O espaço rural é determinado por todo o território onde não há movimentação urbana. 

Essa parte é extremamente importante na vida do brasileiro porque, é nele que são cultivados os alimentos e as atividades predominantes do campo. 

Características e influências do espaço rural 

O espaço rural pode ser marcado por áreas verdes de cunho bem natural, habitadas, cultivadas ou preservadas, possuindo assim um ar mais puro, sem poluição sonora, visual e atmosférica.

São muitas as influências exercidas naturalmente nas atividades econômicas rurais. Vamos conhecê-las:

– Clima: inverno rigoroso, verão intenso, secas, falta de chuva;

– Solo: seco, árido, impermeável, infértil;

– Relevo: montanhas, planícies, lugares de difícil acesso;

– Atividades dos agricultores: com maquinários, serviços braçais, aplicação de agrotóxicos para controle de pragas, entre outros;

É fácil saber o porquê a produção cai quando não são encontradas as condições ideais no campo:

Sem um solo adequado que receberá a semente, irrigação periódica de água, controle de pragas e mão de obra especializada na colheita, de nada adianta investir em maquinários e sementes de última geração. 

Cotidiano das pessoas que vivem em um espaço rural

A vida nesta parte da cidade é mais pacata, as pessoas se deslocam pouco, todos se conhecem. 

Por não terem contato com outras pessoas da área urbana, eles podem ser mais tímidos e recatados em seus próprios limites.

As construções são mais casas, fazendas e casarões. A criação de animais, plantas, alimentos e produção de leite, queijo e outros, são feitos ali mesmo, sem conservantes e industrializantes.

O espaço rural conflita com o urbano porque a vida na cidade é mais frenética, corrida, as pessoas não têm tempo para conversarem, se conectarem e conviverem atenciosamente

Mas, apesar da correria, a modernidade e a falta de oportunidades de trabalho no campo fizeram com que milhares de pessoas da área rural migrassem para a área urbana, em busca de novas fontes de renda.

Principais atividades econômicas praticadas no espaço rural

Agricultura 

É marcada pelo cultivo tradicional de alimentos, muita vegetação, movimentação de pessoal desde o plantio até a colheita dos alimentos.

Nos espaços rurais mais modernos, geralmente são adicionadas máquinas agrícolas tanto para semear, quanto para colher os frutos do campo. 

O nosso país possui uma cultura predominantemente do campo (agrícola), por isso os testes de maquinários mais modernos trabalham acelerando a produção, sendo assim praticados com mais precisão e reincidência. 

Pecuária 

Marcada por ser intensiva e extensiva. Vamos conhecer as diferenças entre elas:

Intensiva: é marcada pela atividade de criação de animais em um local pequeno, como currais e galpões. Eles são vacinados, assistidos por cuidados veterinários e a dieta à base de ração.

Extensiva: os animais são criados soltos no pasto, geralmente em grandes espaços. 

A produtividade nesses casos é mais baixa, os animais não são vacinados constantemente e comem mais pasto, ou outros alimentos que encontrarem.

Extrativismo 

É o processo de retirada dos recursos naturais minerais e vegetais, como os minérios, plantações, carvão e etc. 

Devido a esta ação, a paisagem é modificada pela ação do homem e da tecnologia empregada na retirada dos recursos.

Impactos financeiros da ação do homem no espaço rural

Modernização rural

A modernização em si traz mudanças positivas e negativas para a sociedade, seja urbana ou rural. O capital investido no campo, permite o trabalho de:

– Máquinas, defensivos químicos, engenharia genética, serviços meteorológicos, técnicas de irrigação, movimentação e manejo de animais, preparação do solo, assessoria tecnológica e financeira.

Empresários rurais versus empresários urbanos

Ao mesmo tempo em que a modernidade está sendo lucrativa no campo, o empresário rural precisa correr atrás do prejuízo para não ficar desempregado e sem recursos financeiros.

Muitos dos empresários rurais acabam se endividando por pedirem empréstimos aos bancos sem, portanto, disporem de recursos da mão de obra e os insumos do plantio.

A biodiversidade dos animais no campo acaba ficando comprometida, já que a ação do homem interfere diretamente na natureza e na reprodução dos animais. 

Impactos ambientais físicos

  • Aumento populacional a partir do desenvolvimento urbano-rural, modernização e poluição;
  • Práticas agropecuárias predatórias (extração de recursos hídricos, vegetais e de animais);
  • Má gestão dos resíduos e lixos urbanos;
  • Perda da biodiversidade, poluição do solo (produtos químicos, agrotóxicos e fertilizantes);
  • Desmatamento;
  • Erosão: perda do solo devido ao uso incorreto do mesmo, ou mesmo devido a chuvas, ventos, alagações e longos períodos de seca;
  • Diminuição da água potável e contaminação dos recursos hídricos;
  • Queimadas;
  • Infertilidade do solo;
  • Êxodo rural: trabalhadores têm se deslocado para as grandes cidades, a fim de conseguir uma renda mensal melhor;

Espaço rural como tema de provas e concursos 

Por ser um tema amplo, rico e de grande impacto no meio ambiente, o espaço rural é abordado em provas, concursos e vestibulares pelo Brasil.

Mas que tipo de questões são abordadas nas avaliações? O que o aluno precisa saber e interpretar, são os impactos sofridos no meio ambiente oriundos da ação irresponsável do homem.

A sede por produzir mais, pagando barato a mão de obra, mas investindo em adubos, fertilizantes e hormônios que prejudicam a saúde dos animais, vegetais e meio ambiente.

O participante de uma prova que contenha essa questão, precisa ter esses argumentos bem claros na hora de responder às perguntas.

Conhecimento sobre o assunto 

Muitos proprietários rurais enfrentam também outros problemas, que é a invasão de pessoas nas suas terras, latifundiários e movimentos sem-terra.

Esses temas são reincidentes em provas como o Enem, especificamente no caderno de Ciências Humanas (Geografia). 

É preciso entender todo o processo de produção, cultivo, plantio e colheita dos alimentos que consumimos diariamente, e como eles foram cultivados no espaço rural. 

Por essa razão, o que se busca são pessoas que entendam do assunto, tenham opinião própria, e que queiram contribuir de alguma forma para um meio ambiente melhor e mais equilibrado.

A tecnologia e a informação têm o poder de unir, informar e trazer resultados impactantes à sociedade. Mas, também têm o poder de afastar as pessoas, fazê-las se moverem somente pelo lucro, pela produção em massa e na individualidade.

Neste artigo, você conferiu como o espaço rural sofre influências do homem e da modernidade. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui