Saiba oque é preciso e como fazer para ter muito Disciplina no Enem 2020

O ENEM é a prova mais extensa que conhecemos. Não só pelos seus dois dias de aplicação de prova em si, mas pela jornada de estudos que nos prepara para ele. Passamos o ensino médio inteiro pensando no ENEM e nos vestibulares que virão ao final do terceiro ano. Um exame decisivo e o ponta pé inicial para o futuro. Afinal de contas, quem não quer uma boa nota no SISU e a possibilidade de cursar uma ótima universidade, não é mesmo? E o que garante o meu diferencial nessa etapa da vida? Uma boa disciplina no ENEM. Como fazer a prova é uma das coisas mais importantes.

A prova tem como objetivo testar o conhecimento do aluno sobre temas diversos que estão relacionados aos conteúdos escolares e a vida cotidiana. Uma dica importante para quem está começando a formular os estudos para o ENEM é começar entendendo como o país e o mundo está atuando e como podemos relacionar isso ao que estudamos no colégio. Nada é desconexo e essa prova, especificamente, é vista como uma prova social. O aluno não pode estar deslocado do mundo em que vive. Por isso o decoreba não é uma boa solução. Os temas de redação são uma prova disso. Sempre atuais pedem que todos os participantes do ENEM tenham uma boa leitura de mundo.

Enquanto estudamos conteúdo também estamos nos preparando para as horas de concentração e foco que vamos precisar para os dias de aplicação. A disciplina para o ENEM é um processo a ser desenvolvido com o objetivo sendo desenvolver a melhor análise para responder as perguntas.

Do que adianta termos todo o preparo de conteúdo se na hora não vamos conseguir nos concentrar na prova? Às vezes estamos tão focados nisso que não percebemos que o ENEM é uma verdadeira maratona e que em toda maratona os atletas se preparam fisicamente. Esse é um ponto essencial para um bom desempenho no ENEM.

Muito se fala em dormir bem e relaxar nas 48 horas anteriores à aplicação da prova, mas pouco ouvimos sobre como nossos métodos de estudo vão nos guiar durante os dois dias intensos. Cansados e com a cabeça voando, pensando sobre todas as questões fora a redação, que mais parece um bicho de sete cabeças, esse é o estado mental dos jovens que estão fazendo a prova pela primeira vez.

O processo de criar uma disciplina no ENEM vai ser o diferencial daqueles que vão conseguir notas altas no SISU.

Muitos participantes saem do ENEM com a prova em mãos e tentam refazer em casa seguindo o molde de como ela é aplicada, e tem resultados muito melhores do que quando estão de fato fazendo. Isso quer dizer que o conteúdo está assimilado, mas então o que falta?

O nervosismo é um sentimento que deixa muitos participantes em completo desespero, acarretando até uma péssima resolução de prova. Alunos que passaram o ano inteiro focados nisso. É uma prova importante, nunca podemos perder de vista isso, é uma prova que exige do participante mais do que todas as respostas certas.

Por isso vamos descobrir como podemos desenvolver a disciplina no ENEM no nosso dia a dia de estudos.

Como Desenvolver a Disciplina no ENEM na Escola e nos Cursinhos

Passamos muito tempo na escola e nos cursinhos absorvendo as informações essenciais de cada matéria. O que não quer dizer que de fato isso consiga fazer de nós produtivos. Passamos de seis até dez horas recebendo conteúdo nesses espaços e em alguma hora nos desligamos e não absorvemos mais nada. Reparou que esses locais são desafiadores para a nossa atenção? Para a nossa disciplina? Será então que esses não são os espaços mais importantes para desenvolvermos a disciplina no ENEM?

Faz parte do processo de aprendizagem o descanso. Na verdade, ele é essencial. Então a grande dica é: estude e foque o quanto puder na escola e no cursinho. Isso mesmo, faça desses locais o seu maior espaço de desenvolvimento de disciplina no ENEM. Muitas vezes perdemos o foco e deixamos para estudar em casa, quando na realidade deveríamos focar o máximo possível nesses locais e em casa apenas fazermos a recapitulação do que foi dito e descansar.

O momento de descanso faz com que nosso corpo entenda que existe uma hora para o estudo, uma hora para os exercícios e uma hora em que ele vai poder relaxar completamente. Nosso corpo é uma máquina que precisa ser treinada o tempo todo e que depois de um tempo vai começar a responder sem que tenhamos que fazer tanto esforço. Vai ser difícil no começo, mas é importante prestar atenção no que faz com que você desvie a sua atenção e o que te ajuda a mantê-la, o que pode te ajudar na disciplina para o ENEM. Assim então, quando você estiver fazendo a prova, seu corpo vai entender que aquele período de horas é o período que ele mais precisa estar em alerta e que depois a hora de descanso virá.

Esse é um passo que realmente funciona.

Pense sempre na escola e no cursinho como uma academia de treinamento para as horas do ENEM, como seu lugar de desenvolver a disciplina no ENEM que te guiará para a universidade e o curso de graduação dos sonhos. É um bom incentivo, não é mesmo?

Nossa primeira grande estratégia é fazer desses espaços de aprendizagem o espaço de desenvolvimento de disciplina que vai ensinar ao nosso corpo que teremos horas de foco total e concentração e horas para que ele relaxe.

Na prática isso quer dizer o quê? Que, principalmente no terceiro ano e no cursinho, o tempo total em que estivermos em sala deve ser com a atenção voltada para as disciplinas, até mesmo nos horários em que estamos fazendo as atividades. Horas a fio de atenção. Por mais sedutor que pareça tirar algumas horinhas para os amigos, devemos deixar isso para os intervalos e horários de saída.

Também não fique tentando registrar tudo que o professor falar, nem copiar tudo ao mesmo tempo que ele esteja explicando. Tente prestar muita atenção no que está sendo dito, tentando ao máximo possível relacionar cada matéria com alguma outra que já tenha estudado. Exercite sua linha de raciocínio. Raciocinar de maneira ordenada é uma vantagem na hora de responder provas, e o melhor, na hora de desenvolver um conteúdo como a redação do ENEM. Isso ajuda o cérebro a entender também como não desligar em momentos importantes, ou seja, como não dar o temido branco!

Preste muito atenção em como a sua mente vai reagir e tentar fugir para relaxar, isso vai te ajudar a entender melhor como montar a sua rotina de estudos em casa mantendo o foco na disciplina no ENEM.

Como Praticar a Disciplina no ENEM nos Estudos em Casa

A gente já entendeu que o melhor espaço para praticar a disciplina no ENEM são os espaços escolares e de cursinho, por que já tem todo o ambiente montado para isso. Mas só a prática em sala de aula não é o suficiente. São muitos os conteúdos que o ENEM exige, então separar algumas horas em casa para estudar é essencial.

De nada adianta os métodos com vários post-its se não estivermos focados em casa também. Antes de mais nada, o que pode parecer muito óbvio, mas que não é, é realmente importante frisar é que em casa temos muitas formas de distração. TV’s, computadores, livros, animais de estimação, e a nossa querida cama que sempre nos chama nesses períodos de estudos muito longos, além de claro, o celular que não sai mais das nossas mãos.

Crie o seu ambiente. O ambiente é o principal ponto de criação da disciplina no ENEM. Ele precisa estar completo, com tudo que você vai precisar e com tudo que te ajuda a prestar mais atenção.

Quando você estava na escola ou no cursinho, prestou muita atenção no que pode te ajudar a focar para ter uma boa disciplina no ENEM? Um exemplo clássico é que algumas pessoas só conseguem ficar horas estudando com coisas para comer por perto. E é claro, água. A hidratação durante os estudos é uma força a mais.

Mantenha um local limpo, organizado, a bagunça também faz com que percamos o objetivo de estudos. Deixe tudo que precisar a mão, e desligue pelo tempo determinado o celular. O local destinado para os estudos, por mais que seja o quarto, deve ser um local a parte, sem que estejamos vendo a cama o tempo todo.

Agora que temos o ambiente ideal, já entendemos o que precisamos fisicamente para aprender e desenvolver a disciplina no ENEM, vamos colocar em prática algumas coisas básicas durante as horas de estudos.

Antes de tudo é preciso ser realista sobre a quantidade de horas que conseguimos prestar atenção sem desviar. Se conhecer é a palavra-chave. Não adianta colocarmos como objetivo estudar cinco horas por dia em casa e do nada acharmos que vamos conseguir realizar isso.

O passo a passo é saber quanto tempo você já consegue ficar focado. Mesmo que esse tempo seja de minutos, vai alongando com o passar dos dias. De trinta minutos na segunda feira, passe para 40 na quinta e assim por diante. Vai ficar mais fácil se concentrar e é uma ótima forma de garantir a disciplina no ENEM que tanto desejamos.

Faça resumo das matérias que estudou em sala de aula. Tente não fazer resumo em tópicos. Um dos maiores desafios dos participantes é na redação conseguir manter a disciplina no ENEM. Sendo assim, fazer resumo em tópicos só treina mais o seu pensamento em categorizar de maneira muito sucinta sobre os temas, quando na verdade você precisa exercitar o contrário.

Resumos da matéria em que você consiga fazer um texto conectando um assunto no outro, deixando o texto todo estruturado é um exercício que poucos conhecem e que vale muito a pena independente de qual matéria seja. É até melhor se você conseguir fazer esses textos colocando matérias diferentes, as redações do ENEM são conhecidas pelas suas interdisciplinaridades, ou seja, pelas suas conexões entre matérias completamente diferentes. Uma das coisas que significam ter disciplina no ENEM é saber entender a prova e como ela pode ser feita sem que o aluno se perca.

Se você só conseguir pensar a partir de tópicos, faça deles uma forma de esqueleto para um texto que você irá construir depois. Lembre-se que esses textos não podem ser extensos demais. Não são para conter tudo que você estudou e sim as coisas mais importantes se conectando com outras matérias.

O objetivo é criar métodos de estudos que nos façam ter uma maior disciplina no ENEM, então nada melhor para isso do que ir treinando em casa. Sabe aquelas questões chatas das matérias que menos conseguimos prestar atenção ou entender? É por elas que devemos começar.

Não se desafie de começo, a chave para uma boa disciplina no ENEM é se conhecer, como falamos acima, então meça o tempo que você precisará para cada questão. Sim, se você souber em quais questões você demora mais tempo, você saberá qual é a melhor estratégia para terminar a prova a tempo e no final das contas esse é o grande objetivo de desenvolver uma disciplina no ENEM.

Agora que você já sabe quanto tempo demora em casa questão, pegue as provas dos últimos anos do ENEM e veja como se sai colocando o cronômetro com o tempo que se tem em cada dia. Faça isso sempre que possível e se acostume com os horários. Conforme for adquirindo a prática, você terá maior segurança e confiança de que tem, finalmente, a disciplina que o ENEM exige.

Fique de olho em materiais extracurriculares que pode te auxiliar tanto no desenvolvimento da disciplina no ENEM quanto para os estudos de atualidade, como por exemplo os Podcasts que estão cada vez mais disponíveis em plataformas virtuais. O tempo que você precisará para prestar atenção te auxiliará na estratégia para fazer a prova.

Durante a prova fique tranquilo e confie que já desenvolveu toda disciplina desejada. Estabeleça a estratégia e coloque em prática. O ENEM não é um bicho de sete cabeças para os que entenderam a sua estrutura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui