O Enem é um exame anual aplicado em todo o Brasil, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino nas escolas públicas. Além disso as notas obtidas pelos candidatos nas provas, podem ser utilizadas por eles para o ingresso nas universidades e faculdades do país.

Para fazer a prova do Enem, é necessário pagar uma taxa de inscrição no valor de 85 reais. A cada ano essa taxa pode sofrer um pequeno reajuste. Aquelas pessoas que não tiverem condições de arcar com o pagamento da taxa, podem solicitar a sua isenção: saiba quem tem direito!

Como funciona o processo de inscrição para o Enem

A partir do ano de 2018, o período de isenção da inscrição no Enem começou antes da realização da prova. Isso permite que o candidato tenha tempo para comprovar a incapacidade financeira de arcar com os custos da prova.

Esse ano (2019), o prazo para requerer a isenção da taxa de inscrição do Enem foi entre os dias primeiro e dez do mês de abril, e as inscrições para o exame terminaram no mês de maio.

Se o pedido de isenção enviado for negado, o estudante pode recorrer da decisão e enviar novos documentos que comprovem a sua situação. Quando for comprovada a isenção, o candidato do Enem deve cumprir com os mesmos prazos de inscrição dos demais candidatos.

Quem tem direito à isenção da taxa de inscrição do Enem

Alguns pré-requisitos devem ser seguidos para que o candidato consiga o pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem, são eles:

  • Estar cursando o último ano do ensino médio em uma escola pública nesse ano (2019);
  • Ter concluído o ensino médio em escola pública ou sendo bolsista integral na rede particular de ensino;
  • Possuir uma renda mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa;
  • Aqueles que já concluíram o ensino médio por meio da Certificação de Conclusão do Ensino Médio com o Encceja 2018 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos);

Como solicitar a minha isenção?

Se o indivíduo se enquadra em um dos critérios citados acima, poderá pedir a isenção da taxa de inscrição do Enem, veja como:

– Acesse o site: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial, que é a página oficial do participante do Enem;

– Clique na aba isenção Enem 2019;

Informe o número do CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição. Se não se lembra qual é a senha, clique na caixa Esqueci a senha;

– Confirme todos os seus dados pessoais apresentados na tela e caso estejam errados, entre em contato para obter a correção através do número 0800 61 61 61. Não se esqueça de inserir o endereço atual onde mora;

– O sistema apresentará algumas situações na tela, para verificar qual o critério se encaixa com o seu perfil;

– Preencha o questionário socioeconômico solicitado;

– Finalize a petição informando o seu número de telefone atualizado, com o seu e-mail;

Aqueles que conseguiram solicitar a petição de isenção da taxa de inscrição do Enem e não conseguiram aparecer no dia da prova, devem justificar a sua ausência junto à Página do Participante.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui