As provas do Enem estão chegando e os participantes já se encontram ansiosos para o grande dia.

Em meio a tantos estudos, matérias, conteúdo, regras e detalhes a serem percebidos, o mais importante é ficar atento aos prazos e horários do exame!

Neste artigo você vai conferir:

1.Conhecendo as regras do Enem 2020 – edital;

2.Como não chegar atrasado no dia do exame;

3.O que devo levar no dia da prova;

4.Estudantes que chegaram atrasado no Enem;

Conhecendo as regras do Enem 2020 – edital

Como toda prova importante, o Enem 2020 também possui regras e determinações específicas a serem observadas. O edital do Enem é o documento em que todas as exigências são listadas, contando também com os horários e datas das provas.

Todos os participantes devem ler e entender as informações dispostas no edital do Enem 2020, e assim não cometerem nenhum erro digno de serem eliminados do exame:

– Período de inscrições (ficar atento aos prazos de início e término);

– Datas das provas do Enem;

– Valor da taxa de inscrição;

– Lista de determinações aos participantes especiais;

– Data de confirmação do cartão de inscrição do exame, e dos locais das provas;

– Previsão da divulgação dos resultados oficiais das provas;

– Estrutura e conteúdo a ser estudado;

– Metodologia de correção das provas;

– O que ou não levar no dia da prova;

Como não chegar atrasado no dia do exame

Parece impossível, mas mesmo com todas as informações disponíveis aos participantes sobre os horários de fechamento dos portões dos locais das provas, muitos deles não conseguem chegar a tempo no local.

Os motivos são diversos: algum imprevisto ou cálculo errado do tempo e trajeto até o local da prova, atrasos dos meios de transporte (ônibus, metrô, táxis, carros, motos, trânsito lento ou congestionado) e entre outros.

Os portões dos locais das provas são fechados às 13 horas da tarde. Quem chegar depois ou um minuto atrasado que seja, não poderá mais entrar.

Vamos conferir algumas dicas para não chegar atrasado no dia do exame:

  • Durma cedo no dia anterior à prova: assim o corpo e a mente estarão descansados no dia seguinte;
  • Faça um check-list do que precisa levar: justamente para não correr o risco de esquecer algum objeto, faça uma lista de tudo o que precisa levar no dia: caneta, documentos, lanches;
  • Programe-se e saia de casa mais cedo: faça um trajeto mental utilizando um mapa ou um GPS do caminho a ser feito até o local da prova. Pesquise também sobre os horários de ônibus, táxis e metrôs antecipadamente;
  • Verifique qual o local da prova: localizando o lugar onde se vai fazer a prova, verifique as informações a fim de não ficar perdido procurando a sala.
  • Alimente-se bem: fazer refeições leves, hidratar-se tomando bastante água e preparando-se mentalmente para a prova.

O que devo levar no dia da prova?

Fique atento com a lista de documentos e objetos permitidos a serem levados no dia do exame:

– Um documento com foto recente, seja o RG, carteira de motorista ou carteira de trabalho;

– Caneta esferográfica preta, feita com material transparente. O uso de lápis, lapiseiras, borracha, corretivos, canetas azuis e etc não serão permitidos!

– Levar livros, apostilas, resumos ou qualquer material que lembre uma consulta da prova, não será permitido;

– O participante deve levar o seu cartão de confirmação da inscrição do Enem 2020;

– O celular deverá permanecer desligado durante as provas;

– Não será permitido usar aparelhos eletrônicos de qualquer natureza, seja celular, calculadora, relógios, rádios e etc;

– No momento em que receber o caderno de questões do Enem, confira os dados pessoais escritos na primeira folha e verifique se estão corretos;

Estudantes que chegaram atrasado no Enem

A incidência de participantes que chegaram atrasados no Enem foi tanta, que até virou piada nas redes sociais e sites espalhados pelo Brasil.

Muitos deles chegaram um, dois, cinco ou dez minutos atrasados depois de fecharem os portões, e não conseguiram entrar. Após o horário determinado, ninguém poderá mais entrar!

Isso permite que os participantes do Enem estejam mais atentos ao horário e ao planejamento do dia, com o fim de conseguirem chegar na hora certa da prova.

Câmeras de emissoras de TV ou mesmo as lentes amadoras dos celulares, retrataram o desespero dos candidatos que ficaram do lado de fora dos portões.

A reação deles virou piada porque todos tiveram as mesmas oportunidades e tempo para se prepararem para a prova, e não se organizaram para o grande dia.

Infelizmente, seja qual for o motivo, se chegar atrasado um minuto sequer, o candidato não entrará para fazer o exame. Isso faz com que ele tenha que se inscrever novamente no ano seguinte, perdendo a chance de ingressar na faculdade desejada.

Levando a sério a vida acadêmica

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma ferramenta de grande importância da vida acadêmica. Com ele, o participante ingressa em universidades e faculdades do todo o país, garantindo um bom futuro.

Por isso, tudo depende de se levar a vida estudantil a sério hoje. Estudar, se empenhar, ter metas e sonhos a serem alcançados é de extrema valia para qualquer pessoa.

Chegar atrasado no Enem não só retrata um certo desleixo com os compromissos, como também uma falta de organização do tempo, dinheiro e recursos.

Com as notas do Enem, o estudante pode se inscrever no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), no ProUni (Programa Universidade para Todos), no Fies (Financiamento Estudantil) e entre outros.

As matérias cobradas no Enem são: matemática, ciências da natureza, ciências humanas, literatura, códigos, linguagens, língua portuguesa, redação, artes e educação física.

Todo o conteúdo estudado durante o ensino médio, será cobrado no Enem. Mas o que importa é que o participante do exame entenda os conceitos por trás das matérias do Enem e não que decore fórmulas, códigos e etc.

Conhecendo a importância do exame, levando a sério as avaliações e sabendo-se onde quer chegar, o resultado será o sucesso acadêmico e profissional.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui