O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é aplicado anualmente no Brasil, com o intuito de testar os conhecimentos dos estudantes e prepará-los para ingressar em um curso superior no futuro.

A redação é parte importante da prova do Enem, razão pela qual os participantes ficam tensos e ansiosos na hora de elaborá-la. 

O tema do texto é divulgado somente no dia do exame, por isso os estudantes devem chegar preparados para escrever sobre qualquer assunto. Confira os exemplos de redações nota mil do Enem e inspire-se! 

Trilhando o caminho dos 1.000 pontos na redação do Enem

Estudar de maneira contínua e assertiva, não é uma tarefa fácil. É preciso treinar a disciplina, a persistência e o foco, caso contrário o resultado da prova estará comprometido.

A fim de conseguir os 1.000 pontos na redação do Enem, os estudantes precisam se concentrar e seguir algumas dicas básicas:

– Mude a sua mentalidade: não duvide da sua capacidade de obter bons resultados, nem mesmo de seguir os exemplos de redações nota mil do Enem;

– Foque em um plano de estudos eficaz e personalizado;

– Determine quantas horas de estudo serão dedicadas por dia;

– Inclua momentos de lazer e de descanso, que funcionarão como válvulas de escape;

– Alguns estudantes preferem fazer cursinhos, estudar em grupo ou mesmo sozinhos. Veja o que funciona para você;

Disciplinas a serem estudadas:

Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza; Ciências Humanas; Literatura, Linguagens; Inglês ou Espanhol e Redação;

– Ler bastante: sejam livros, as redações anteriores do Enem, notícias, revistas ou documentários. 

– Desenvolva redações com os temas anteriores do Enem: a escrita também deve ser praticada, minimizando os erros de Português.

O que será avaliado na redação do Enem 2019

 

  • Boa escrita, coerência, fidelidade ao tema proposto;

 

  • Desenvolver o tema de maneira clara e objetiva;
  • Selecionar, relacionar, organizar, e interpretar as informações do tema na redação;
  • Apresentar argumentos e soluções para os problemas propostos respeitando sempre os direitos humanos;

Redações nota mil – versões anteriores do Enem

Dos três temas abaixo propostos, apenas alguns estudantes conseguiram a nota máxima que é 1.000 pontos. 

1.Tema: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil 

O estudante conseguiu apresentar bem o tema na redação, mostrando domínio da escrita formal da Língua Portuguesa, com parágrafos bem estruturados, organizados e completos de argumentos bem fundamentados. 

2.Tema: Publicidade infantil em questão no Brasil

Outro exemplo de boa redação digna de nota mil no Enem. Nela, o participante se ateve ao tema principal e apresentou argumentos firmes, detalhou os principais problemas e as possíveis soluções para ele. 

3.Tema: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

Note que os temas abordados nas redações do Enem, geralmente são polêmicos, recentes ou que precisam de atenção das autoridades e da sociedade no geral. 

A distribuição dos parágrafos na redação, a pontuação, a linguagem formal e os argumentos abordados garantem uma pontuação máxima no Enem!

Seguindo esses exemplos para redações nota mil do Enem, seja qual for o tema abordado esse ano, os resultados positivos estarão garantidos!

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui