resenha da qualidade que for.

Como Usar o Resumo Para Fazer Uma Resenha

O resumo pode ser uma ferramenta importante para saber como fazer a resenha de um artigo. Isso porque entre muitas coisas, ele é muito mais familiar aos alunos. Aprendemos a fazer resumos desde o fundamental escolar.

O resumo é um gênero que precisa de outro texto para existir, assim como a resenha. E texto pode ser qualquer recurso que fale de alguma coisa, ou qualquer objeto. Um filme pode ser considerado texto.

Aqui vamos usar o resumo para fazer a resenha de um artigo. Aqui vamos selecionar as palavras chaves do texto base, ou seja do artigo escolhido. Marque todas e depois diferencie sempre que você encontrar uma aplicação de teoria. Para saber como fazer uma resenha de um artigo você precisa encontrar todos os pontos fundamentais dele.

Selecione no resumo todos os pontos fundamentais do texto, quando for passar para o papel, registre tudo que estiver marcado usando conectivos. Ou seja, deixe o texto linear e fluido. O poder de síntese que o resumo vai te dar para você saber como fazer a resenha do artigo depende muito de como ele vai ser passado para o papel, então não copie e cole, use os conectivos corretamente e tenha a capacidade de diferenciar cada coisa selecionada.

As palavras chaves selecionadas no texto base podem ajudar na construção de uma resenha científica onde o foco é enquadrar o texto em alguma teoria.

Depois de se fazer um resumo você terá a ferramenta básica para saber como fazer uma resenha de um artigo.

Dicas Práticas Para Saber Como Fazer Uma Resenha de Um Artigo

Depois de saber quais são os elementos que compõe cada resenha, para saber como fazer uma resenha de um artigo é preciso conhecer as técnicas, e em todas elas serão as mesmas. A começar pelo título.

O título deve conter o nome do texto base resenhado, e uma qualidade ou característica do lado. Se for um texto de título “o sol e a plantação”, o título da resenha deve ser “o sol e a plantação: uma fonte de vida”. Uma característica que o autor da resenha encontrou com recorrência durante todo o texto.

Para saber como fazer uma resenha de um artigo, em qualquer tipo dele, você precisa entender que até mesmo nas resenhas críticas e científicas o primeiro parágrafo é destinado às informações do texto base, ou seja, ele vai ser descritivo. Sobre o quê o artigo está falando? Essa é a pergunta a ser respondida nesse pedaço, que é como a introdução de qualquer tipo de texto.

Falar sobre o autor do artigo é tão importante quanto falar do conteúdo dele, uma vez que, principalmente para fazer uma resenha científica, o autor já pode ser conhecido pela abordagem teórica pela qual ele pesquisa e escreve. Então além de escrever sobre o assunto abordado no artigo, também coloque na descrição todas as informações que tiver sobre o autor.

A percepção de quem está elaborando a resenha sobre a obra precisa estar logo no começo, se for uma resenha crítica, para já ir dando os contornos da recomendação que será o objetivo dela, se for uma científica, essa percepção precisa estar ancorada em alguma teoria. Já na resenha descritiva essa percepção precisa vir sem um juízo de valor, falando exatamente sobre tudo que foi sentido na leitura do texto.

Muitas vezes a pergunta sobre como fazer uma resenha de um artigo está atrelada a como descrever a subjetividade que o autor passará para o leitor. Isso confunde porque nem sempre entendemos o ponto central do artigo e a finalidade da resenha. Então tenha esses dois pontos bem desenhados antes de colocar a escrita da resenha em prática.

No segundo parágrafo sintetize toda a teoria apresentada no artigo, fundamentando ela citando os nomes que aparecer. Uma resenha completa de artigo contém todos os teóricos que ajudaram na construção do texto. Nenhuma teoria pode ser expressa sem que esteja acompanhada do seu criador.

Apresente nesse parágrafo a evolução da resenha, ou seja, como ela vai ganhando corpo para chegar aonde quer, para apresentar o argumento central. Avalie se o artigo é linear, se ele tem uma evolução gradativa ou se ela vai buscando em outros locais e se recortando.

Uma dúvida recorrente quando se quer saber como fazer uma resenha de um artigo é como colocar os subtítulos do texto. Use os parágrafos na sequência para apresentar cada título e subtítulo e o que cada um carrega. Mesmo que não seja uma resenha descritiva.

A síntese é muito importante para saber fazer uma resenha, e ela nada mais é do que falar apenas o essencial de cada coisa. Cada título vai ter o seu tema, e de acordo com o tipo de resenha que será feita, a avaliação deve ser colocada.

O final da resenha depende completamente do tipo de resenha. Na resenha descritiva o final não terá nenhuma mudança, ele permanecerá da mesma forma que o restante do texto. Já na resenha crítica, a recomendação vai aparecer de forma clara e objetiva agora, unindo a avaliação de cada pedaço do texto. É o ponto alto da resenha, o motivo pelo qual ela foi feita.

Na resenha científica a análise permanecerá neutra, no entanto destacando a relação da abordagem teórica do artigo com a que o pesquisador está usando, justificando a sua análise daquele texto.

Então, para cada tipo de resenha a técnica de introdução é a mesma, o do desenvolvimento é similar, mas o final é completamente diferente. Se atente para isso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui