A partir do ano de 2010, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio passaram a incluir a Língua Estrangeira: Inglês ou Espanhol, que deve ser escolhida pelo candidato no momento da inscrição.

O inglês apesar de ser um idioma ensinado nas escolas, muitas pessoas ainda têm muita dificuldade de interpretá-lo, principalmente dentro de uma prova tão importante como o Enem. Inglês ou Espanhol: qual língua estrangeira escolher para a prova do Enem?

Inglês ou Espanhol – como é a prova de língua estrangeira

Saber falar, ler e escrever em outro idioma é algo extremamente importante nos dias de hoje. O mundo globalizado exige que nos comuniquemos mesmo que indiretamente, com pessoas, mercados e profissionais do Exterior.

Prova de Inglês Enem: a ortografia e interpretação das palavras em inglês, em nada se comparam com as do nosso idioma, o que traz ainda mais dificuldade na hora de resolver as questões.

Em nossa cultura, a língua inglesa pode ser encontrada em vários lugares, seja em músicas, filmes, seriados e na grade curricular das escolas, no Brasil.

Prova de Espanhol Enem: a ortografia e compreensão do idioma é muito parecido com o Português, mas nem por isso deixa de ser importante estudar e se empenhar nos estudos do Espanhol.

É mais fácil compreender, ler e se comunicar com alguém que fala espanhol, porém, algumas palavras que são parecidas podem ter resultados totalmente diferentes.

 

Preferência de escolha dos participantes do Enem

Cerca de 60% dos participantes do Enem, escolhem o Espanhol como língua estrangeira. Mas, aqueles que optam pelo inglês acabam se saindo melhor na avaliação como um todo.

Escolher um idioma só porque parece ser mais fácil, pode ser um grande equívoco passível de fazer errar muitas questões na prova de Língua Estrangeira.

A porcentagem de acertos dos estudantes na prova de inglês ficou em volta de 45%, enquanto na prova de espanhol em 34% apenas.

Como me preparar melhor para a prova de Língua Estrangeira do Enem

– Inclua em sua rotina de estudos: assistir séries, filmes e seriados legendados. Isso é importante para treinar o ouvido a se acostumar com o idioma, melhorar a escrita e a compreensão das palavras.

– Leia textos em inglês ou espanhol: mesmo que não compreenda todas as palavras, o exercício fará com que o cérebro assimile o novo idioma. Estude as questões de língua estrangeira que caíram nas provas anteriores do Enem.

– Dicionário: desenvolva o hábito de recorrer ao dicionário toda vez que não souber o significado de uma palavra em inglês e espanhol (vale para o nosso idioma também!)

– Escute músicas em inglês ou espanhol: seja para relaxar, estudar ou se divertir, a música tem o poder de tornar a compreensão de um idioma mais fácil.

– Aplicativos: hoje com a tecnologia, é possível baixar aplicativos para celular que ensinam de forma prática e fácil a respeito de outro idioma.

Não se preocupe tanto em traduzir todas as palavras das questões na prova, mas tente captar o contexto, a ideia central, e as possíveis respostas para o problema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui