O Enem 2020 ainda não chegou, mas muitos estudantes já querem estar por dentro de todas as informações de um dos exames mais importantes do Brasil.

Por se tratar de um assunto amplo, é necessário reunir as informações mais importantes em tópicos, esclarecendo as dúvidas dos participantes. Neste artigo você encontrará as principais respostas para as suas dúvidas do Enem 2020:

  1. 1. O que é e como funciona o Enem?
  2. Qual o período de inscrições do Enem 2020 e quem pode participar?
  3. O que é a isenção da taxa de inscrição do Enem 2020?
  4. Quando será lançado o edital do Enem 2020?
  5. Cronograma do Enem 2020
  6. Divulgação dos resultados das provas do Enem 2020?

O que é e como funciona do Enem?

A palavra Enem significa Exame Nacional do Ensino Médio, sendo criado pelo Ministério da Educação (MEC) e o Governo Federal, no ano de 1998. O objetivo da avaliação é testar os conhecimentos dos estudantes do ensino médio, bem como a qualidade de ensino das escolas públicas.

Qual o período de inscrições do Enem 2020 e quem pode participar?

Possivelmente, o período de inscrições para o Enem 2020 será divulgado juntamente com o edital, no mês de março de cada ano. Qualquer pessoa pode participar do Exame Nacional do Ensino Médio:   

– Jovens menores de 18 anos que ainda não terminaram o ensino médio, poderão participar do Enem 2020 como treineiros, ou seja, apenas para testar os conhecimentos, já que as notas obtidas ainda não poderão ser usadas no ingresso da faculdade.

– Jovens ou cidadãos brasileiros maiores de 18 anos que desejam ingressar em um curso superior;

– Idosos;

– Deficientes físicos;

– Gestantes e lactantes;

Essas condições devem ser definidas no momento da inscrição da prova, juntamente com outras informações como, renda familiar, idade, e entre outras.

O que é a isenção da taxa de inscrição do Enem 2020? 

Algumas situações especiais permitem que o participante do Enem esteja isento da taxa de inscrição do exame, são elas:

– Estudantes que estão cursando o último ano do ensino médio;

– Participantes que cursaram o ensino médio em escola pública ou como bolsista na rede privada de ensino, com renda per capita de igual ou menor que um salário mínimo e meio;

– Participantes integrantes de famílias com renda per capita de até meio salário mínimo;

A petição da isenção na taxa de inscrição do Enem 2020, deve ser feita separadamente da inscrição.

Quando será lançado o edital do Enem 2020?

Anualmente, o Exame Nacional do Ensino Médio tem o seu edital lançado aproximadamente no mês de março. Nele, estão todas as informações sobre as regras do exame, as datas das provas e outros detalhes importantes aos participantes.

Cronograma do Enem 2020

Milhares de brasileiros já sabem como funciona o Enem, bem como o que precisam estudar. Mas, para outros, será a primeira vez que farão as provas  do Exame Nacional do Ensino Médio.

Por isso, é importante acompanhar um cronograma das provas, desde a publicação do edital, as inscrições, as datas das provas e outros detalhes essenciais:

* Divulgação do Edital do Enem: mês de março 2020;

* Solicitação da isenção da taxa de inscrição do exame: mês de abril;

* Envio de justificativa de ausência das provas do Enem, no ano anterior: mês de abril;

* Abertura do período de inscrições e pagamento da taxa do Enem 2020: mês de maio;

* Solicitação de inserção do uso do nome social do participante: mês de maio;

* Divulgação dos locais para realização das provas: mês de outubro;

* Realização das provas do Enem 2020: mês de novembro;

* Divulgação do gabarito oficial do Enem 2020: mês de novembro;

* Divulgação dos resultados oficiais do Enem 2020: provavelmente no início do ano de 2021 (mês de janeiro);

Divulgação dos resultados das provas do Enem 2020

Como mencionamos acima, após serem realizadas as provas do exame, o gabarito oficial é publicado para conferência dos participantes. Possivelmente, o resultado oficial é divulgado no começo do ano posterior ao Enem 2020.

Atenção: essas são as prováveis datas para a divulgação dos resultados oficiais, mas eles ainda podem ser alterados pela comissão responsável pela comunicação das notas dos participantes.

O mais seguro é sempre consultar o edital do Enem, a fim de estar sempre a par das informações do exame.

Os resultados das provas dos treineiros do Enem, demoram mais tempo para ficarem prontos, cerca de 60 dias após a divulgação dos resultados oficiais.

Enem 2020: fazendo a inscrição no site

As inscrições para o Enem são realizadas exclusivamente através do site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Acompanhe o passo a passo:

Passo 1 – Acesse o portal do Enem 20202 INEP (https://enem.inep.gov.br/);

Passo 2 – Acesse a página do Participante, inserindo o seu CPF e a sua senha (cadastrada na versão anterior do Enem);

Passo 3 – Responda a pergunta de validação do usuário;

Passo 4 – Clique no botão enviar;

Pronto! Sua participação no Enem 2020 estará garantida. Agora, basta imprimir o cartão de confirmação da inscrição do exame, onde constam as informações como: o local de realização das provas, datas e horários do exame.

Onde posso utilizar as minhas notas obtidas no Enem?

As notas obtidas no Enem 2020, poderão ser utilizadas em quatro programas diferentes rumo ao curso superior:

Sisu: Sistema de Seleção Unificada 

É um sistema promovido pelo Ministério da Educação, onde os participantes se inscrevem para terem oportunidade de estudarem nas faculdades e universidades públicas do país.

Este recurso está disponível aos participantes das versões anteriores do Enem, bem como aqueles que não tiveram nota zero na redação. Geralmente as inscrições para o Sisu são realizadas no segundo semestre de cada ano.

ProUni: Programa Universidade para Todos

Criado pelo Governo Federal, o programa oferece bolsas de estudo integrais e parciais aos participantes, em cursos de graduação específicos.

Fies: Financiamento Estudantil

É um programa que permite o financiamento de cursos superiores em instituições educacionais privadas no país, desde que os estudantes tenham obtido notas relevantes nas versões anteriores do Enem.

IES – Instituição de Ensino Superior Portuguesa

Trata-se de uma instituição de ensino superior, composta por cursos de excelência que atendem às demandas do mercado de trabalho. Possuem cursos presenciais e à distância, espalhados pelas unidades no país.

Agora que você já conhece as opções, basta escolher a que melhor se encaixa com os seus critérios e trabalhar rumo ao futuro profissional!

Enem 2020: quais as mudanças poderão ocorrer na próxima versão do exame?

É natural que diante de qualquer mudança, ficamos inseguros e sem saber onde procurar informações seguras. Com a aplicação das provas do Enem 2020 não será diferente.

Provavelmente, o formato das provas do exame seguirão o do novo ensino médio, já aplicado nas escolas públicas. O Ministério da Educação (MEC) informou que as provas do Enem 2020 seguirão o padrão da BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC).

Esse documento rege todo o currículo de conteúdo aplicado no ensino médio, tornando-o padrão. Além disso, os temas da redação deverão continuar circundando os temas atuais da nossa sociedade: política, religião, preconceitos, meio ambiente, cenário mundial econômico, e entre outros.

Cabe ao participante se empenhar e estudar todos as matérias cobradas no Enem 2020, bem como lançar mão de simulados do exame, exercícios, fazer resumos dos conteúdos, estudar em grupo e manter o foco sempre:

– Matemática;

– Ciências da Natureza (Física, Biologia, Química) ;

– Ciências Humanas (História, Filosofia, Sociologia, Geografia);

– Linguagens, Literatura;

– Língua Portuguesa;

– Inglês ou Espanhol;

– Redação;

Você, seja participante ou treineiro do Enem 2020, conferiu neste artigo todas as informações sobre o exame: edital, inscrições, datas das provas, matérias a serem estudadas e muito mais.

Focando nos estudos diários, nos planos para o futuro profissional e como estudar melhor, com certeza os resultados serão promissores!

 

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui