Thoughtful woman making notes and sitting on bench outdoors. Beautiful young lady sitting with her legs crossed and city view in background. Urban lifestyle and education concept. Front view.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), é uma avaliação extremamente importante para todo estudante que deseja ingressar em uma universidade com excelência.

Além disso, ele serve como um método de avaliação do ensino médio, sendo o maior do Brasil. Trata-se de uma série de provas de matérias específicas, que testam o conhecimento do aluno através de pontuação.

Saiba tudo sobre o ENEM 2019 aqui!

Período de inscrições, aplicação das provas, como se inscrever

O período de inscrições para o ENEM 2019 já se encerraram (foram realizadas do dia 6 ao dia 17 de maio deste ano). A taxa para inscrição é de 85 reais.

As provas do ENEM são realizadas no mês de outubro, porém as inscrições devem ser feitas antes, no mês de maio. Esse ano, as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

Por isso, o aluno terá um tempo extra para se dedicar aos estudos, focando nas disciplinas cobradas nas avaliações.

Conhecimentos cobrados nas provas do ENEM

São divididas em dois domingos a aplicação das provas do ENEM, ou seja, em duas partes. As competências cobradas nas avaliações são:

– Matemática e tecnologia aplicada: raciocínio, lógica, razão, proporção, regra de três, leitura, interpretação de gráficos, estatísticas, porcentagem, funções, análises combinatórias, probabilidade e geometria plana;

– Ciências da Natureza e Tecnologia aplicada: Física, Química e Biologia;

Ciências Humanas e Tecnologia aplicada: Geografia, História, Filosofia e Sociologia;

– Linguagens, Códigos e Tecnologias da área: Literatura, Língua Portuguesa, Estrangeira (Inglês e Espanhol), Educação Física e Tecnologia da Informação, Comunicação e Artes.

 

Quem elabora o conteúdo aplicado nas provas do ENEM, é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), juntamente com o Ministério da Educação (MEC).

Ao todo são 180 questões de múltipla escolha na prova do ENEM, mais a redação, que é uma parte importantíssima para a pontuação do aluno. Estão isentos de pagarem a inscrição do ENEM:

– Quem está cursando o último ano do ensino médio na rede pública declarada ao Censo Escolar; cursou o ensino médio na rede pública, ou como bolsista integral na rede particular;

– Ter uma renda por pessoa igual ou menor que um salário mínimo e meio; estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, sendo membro de família de baixa renda possuindo o Número de Identificação Social (NIS) válido;

– Além disso existem situações em que o aluno possui atendimento especializado, como por exemplo: autismo, baixa visão, cegueira, deficiência auditiva, física ou intelectual, déficit de atenção, discalculia, dislexia, surdez, surdocegueira ou visão monocular;

– Estão incluídas também as seguintes pessoas: gestantes, idosos, lactantes, estudante em Classe Hospitalar, outra situação específica.

Preparando-se para a prova: passos importantes

– Foco: meses antes da prova, o aluno precisa se preparar focando nas disciplinas que citamos acima, regrando o tempo de estudo para conseguir abordar todos os assuntos.

De nada adianta ficar nervoso (a), pois isso só irá atrapalhar o desempenho no dia da prova. Se a ansiedade for inevitável, é importante consumir chás para se acalmar, e adotar uma rotina mais saudável e previsível.

– Selecionar o material de estudo: a partir das disciplinas cobradas nas provas, é possível traçar um caminho de estudo para a prova, levando-se em conta os períodos do dia em que o estudante se sente mais motivado e produtivo para assimilar o conteúdo.

– Leitura: grande parte das questões do ENEM envolvem leitura e interpretação de textos, por isso é de suma importância que o aluno desenvolva o hábito de ler todos os tipos de assuntos, jornais, revistas, notícias na internet, entre outros.

– Atualize-se com as notícias do momento: assim como ler é importante, atualizar-se com as últimas notícias divulgadas nos meios de comunicação, fará com que o estudante fique por dentro das atualidades.

– Pratique a escrita: baseado nos assuntos lidos e estudados, o aluno pode treinar a sua escrita fazendo redações sobre temas variados, focando na dissertação argumentativa.

– Criar um cronograma de estudos: estabeleça dias e horários para estudar. Deixe de lado as distrações e foque no objetivo. Dê uma pausa assim que possível para descansar a mente, mas não perca o foco.

– Cuidar da saúde: a prática de exercícios físicos regulares e da boa alimentação, influenciam diretamente na energia do corpo. Para se dar bem na prova, é preciso também dormir bem e evitar sobrecarregar o corpo estudando sem pausas estratégicas.

– Faça simulados de anos anteriores do ENEM: assim o aluno se acostuma com a linguagem adotada nas questões da prova, e estuda melhor os conteúdos administrados nelas.

– Anote as dúvidas que surgirem: ao longo da caminhada de estudos, é normal que surjam dúvidas. Anote todas em um caderno e procure saná-las com professores experientes.

Leia o Edital do ENEM 2019: nele estão contidas informações importantes sobre o ENEM 2019, em que todos os estudantes devem ficar por dentro.

Existem conteúdos mais difíceis de serem assimilados. Por essa conta, o aluno deve focar nas disciplinas que apresentar ter mais dificuldade, para depois passar para o próximo conteúdo.

Curiosidades do ENEM

– Até o ano de 2008, o ENEM era aplicado somente em um dia, e possuía 63 questões de múltipla escolha e a redação.

– O ENEM é o segundo maior exame do ensino médio do mundo, ficando atrás apenas do GaoKao, realizado na China.

– Os inscritos para o ENEM já ultrapassaram a marca de 8,6 milhões de estudantes, somente no ano de 2016.

– A partir de 2004, o Governo Federal permitiu que a nota do ENEM fosse utilizada em vestibulares de faculdades particulares.

– O curso de Administração foi o mais procurado em 2016, com mais de 290 mil inscrições;

– O estudante que for pego colando na prova do ENEM pode ser preso por um a quatro anos de prisão, além de ter que pagar uma multa.

Preparando-se corretamente para as provas do ENEM, aproveitando ao máximo os conteúdos cobrados, prestando atenção nos detalhes e tirando as dúvidas que porventura surgirem, com certeza o resultado será um sucesso!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui