Poluição, acúmulo de lixo e desmatamentos florestais. São apenas alguns dos problemas causados pelos impactos ambientais

O que é impacto ambiental

Os impactos ambientais que vemos hoje, são causados pelas ações humanas na natureza, gerando um desequilíbrio em massa no meio ambiente. 

Alguns exemplos desses impactos são as atividades de mineração, agricultura e pecuária, que consistem em retirar os recursos naturais em prol de produção e lucro para as grandes cidades e empresas.

As degradações ambientais podem ser locais, ou seja, a poluição urbana, do ar, visual, sonora, chuva ácida e até mesmo nas ruas das cidades, já afetam muito a população. 

Mas eles afetam também os lençóis freáticos, as matas florestais, as biodiversidades (animais, plantas) e a vida saudável na terra.

Mais sobre: Geografia 

Causas e efeitos dos impactos ambientais

Os problemas caudados pela ação irresponsável do homem na natureza são muitos, e podem ser facilmente identificados:

  • Aterros sanitários: a má gestão do espaço e dos recursos para a contenção do lixo, geram gás metano enquanto os resíduos se decompõem, assim como o plástico e produtos químicos que poluem o ar;
  • Poluição do ar: causada pela decomposição do lixo, bem como das fumaças de fábricas, indústrias, veículos terrestres e etc;
  • Poluição da água: por meio de águas poluídas de fábricas que desaguam em rios, córregos, lagos e oceanos, incluindo o lençol freático; 
  • Animais: a vida selvagem dos animais e plantas fica comprometida, e com o desmatamento e a caça ilegal, muitas espécies raras estão desaparecendo do meio ambiente;
  • Desmatamento: o corte de árvores de forma ilegal, queimadas, desmatamento com o fim de construir empresas, prédios e organizações, tem afetado a vida selvagem;
  • Camada de ozônio: é uma proteção natural da terra contra os raios solares, mas que devido ao alto fluxo de clorofluorcarbonos na atmosfera, essa camada de ozônio tem diminuído.
  • Pecuária: a produção e criação de animais em áreas preservadas, geram um desequilíbrio na natureza se não forem devidamente repostos;
  • Poluição visual, sonora: excesso de informações expostas nas cidades, outdoors, propagandas, cartazes, banners, carros de som e comunicações diversas;  
  • Mineração: a atividade de extração de minerais como o carvão, o petróleo, o ouro, pedras preciosas e gás natural, cobram o seu preço.

Impactos gradativos em todas as áreas do meio ambiente: mineração

Por serem recursos naturais esgotáveis, eles tendem a acabar com o tempo de exploração: os minerais, gás natural, água potável, florestas e áreas preservadas. 

Assim que são retirados, as substâncias minerais entram em contato com o solo e tornam-se nocivas à natureza.

Quando os minerais extraídos são estéreis, ou seja, não servem para a indústria, são depositados em áreas próximas às minas. 

Esses rejeitos podem contaminar ainda mais o solo freático, muitas vezes por serem radioativos, afetando a fauna e a flora aquática. 

A queima dos elementos tóxicos dos minérios, prejudicam o ar e a poluição sonora afeta as grandes cidades. 

Com o tempo, o solo não suporta tanta exploração e acaba cedendo, causando erosão e inundação, ou até mesmo desmoronamento de barragens.  

– O que gera a deterioração da camada de ozônio? 

Os aerossóis, equipamentos de refrigeração, espuma química, fumaça constante de carros, ônibus, cigarros, fábricas e indústrias, lixo tóxico e entre outros.

Os raios solares Ultravioleta em grande quantidade, causam câncer de pele, catarata, problemas de pele e de visão.

Médicos e especialistas recomendam o uso constante de protetores solares da pele do rosto e do corpo, o uso de óculos escuros, bonés, chapéus e roupas claras de manga comprida, nos dias mais quentes de sol.

Devido ao aquecimento global causado pelo excesso de raios solares na terra, as extremidades congeladas do mundo como o polo norte e o polo sul, estão derretendo as suas geleiras, aumentando o nível do mar e o resfriamento natural da terra.

Apesar de conhecidos os problemas causados pelos impactos ambientais, muitos cidadãos permanecem alienados a eles, agredindo ainda mais o meio ambiente com suas ações diárias.

Impactos ambientais causados pela geração de energia

Ao falarmos sobre os problemas ambientais, não podemos deixar de mencionar aqueles causados pela geração de energia.

A maioria dos países possui maior espaço habitado urbano do que rural, por isso necessita de energia elétrica. As termelétricas produzem energia através da queima na caldeira de carvão.

O calor produzido por elas, aquecem a água, e faz com que circulem em uma rede de tubos, criando-se assim o vapor. 

É ele que movimenta as pás das turbinas, e ligadas ao gerador, produzem energia elétrica.

Mas o ciclo não termina aí. O vapor que foi gerado é resfriado por um condensador, fazendo-o voltar para os tubos, reiniciando todo o processo novamente.

As termelétricas são instaladas próximas a rios e ao mar, porque as águas destas fontes são utilizadas para condensarem o vapor, ou seja, resfriá-las.

Ao completar o ciclo de produção de energia, a água volta para os rios e mares mais quente, o que prejudica a fauna e a flora marítima. 

Outros combustíveis utilizados nas termelétricas são o diesel e o carvão, que produzem mais gás carbônico, óxido de nitrogênio e aumentam a incidência de chuvas ácidas e efeito estufa.

Meio ambiente como tema de provas e exames 

Esses impactos são temas recorrentes nas provas do Enem, de vestibulares e concursos. 

A ideia é chamar a atenção dos participantes sobre cada um desses problemas ambientais, levando-os a comparar o passado, o presente e o futuro do país, e de suas reservas naturais.

No exame do Enem, a disciplina que cobra sobre essas matérias do meio ambiente geralmente é a Geografia, um pouco de História, Física, Química e Biologia (Ciências Humanas e da Natureza).

O estudante precisa entender os processos causados pela ação irresponsável do homem na natureza, bem como as medidas tomadas pelos governantes para tentar proteger as reservas naturais.

A conscientização para os problemas do meio ambiente, não podem passar despercebidos. Muitas pessoas podem se perguntar o que esse tema tem a ver com o Enem, vestibular ou concurso. A resposta é: tudo a ver! 

Quando se faz um exame tão importante como o Enem, espera-se que pessoas conscientes façam a prova com clareza, consigam boas notas e por consequência sejam profissionais que impactem positivamente a sociedade, os países e o mundo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui