Regras de três, funções de primeiro e segundo grau, expressões numéricas, razão, funções, porcentagens e conversão de unidades (como transformar quilômetros em minutos, segundos).  

Essas são apenas algumas das matérias contidas na Matemática, estudadas ao longo de todo o ensino fundamental e médio. Se você irá fazer a prova do Enem este ano, com certeza já se deparou com alguns desses conteúdos de estudo.   

Matemática no Enem: como transformar quilômetros em minutos

1-Matemática no Enem: matérias que você deve estudar

2-Conversão de unidades: como transformar quilômetros em minutos!

3-Estudando Matemática na prática

4-Provas anteriores Matemática Enem: questões sobre como transformar quilômetros em minutos

Matemática no Enem: matérias que você deve estudar

A um mês e poucos dias antes do exame, não dá mais para perder tempo nos estudos.

Confira agora os temas mais recorrentes da Matemática no Enem:

– Funções de primeiro e segundo grau: elas podem aparecer em questões explícitas em gráficos e funções que indicam o x, mas podem também estar subentendidas.  

– Progressão aritmética e geométrica: as clássicas PA e PG podem ser apresentadas questões onde se deve calcular quanto tempo se passou depois de determinado evento, como por exemplo, o ciclo do sol.

– Estatísticas: como tema recorrente do Enem, as estatísticas aparecem como a média aritmética, calculando determinados valores segundo algumas proporções.

– Grandezas proporcionais: são também questões clássicas que geralmente se resolvem com uma simples regra de três. 

– Porcentagem: aparece em questões que abordam sobre descontos, porcentagem, lucro, comissão e entre outros.

– Equações de primeiro e segundo grau: elas aparecem em questões que envolvem gráficos, exigindo que o participante formule uma relação entre as equações para achar a resposta certa.

– Trigonometria (triângulo, retângulo e semelhança de triângulos): geralmente essas questões aparecem já com uma figura a ser analisada.

– Áreas de figuras planas, prismas, cilindros, cones e esferas: da mesma maneira que as questões sobre trigonometria, as questões sobre áreas e figuras planas apresentam uma ilustração a ser analisada.

– Análise combinatória e probabilidade: são questões que abordam a probabilidade de determinado evento acontecer, ou das vendas de um produto, por exemplo.

– Conversão de unidades: aparecem em questões sobre como transformar quilômetros em minutos, segundos; calculando o tempo e etc.

Conversão de unidades: como transformar quilômetros em minutos!

Em 1971 uma equipe de cientistas resolveu elaborar uma unidade padrão de medidas. Até então os cálculos eram feitos separadamente, em cada país, região e povo diferente.

Foi no século XX que o Sistema Métrico de Medidas foi criado, e a maioria dos países adotaram essa nova forma de medir, transformar e lidar com a conversão de medidas.

Os norte-americanos ainda utilizam as polegadas para mensurar pequenas medidas, e as milhas em grandes medidas. A palavra metro vem do grego métron, que significa o que mede.

Relembre como transformar quilômetros em minutos!

Inicialmente estava estabelecido que o metro seria a décima milionésima parte da distância do Polo Norte até o Equador (dentro do meridiano que passa por Paris). O metro passou a ser adotado no Brasil em 1928.

Vamos reforçar o básico desta matéria, que é transformar quilômetros em metros:

– Um (1) km = 1000 metros 

Se precisar converter uma medida em metro para quilômetro, basta dividir por 1000. Para transformar quilômetro em metro, multiplique por 1000.

Relembre também como se transforma o tempo:

– Uma hora = 60 minutos = 3600 segundos (60 segundos x 60 segundos)

Como transformar quilômetros em minutos 

– Usando os dados acima podemos substituir os valores a fim de chegar ao resultado:

1km/h equivale a 1000 m/3600 segundos

  • Logo, para transformar metros por segundo (m/s) em quilômetros por hora (km/h), multiplique por 3,6.
  • A fim de transformar quilômetros por hora (km/h) em metros por segundo (m/s), é preciso dividir por 3,6.

Por que usar o valor de 3,6?

Esse valor é usado por causa das correspondências dentro da unidade de medida de espaço e tempo, assim como 1 km = 1000 metros e 1 h = 3600 segundos.

Essa é a maneira mais prática de como transformar quilômetros em minutos

Dentro da matemática, diversas medidas e unidades são constantemente relacionadas, confira:

– Massa: determina a quantidade de matéria existente em um corpo. A unidade padrão usada para quantificar a massa é o quilograma (kg), e o objeto usado para medi-la é a balança.

– Volume: é a extensão que um corpo ocupa no espaço. A formula usada para calcular o volume de um objeto é: v = comprimento x altura x largura. 

Dentro do Sistema Internacional (SI) o volume é mensurado em metro cúbico (m3) e o litro (L).

– Pressão: é a grandeza física que relaciona a força exercida sobre uma superfície e uma área específica. Confira a fórmula: P = F/S.

P de pressão = F força e S = área.

– Temperatura: a capacidade que um corpo possui de transmitir ou de receber calor, é por meio da temperatura. O termômetro é usado para mensurá-la. 

– Densidade: é a razão entre a massa de um objeto e o volume ocupado por ele. Fórmula: d= massa/volume.

Estudando Matemática na prática: como transformar quilômetros em minutos

A matemática não é um bicho de sete cabeças, mas requer muita atenção, esforço e raciocínio dos estudantes. 

Não deixe de fazer exercícios complementares de como transformar quilômetros em minutos!

Muitos deles consideram a matéria difícil, e por sua vez não conseguem tirar boas notas. 

1-Foque em saber bem o básico em Matemática: saiba realizar as quatro operações (subtração, adição, multiplicação, divisão), as potências, logaritmos, artifícios da álgebra, as características das figuras geométricas, as proporções, as análises combinatórias e os gráficos.

2-Funções: atente-se também às funções. Você deve conhecer os principais tipos, seja pelos gráficos apresentados ou pelas expressões matemáticas. É necessário associar os conceitos de raízes quadradas, sinais, crescimento, pontos máximo e mínimo dos gráficos.

3-Fórmulas: saiba a origem das fórmulas, as figuras e seus conceitos

4-Formas de resolver um problema: na Matemática geralmente não existe uma forma de resolver os problemas, há pelo menos duas. Explore todas as possibilidades!

5-Leitura: ao ler o enunciado da questão no Enem (que geralmente são textos longos), tente focar nas partes mais importantes, faça pequenos rascunhos nos cantos da folha para memorizar melhor as informações.

6-Construa uma boa base de resolução de questões: analise novamente aquelas questões do exame, simulado ou exercício, que você se deu bem e resolveu com facilidade. Verifique o passo-a-passo, ou seja, como chegou nessa resolução de problema.

Faça exercícios de como transformar quilômetros em minutos! Treine o seu cérebro para fixar o conteúdo!

7-Simplificando as contas: assim como aprendemos na escola, reforce a prática de simplificar as contas, operações e numerais, chegando ao resultado mais rápido otimizando o seu tempo de prova. 

8-Cuidado com as substituições: não substitua um número, medida ou unidade sem que o enunciado peça isto. Quando for necessário, a própria questão mostrará o valor para você.

9-Aposte em bons materiais de estudo: vale a pena se dedicar mais e estudar com bons materiais, principalmente os mais recentes.

10-Figuras: analise bem as figuras geométricas mostradas nas provas. Elas podem as vezes parecer que possuem lados iguais, mesmas medidas e etc. De novo: leia atentamente o que está sendo pedido.

Provas anteriores Matemática Enem: questões sobre como transformar quilômetros em minutos

Todos os recursos são válidos na hora de estudar para o Enem! Se você quer se dar bem na prova, precisa dar uma olhada e analisada nas questões anteriores do exame!

No site oficial do Inep você encontra todas os cadernos de provas dos exames anteriores divididos por cor.

Geralmente as questões de matemática estão no caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Questões sobre como transformar quilômetros em minutos aparecem em várias provas do Enem, ou seja, são perguntas recorrentes que o participante deve saber bem.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui