As provas do Enem 2019 estão chegando, e apesar de muitos estudantes já estarem acostumados com os procedimentos, para outros esta será a primeira vez que farão o exame.

Por isso, é importante saber sobre o Enem 2019: o que devo levar no dia da prova?

O que é ou não permitido levar para a prova do Enem

Para não correr o risco de ser impedido de fazer a prova do Enem, é importante ficar atento com certos detalhes, que é principalmente levar os objetos certos para o dia do exame.

No edital é possível conferir todas as regras da prova, e todas as informações relevantes aos estudantes.

Objetos permitidos

1- Cartão de confirmação de inscrição: contém todas as informações dos participantes como nome completo, endereço do local da prova,

2-Documento original com foto: é preciso ser um documento com foto recente, como o RG, carteira de trabalho, passaporte, carteira de motorista, Certificado de dispensa de incorporação ou identidade profissional.

3-Caneta com tinta preta: deve ser de tubo transparente e com tonalidade única. A ideia é impedir qualquer possibilidade de cola.

4-Alimentos leves e água: é recomendado que os estudantes levem alimentos leves para manterem o nível de energia no dia da prova, como barrinhas de cereal, chocolates, castanhas e frutas. Garrafinhas de água também são importantes para a hidratação do corpo.

Objetos que não são permitidos

5-Documentos que não são permitidos: protocolos, certidões de nascimento ou casamento, título eleitoral, carteira de habilitação, carteira de estudante, registro administrativo de nascimento indígena (Rani), crachás, identidade funcional de fontes privadas, cópias de documentos (mesmo sendo válidos).

6-Aparelhos de comunicação: não é permitido o uso de celular, rádio, calculadoras e qualquer tipo de objeto que passe a ideia de comunicar-se com outros participantes da prova.

7-Chapéus e bonés: esses acessórios não são permitidos, para manter a ordem da aplicação e conduta das provas.

8-Cadernos, apostilas e anotações de qualquer natureza: por uma questão de segurança, qualquer um desses objetos podem dar a entender que o aluno está colando na prova.

Organizando a rotina de estudos

Os participantes que levarem chaves, moedas ou relógios devem deixá-los em saquinhos separados, fora do lugar de prova. Os estudantes poderão pegar os objetos depois que as provas terminarem.

Os participantes do Enem 2019 devem se concentrar nos estudos, organizando a rotina por categorias para facilitar a concentração. Fazer algumas pausas é importante para não deixar a mente cansada e sobrecarregada com os conteúdos.

As disciplinas cobradas na prova, são: matemática e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza, linguagens e códigos, redação.

Essas disciplinas são cobradas para testar a lógica e o raciocínio dos estudantes, e não tanto para cobrar a memorização de fórmulas das matérias aplicadas.

As notas obtidas no Enem podem ser utilizadas para ingressar em faculdade e universidades de todo o país, garantindo o futuro dos jovens e de todas as pessoas que desejam concluir um curso superior, seja em uma universidade pública ou privada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui