Os participantes do Enem sabem que tem muito o que se estudar antes das provas, ou seja, exige muito esforço e dedicação.

Em Geografia por exemplo, há muitos tópicos importantes e recorrentes no Enem, um deles é a Comunidade dos Estados Independentes. Vamos saber mais sobre esse assunto! 

1-Como se formou a Comunidade dos Estados Independentes – CEI

2-Países que fazem parte da CEI

3-Características

4-Comunidade dos Estados Independentes no Enem 

Como se formou a Comunidade dos Estados Independentes – CEI

Em 1991, o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) permitiu que várias nações firmassem a sua independência.

Mas, o vínculo gerado entre esses países deu espaço para uma grande dependência política, militar e econômica. Foi então que em oito de dezembro 1991, a Comunidade dos Estados Independentes foi criada. 

O objetivo principal desta Comunidade, era firmar um sistema econômico de defesa entre as nações que compunham a URSS (União Soviética).

Qualquer um dos países integrantes da CEI pode deixar o ´´grupo´´, desde que com uma antecedência de um ano. A autonomia que estas nações têm sobre o próprio território também não sofre alterações.

Países que fazem parte da CEI

Os primeiros integrantes da Comunidade dos Estados Independentes foram: 

– Rússia, Bielorrússia, Ucrânia, Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Moldávia, Quirquistão, Tadjiquistão, Uzbequistão, Turcomenistão, Geórgia (desligou-se do grupo em 2009), Lituânia, Estônia e Letônia.  

Ao todo são aproximadamente 274 milhões de habitantes que compõem a CEI, sendo a Rússia o país mais populoso (com 140,8 milhões de habitantes)

Ainda em 2009, o Produto Interno Bruto do bloco foi avaliado em 587,8 bilhões de dólares. Atualmente a capital da Comunidade dos Estados Independentes está em Minsk (capital da Bielorrússia).

A estrutura administrativa do bloco possui dois conselhos: um formado por chefes de Estado e o outro por chefes de Governo. Essas autoridades se encontram a cada três meses. 

Mas de um modo geral, as nações que pertencem ao bloco da CEI, mantém também relações com outros países, o que diminui a ´´aliança´´ entre eles.

Características

Podemos citar como características da CEI, alguns objetivos que o bloco tem em comum:

– Estabelecer diálogos com os membros da Comunidade, principalmente nas áreas econômica, política e militar.

– Promover a cooperação dos países membros nas áreas de prevenção de crimes e na democratização.

– Definição de política externa, de defesa, e discutir questões relacionadas aos Direitos Humanos.

– Área total da CEI: 20.972.387 km2

– Língua oficial: Russo

Comunidade dos Estados Independentes no Enem 

Vários temas relacionados à Geografia caem nas provas do Enem, justamente para testar o conhecimento dos alunos, levá-los a questionar os acontecimentos no mundo, e aumentar a perceptividade desses eventos.

As questões relacionadas à Comunidade dos Estados Independentes aparecem dentro de contextos políticos, sobre a União Soviética, dos países do Oriente Médio e a relação política entre eles.

O estudante precisa identificar os países integrantes da CEI, os objetivos que os unem e o porquê da existência deles. São temas bem atuais, apesar de terem surgido no passado. 

Não é preciso decorar nenhum conceito ou fórmula sobre esse assunto, basta entender o contexto, as definições, e como esses temas influenciam nossa sociedade hoje.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui