A redação do ENEM, é uma parte importante do conjunto de avaliações da prova, que serve para avaliar o aprendizado dos estudantes do ensino médio. Por isso ela deve ser escrita com muita atenção e empenho por parte dos alunos.

Mas, para garantir uma boa pontuação tanto na redação, como nas demais questões da prova, é preciso ler bastante sobre diversos assuntos, e praticar exercícios aplicados nos anos anteriores do ENEM, como parte do plano de estudos diário.

Dicas para estudar para a prova do ENEM e se dar bem em todas as etapas!

– Primeiramente o nervosismo deve ser deixado de lado, afinal de contas, existem muitos materiais disponíveis aos alunos na internet, em cursinhos, em grupos de estudo, livros e sites que podem auxiliar nos estudos, nos meses que antecedem a prova.

– As regras da prova devem ser respeitadas. O uso de canetas azuis não será mais permitido, somente canetas pretas. Por isso, leve pelo menos duas delas, pois, caso uma delas falhe você terá a outra.

– Atenção aos horários e locais das provas. Os portões têm hora para fechar, e por isso os alunos devem ficar atentos e não se atrasarem.

– Cuidado com a caligrafia. Pode parecer estranho, mas ainda existem pessoas que escrevem de forma confusa e ilegível. Treinar a escrita faz parte do cronograma de estudos.

– Os textos de apoio disponibilizados para o estudante criar a redação, devem ser usados de base e não transcritos no texto criado pelo aluno.

– Nos meses que antecedem a prova, o aluno deve ler bastante, atualizar-se com as notícias nacionais e internacionais, desenvolver opiniões próprias sobre diversos assuntos e treinar a gramática.

– Escolha fazer a redação primeiro, antes de responder as questões do ENEM. Assim, a mente ficará livre para criar o texto, e depois se concentrar nas questões mais complexas.

– Deve-se evitar usar a primeira pessoa na redação, pois implicaria a própria opinião do autor, o que não estaria sendo avaliada.

– Não usar gírias, abreviaturas ou falas coloquiais no texto. A linguagem da redação deve ser de norma culta.

– Utilize os termos ‘’assim’’ e ‘’portanto’’, que além de começar e terminar bem um parágrafo, rendem bons pontos no final da avaliação.

Período da aplicação de provas do ENEM

As provas do ENEM esse ano serão aplicadas nos dias 04 e 11 de novembro de 2019. Para consultar os locais das provas, clique aqui e confira todas as informações.

Temas de redação do ENEM 2019 – assuntos mais cotados

Para esse ano de 2019, já existem alguns assuntos que possivelmente poderão cair na redação do ENEM. Confira alguns deles:

– Mecanismos para acabar com a corrupção do Brasil;

– Como melhorar a distribuição de renda no Brasil?

– Fake news e a política, qual é a relação.

– Venda da informação privilegiada na política: como isso nos afeta?

– Democracia de fachada: o que é e como acabar com ela?

– Formas de conquistar um espaço na democracia.

– O que é política (militâncias, centros comunitários, ações em igrejas)? 

– Perigos nas redes sociais.

– Espionagem é uma realidade: como se proteger nos meios digitais?

– Obesidade no mundo, como acabar com essa doença que atinge os brasileiros?

– A alimentação, e a relação com as doenças graves.

– Alimentos orgânicos.

– A importância da agricultura familiar no Brasil.

– Alimentos transgênicos e seus riscos.

– Comidas processadas e os perigos para a saúde;

– Educação alimentar nas escolas: como mudar esse cenário no Brasil?

– Preconceito racial nas escolas, como mudar esse cenário?

– Novos formatos de família: como lidar com isso no nosso dia a dia?

– Maioridade penal: os benefícios e os riscos de apostar nesta mudança.

– Pena de morte no Brasil.

– Sistema Penitenciário Nacional.

– Legalização da maconha no Brasil.

– Legalização do aborto no Brasil.

– Inclusão social.

– Cuidados essenciais com as nossas fronteiras.

– Cuidados com os rios, lagos e nascentes.

– Amazônia: como cuidar dessa riqueza nacional.

– Como acabar com a criminalidade.

– Saúde pública nacional.

Baseando-se nesses temas, o aluno poderá aprofundar em estudar as notícias, documentários e informações dentro desse contexto, preparando-se para fazer uma boa redação.

Como é avaliada a redação no ENEM

Existem critérios usados para a avaliação das redações do ENEM, geralmente são dois avaliadores das dissertações. Podemos citar alguns deles:

  • 0 pontos: quando o aluno demonstra desconhecimento na modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;
  • 40 pontos: quando o aluno apresenta um domínio precário da modalidade de escrita formal da Língua Portuguesa, utilizando de desvios gramaticais;
  • 80 pontos: quando o aluno apresenta um domínio insuficiente da Língua Portuguesa, com muitos erros gramaticais e convenções da escrita;
  • 120 pontos: quando a redação apresenta um domínio mediano da escrita formal de Língua Portuguesa, bem como alguns desvios gramaticais e convenções da escrita;
  • 160 pontos: apresenta uma boa escrita formal da Língua Portuguesa, com poucos desvios gramaticais de convenções da escrita;
  • 200 pontos: quando o aluno apresenta um excelente domínio da modalidade de escrita formal da Língua Portuguesa, com pouquíssimos desvios gramaticas.

O papel do estudante no presente, e o profissional no futuro

Ao todo, a redação vale 1.000 pontos e deve ser baseada no modelo dissertativo argumentativo. Para garantir essa pontuação máxima, essa parte da prova do ENEM deve ser muito bem elaborada pelo estudante.

Para ingressar em grandes universidades do país, o estudante deve se empenhar para conseguir as melhores notas e adquirir os melhores resultados no final.

No Brasil, o ENEM pode ser feito por qualquer cidadão, sem exceção. O incentivo à educação é o bem mais valioso de uma nação. Sem conhecimento e instrução, as pessoas não conseguem desenvolver plenamente as suas funções na sociedade.

O profissional do futuro, precisa estar preparado para os novos moldes do mercado de trabalho. Quanto mais cedo o estudante acostumar a ser proativo, lendo bastante vários tipos de conteúdo e relacionando-se com pessoas bem-sucedidas, com certeza o futuro será promissor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui