O Enem é um exame realizado anualmente, para avaliação do ensino nas escolas públicas do país. Nas provas, são cobrados os conteúdos ensinados aos alunos ao longo do ensino médio.

Divulgação das notas do Enem

Esse ano, as provas do Enem estão marcadas para os dias 03 e 10 de novembro. Após o exame, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulga o gabarito oficial da prova.

No mês de janeiro do ano seguinte, o resultado oficial de todos os candidatos é divulgado no site do Inep, na Página do Participante. Assim, o estudante poderá analisar as suas notas obtidas no Enem, e começar a pesquisar as universidades e faculdades que deseja ingressar.

A média das notas do Enem, podem ser calculadas somando-as das cinco provas (inclusive as da redação) e depois dividi-las por cinco.

Utilizando corretamente as notas do Enem para o Sisu, ProUni e Fies

Sisu: é o Sistema de Seleção Unificada que seleciona os candidatos com as maiores notas do Enem, para terem acesso a bolsas de estudo parciais ou totais. As inscrições são feitas duas vezes ao ano, e mais de 235.476 vagas já foram ofertadas.

ProUni: o Programa Universidade para Todos concede bolsas parciais ou integrais aos jovens de baixa renda, que desejam ingressar em um curso superior. Quem participou do Enem, pode utilizar a nota obtida para facilitar a inscrição e aprovação no ProUni.

Fies: o Financiamento Estudantil faz o financiamento de cursos superiores com juros menores, e prazos maiores de pagamento. Todos os que fizeram o Enem a partir de 2010, podem se inscrever no Fies e tentar a oportunidade.

Mais de 500 universidades e faculdades do país aceitam as notas do Enem como vestibular, o que facilita muito a vida dos estudantes que desejam ingressar na vida acadêmica.

Agora que você já sabe onde utilizar as notas obtidas no Enem para ingressar em um curso superior, fica mais fácil se concentrar nos estudos até o dia do exame.

Como aumentar as chances de conseguir bolsas de estudo pelo Prouni, Sisu e Fies através do Enem

– Obter média acima de 450 pontos no Enem;

– Não ter tirado zero na redação;

– Ter uma renda familiar por pessoa, de até um salário mínimo e meio;

– Estar concluindo ou ter concluído o ensino médio em escola pública, ou ter sido bolsista integral em rede particular de ensino;

– Pessoas com algum tipo de deficiência física;

– Ser professor da rede pública de ensino básico;

Observando-se esses requisitos básicos, o estudante pode aumentar as suas chances de obter uma bolsa integral ou parcial de um curso superior no Brasil, ou mesmo financiar totalmente o curso escolhido, com a possibilidade de pagá-lo após a conclusão.

Milhares de jovens de todo o Brasil, buscam uma excelente nota no Enem para realizarem o sonho de concluírem o ensino superior. Tais oportunidades devem ser aproveitadas para que esse sonho esteja cada vez mais perto de ser realizado.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui