Muito se fala sobre as provas do Enem, e o conteúdo cobrado em cada etapa da avaliação. Anualmente, mais de seis milhões de jovens se inscrevem para a prova em busca de uma nota favorável que lhes permitam ingressar na universidade.

O que significa o termo treineiro do Enem?

Apesar de não usar esse termo explicitamente, todos aqueles jovens menores de 18 anos de idade e que não concluíram ainda o ensino médio, mas desejam testar os seus conhecimentos fazendo a prova do Enem, são considerados treineiros.

Assim todos eles podem fazer a prova do Enem, com a diferença de que as notas obtidas no final da avaliação, não servirão para nenhuma universidade ou faculdade pública e privada do Brasil.

O valor da taxa de inscrição de Enem para treineiros, é o mesmo para os demais candidatos (R$ 85,00). Caso o estudante não tenha condições de pagar esse valor, deve comprovar que possui carência socioeconômica, atestando que a família recebe até um salário mínimo por pessoa.

Se for estudante de escola particular, a isenção da taxa só será válida se este for bolsista integral de instituição privada. A prova aplicada aos treineiros do Enem, em nada difere dos demais candidatos.

Data de aplicação das provas, disciplinas ministradas

  • Primeiro domingo de prova – 03 de novembro de 2019: serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Tempo de duração das provas: cinco horas e trinta minutos.

  • Segundo domingo de prova – 10 de novembro de 2019: serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias.

Tempo de duração das provas: cinco horas.

Uma das dificuldades que os treineiros do Enem podem encontrar, é se deparar com alguma questão que ainda não foi aprendida no ensino médio. Nesse caso, basta o aluno saber interpretar o texto proposto, analisar todas as informações e buscar responder da melhor forma.

Depois de realizada as provas, o estudante poderá tirar a dúvida com o seu professor sobre a questão relatada no Enem que ele não tinha conhecimento.

Não é recomendado a nenhum estudante, deixar alguma questão em branco no Enem, ou seja, sem marcá-la. A redação também deve receber atenção redobrada, pois ela vale 1.000 pontos.

O que vai cair nas provas do Enem 2019?

– Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Matemática e suas tecnologias, Biologia, Física e Química;

– Ciências Humanas e suas Tecnologias: Geografia, História, Filosofia e Sociologia;

– Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Literatura, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Educação Física, Artes e Tecnologias da Informação e Comunicação.

Resultado do Enem para treineiros

Para não haver dificuldade na hora de corrigir as provas dos participantes oficiais e dos treineiros, o Ministério da Educação (MEC) determinou que o resultado das avaliações dos treineiros sairão após 60 dias da realização do Enem.

Por que devo participar do Enem como treineiro?

Muitos desistem de fazer o Enem como treineiros, porque as notas obtidas não servirão para nenhuma faculdade pública ou privada.

Mas essa é uma excelente oportunidade para começar a se familiarizar com as provas, linguagens cobradas e demais conhecimentos:

– Compreender diretamente a forma em que o conteúdo é cobrado nas provas do Enem;

– Facilidade de confeccionar um novo texto, como a redação por exemplo;

– Maiores serão as chances de obter uma boa pontuação, bem como conseguir os benefícios do Prouni, Sisu e Fies;

– Ter contato direto com todos os temas, dos mais difíceis aos mais fáceis, para assim conseguir se preparar para todos eles.

Como estudar de forma produtiva para o Enem

Não tem outra saída: é preciso se dedicar aos estudos para obter bons resultados no Enem. Independente se o candidato é treineiro ou não, isso não é desculpa para deixar de estudar.

  • Comece adotando um número de horas diárias para estudar;
  • Separe as disciplinas mais difíceis primeiro, e depois as mais fáceis;
  • Faça resumos escritos à mão, sobre todo o conteúdo aprendido;
  • Estabeleça os momentos do dia para estudar quando a sua energia estiver em 100%;
  • Caso esteja muito cansado, não abra mão de descansar primeiro;
  • Faça simulados das versões anteriores do Enem todos os dias;
  • Anote as dúvidas que forem surgindo;
  • Procure pessoas que possam sanar essas dúvidas, como professores, mentores e tutores;
  • Experimente estudar em grupo, com os amigos ou familiares;
  • Treine fazendo redações todos os dias;
  • Cronometre o tempo de estudo;
  • Alimente-se bem, beba bastante água;
  • Atualize-se com as últimas notícias do Brasil e do mundo;
  • Pratique exercícios físicos regulares;
  • Durma bem;

Seguindo essas dicas simples, com certeza o treineiro ou participante oficial do Enem se sairão muito bem nas provas! Quanto mais praticar os exercícios, a redação, a escrita, a leitura e a compreensão de texto, mais pontos serão garantidos como resultado no final.

É normal ficar nervoso, estressado ou ansioso antes do Enem. Mas, de nada adianta deixar essas emoções negativas tomarem conta da mente e do corpo. Afinal de contas, serão milhares de jovens e pessoas de todas as idades fazendo a prova, então você não está sozinho.

Algumas técnicas de estudo funcionam para todas as pessoas?

Cada indivíduo é de um jeito e, portanto, a forma de assimilar um conteúdo também. Não é porque o seu colega consegue estudar oito horas seguidas que essa mesma técnica funcionará para você.

Todas as técnicas de estudo podem ser testadas sem problemas, como por exemplo, estudar várias horas seguidas com um intervalo estratégico no meio do dia, focar nos estudos de manhã, à tarde ou à noite para verificar os períodos de maior produtividade.

Se o estudante ficar muito cansado testando alguma dessas técnicas, poderá reajustar de acordo com a sua rotina, facilitando a sua rotina de estudos diários.

Muitas faculdades e universidades do país, aceitam a nota do Enem como vestibular. Algumas aceitam parcialmente as notas do Enem, deixando faltar poucos pontos para complementar a aprovação do aluno.

Independentemente do curso escolhido, o jovem deve se empenhar ao máximo nos estudos, focando nas ideias principais das matérias, para garantir uma mente e corpo saudáveis no dia prova.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui