O Exame Nacional do Ensino Médio acontece todo ano desde 1998. Antigamente com o caráter apenas de avaliação da educação no Brasil, o exame foi criado durante o governo Fernando Henrique Cardoso. 

Hoje o ENEM é a principal porta de entrada para quem pretende estudar em uma universidade pública.

O exame já foi feito por milhares de brasileiros nesses anos, o que mostra a importância do evento na educação brasileira. Hoje em dia, o ENEM possui dois dias de provas, sendo que no primeiro se faz a redação.

E, desde 2005, o Ministério da Educação (MEC), mudou as regras e, passou a divulgar um ranking das melhores escolas do país, com base nas notas dos alunos que participam. É uma informação muito interessante, que nos mostra muitas coisas. 


Neste artigo você conhecerá as melhores escolas no ENEM segundo ranking do MEC desde o ano de 2005. Lembrando que são contados como critérios as notas médias das questões mais das redações. 

Melhores escolas no ENEM 2005

Em 2005, com a criação de programas como ProUni durante o governo Lula, o ENEM passou a ter um caráter mais parecido do que vimos hoje. Não só feito para avaliar o nível médio de educação no país.

Foi a partir deste momento que o ENEM virou uma via de entrada para os alunos ingressantes nas faculdades federais. Por isso, o MEC fez a divulgação das melhores escolas. 

A melhor escola de 2005 foi o Colégio São Bento, da cidade do Rio de Janeiro. O colégio é privado e teve uma média de nota de 81,9. Nessa época, a avaliação valia de 0 a 100.

Um fato curioso é que outros dois colégios particulares do Rio de Janeiro completaram o pódio em 2005. Em segundo, com média de 81,6 Colégio Santo Agostinho e em terceiro, com média de 80,3 o colégio PH.

A escola pública mais bem ranqueada no ano foi o Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ficando em sétimo lugar com uma média de 77,3 pontos. 

 

Melhores escolas no ENEM 2006

No ano seguinte, em 2006, o ENEM aconteceu com o mesmo formato do ano anterior. O que chama a atenção é o fato das melhores médias terem sido bem abaixo de 2005. Isso mostra que o exame teve uma elevação de nível técnico.

E, pela primeira vez, um colégio do nordeste apareceu em primeiro lugar. Foi o Colégio Dom Barreto, da capital do Piauí, Teresina. A média do colégio foi de 74,2. Em segundo lugar tivemos o colégio Vértice, de São Paulo – SP, com 74,1. 

Fechando o Top 3 o Colégio Santo Agostinho, do Rio de Janeiro – RJ, teve uma nota média de 72,3. Esse colégio foi segundo colocado em 2005. Todos eles são particulares. 

O colégio público melhor colocado foi o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais. A nota média dele foi de 70,4, o deixando na sétima posição, igual à melhor escola pública de 2005. 

Melhores escolas no ENEM 2007

No ano de 2007 o ENEM aconteceu abrangendo mais escolas no país. Porém, o ranking das três melhores escolas foi uma repetição dos anos anteriores. Um fato muito curioso de se observar. 

O primeiro lugar foi novamente do Colégio São Bento do Rio de Janeiro. Com uma média de 82,7, o colégio particular voltou a ser o primeiro colocado desde 2005. Em 2006, ficaram fora do top 3, na quarta colocação.

O segundo colocado seguiu a mesma receita. Assim como vice em 2005, o Colégio Santo Agostinho, também do Rio, fechou o ENEM deste ano com uma média de 82. Uma nota superior ao que tiveram em 2005.

Em terceiro lugar, o Colégio Vértice, da cidade de São Paulo, ficou com uma média de 81,7. Uma média superior ao ano anterior, quando ficaram em segundo. 

A escola pública mais bem ranqueada foi o Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que assim como 2005, ficaram em sétimo lugar. Sua média foi de 79,7. 

 

Melhores escolas no ENEM 2008

Em 2008, com já dez anos,  o ENEM já era dito pela maioria como a principal forma de se ingressar nas faculdades públicas no país. Logo, muitos alunos se esforçaram ao máximo na avaliação, para atingirem seus objetivos. 

Esse ano houve uma grande “surpresa” nos três melhores. Isso porque uma escola pública, pela primeira vez, ficou em terceiro lugar. E foi o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, que foi a melhor escola pública de 2006. Sua média foi de 76,6.

Já em primeiro lugar, tivemos novamente o Colégio São Bento, do Rio de Janeiro, com uma média de 80,6. E, sendo a segunda melhor escola do ano, o Colégio Bernoulli, da capital mineira Belo Horizonte. 

Melhores escolas no ENEM 2009

O ENEM 2009 sofreu algumas alterações segundo o MEC. A principal delas é o fato das notas, que foram de zero a 100 para 1000. Com isso, as notas ficaram mais precisas e mais específica para a avaliação. 

Esse ano tivemos a escola paulista como a mais bem avaliada. Foi o Colégio Vértice, que ficou com a média de pontuação de 749,70. Em seguida, com 741,54, o Colégio Dom Barreto figurou no segundo lugar.

Em terceiro tivemos o Colégio São Bento, do Rio. Interessante ressaltar que estes três colégios já figuraram entre os melhores em anos anteriores.

Assim como a melhor escola pública colocada. O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa ficou em sétimo, com uma média de 734,66 pontos. 

 

Melhores escolas no ENEM 2010

Já em 2010 tivemos uma retomada de um colégio que já foi muito bem até então no ENEM. Tivemos o Colégio São Bento, que assim como 2005, 2007 e 2008, ficou em primeiro lugar no país, com uma média de 761,7 pontos.

Novamente, o Colégio Dom Barreto do Piauí teve a média de 754,13 e acabou com o segundo lugar. Já em terceiro tivemos o Colégio Objetivo Integrado, da cidade de São Paulo-SP, com 753,92. E, novamente, a melhor escola pública do ano, com 726,42, foi Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa de Minas Gerais.

Melhores escolas no ENEM 2011

Em 2011 tivemos duas surpresas no top três. A primeira é que tivemos duas escolas mineiras no ranking das três melhores. A terceira colocada foi a Bernoulli, da capital Belo Horizonte, com 718,18 pontos.

O segundo colocado é o colégio Elite Vale do Aço de Ipatinga com uma média de 722,15. Foi a primeira vez que a escola figurou no ranking do ENEM. Já em primeiro lugar, tivemos o colégio Objetivo Integrado, que já havia sido terceiro colocado um ano antes. 

Pelo quarto ano seguido, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa de Minas Gerais foi a escola pública mais bem ranqueada, ficando em oitavo lugar com a média de 704,28.

Melhores escolas no ENEM 2012

O ano de 2012 não teve nenhuma surpresa, pelo contrário, tivemos quase que uma repetição no Top três. O primeiro lugar foi novamente do Colégio Objetivo Integrado da capital paulista, com uma ótima média de 737,15.

Porém, tivemos uma inversão entre a segunda e a terceira colocação. Ou seja, o Colégio Bernoulli ficou em segundo com a média de 720,89, enquanto que o Elite Vale do Aço fechou o trio com a média de 718,88. 

O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa de Minas Gerais seguiu em primeiro nos colégio públicos do país com a média de 706,2. Em 2012 eles atingiram a marca de cinco anos seguidos sendo os melhores no ensino público. 

 

Melhores escolas no ENEM 2013

Pela primeira terceira vez seguida, o Colégio Objetivo Integrado ficou em primeiro no ranking do ENEM. Com uma média de 741,94, a escola paulistana, na época, só estava atrás colégio São Bento, do Rio de Janeiro, que teve quatro anos como melhor escola. 

Novamente em segundo, tivemos o Colégio Bernoulli de Belo Horizonte – MG, com a pontuação de 722,64. Fechando o top três, tivemos uma novidade: Colégio Ponto de Ensino, da cidade do Rio de Janeiro – RJ, com média de 720,02. 

O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa de Minas Gerais, foi novamente a melhor escola pública no ENEM. 

Melhores escolas no ENEM 2014

O ano de 2014 contou com um ENEM muito mais divulgado por parte do MEC. Com isso, o número de alunos que fizeram a prova foi maior. Além do fato dos colégios por todo país darem muito mais importância ao exame. 

Em primeiro lugar tivemos, pela primeira vez, o Christus Colégio Pré Universitário, da cidade de Fortaleza-CE. A sua média foi de 752,83. Em segundo também tivemos novidades. 

Foi a vez do Colégio Bionatus II, da cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, que ficou com a média de 744,42. Ao contrário os primeiros lugares, em terceiro tivemos já uma escola “veterana” no assunto de melhores do ENEM. 

O Colégio Bernoulli ficou com a média de de 744,14. E, mais uma vez, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa de Minas Gerais foi a instituição pública melhor colocada, com 718,37 pontos de média. 

Melhores escolas no ENEM 2015

Em 2015 tivemos a volta de um velho conhecido como líder do ranking das escolas . Dessa vez, o Instituto Dom Barreto, de Teresina, Piauí, ficou em primeiro com a média de 753,74 pontos. O colégio havia sido o líder em 2006. 

Em segundo, tivemos o Colégio Bernoulli de Belo Horizonte, com 749,39. Apesar de, até aqui, nunca ter sido o primeiro colocado, a escola sempre figurou entre os três primeiros no ENEM nos últimos anos, mostrando sua regularidade. 

E, também de Belo Horizonte, tivemos o Colégio Santo Antônio, com 731,73 pontos na terceira posição. o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa de Minas Gerais, mais uma vez, foi o mais bem colocado da rede pública de ensino, com 721,95.

 

Melhores escolas no ENEM 2016

Em 2016 tivemos mais uma novidade como melhor escola do ENEM. Foi a vez do Farias Brito Colégio de Aplicação, do município de Fortaleza-CE, ficar em primeiro no país com a nota de 743,42.

Tivemos a volta do Colégio Objetivo Integrado, que ficou de fora de alguns anos, mas que em 2016 fez 743,21, o que garantiu o segundo lugar no ranking. E, por fim, tivemos o Colégio Bernoulli, de Belo Horizonte, com 730,62.

E, novamente, seguindo a tendência dos últimos anos, a escola pública melhor colocada foi Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa. O que chama a atenção é a colocação, apenas a décima nona posição, com 695,07.

 

Melhores escolas no ENEM 2017

Em 2017 foi o ano que, uma escola que sempre estava no top três, mas que nunca conseguia ser a primeira colocada, conseguiu o feito: Colégio Bernoulli de BH, ficando com a média de 712,91. 

Em seguida, tivemos mais uma escola mineira, só que desta vez da cidade de Ipatinga. O Colégio Fibonacci ficou com 709,88 pontos de média. E, tivemos também a Dom Barreto de Teresina, com 708,68 pontos em terceiro lugar. 

 

Melhores escolas no ENEM 2018

Na última edição do ENEM até aqui tivemos duas escolas nordestinas no top três. Uma delas foi a primeira colocada Farias Brito Colégio de Aplicação, que repetiu o feito de 2016. Sua nota média foi de 733,42.

A segunda colocada foi o já conhecido Colégio Objetivo Integrado da cidade de São Paulo, que fechou o exame com nota de 730,61. E, o outro colégio nordestino faltante, que fecha o terceiro lugar, vem de Fortaleza-CE. 

O Colégio Ari de Sá teve a nota média de 728, 36. Ele é novidade no top três desde 2005. Essas são as melhores escolas do ENEM desde que os dados começaram a ser divulgados pelo MEC em 2005.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui