O Exame Nacional do Ensino Médio é o segundo maior do mundo voltado para jovens, e pessoas que desejam ingressar em um curso superior. As notas obtidas nas disciplinas podem ser usadas como vestibular em universidades de renome no país.

  • Neste artigo você vai conferir:

* Quais são as disciplinas cobradas no Enem?

* Como são calculadas as notas nas disciplinas do Enem?

* Por quanto tempo as notas do Enem são válidas?

* Dicas matadoras para se sair bem nas provas do Enem!

 

Quais as disciplinas cobradas no Enem?

A fim de entender melhor como as notas do Enem são calculadas, é preciso saber quais são as disciplinas cobradas no exame. Confira!

  1. Língua Portuguesa, Literatura, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  2. Artes, Educação Física, Inglês ou Espanhol (Língua Estrangeira);
  3. Matemática e suas Tecnologias;
  4. Ciências da Natureza: Química, Física e Biologia;
  5. Ciências Humanas: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  6. Redação;

Ao todo, são 180 questões de múltipla escolha no Enem (45 em cada disciplina) mais a redação, com um tema pré-definido.

Como são calculadas as notas nas disciplinas do Enem?

As questões de múltipla escolha nas disciplinas do Enem, são avaliadas por meio do sistema de Teoria de Resposta ao Item (TRI), que avalia o perfil de respostas marcadas pelo candidato e a probabilidade de acertos que ele teve.

Assim, as notas do participante são calculadas individualmente e lançadas no sistema, juntamente com as notas obtidas na redação do exame. Se o estudante acertar uma questão que poucos acertaram, então a nota dele será maior do que a dos demais.

As notas nas disciplinas devem sempre estar próximas de 500 pontos. Na redação, a pontuação pode ser de 0 ou 1.000 pontos, dependendo do desempenho, escrita e interpretação de texto do estudante.

Por quanto tempo as notas do Enem são válidas?

Essa é a dúvida de muitos jovens e participantes do Enem: por quanto tempo as notas obtidas no exame são válidas? Dependendo da faculdade ou programa que se deseja ingressar, as notas do Enem valem por um ano.

Programas sociais que permitem usar as notas do Enem

Sisu – Sistema de Seleção Unificada: é um sistema que aceita as notas do Enem como inscrição. Os participantes poderão ingressar em universidades e faculdades públicas do país, utilizando o seu número de inscrição e senha do Enem.

Para isso, os estudantes precisam ter realizado o Enem do ano anterior a fim de conseguirem fazer parte do Sisu. As seleções do programa acontecem duas vezes ao ano, de acordo com a disponibilidade dos cursos superiores.

Atenção: o participante não poderá ter zerado a redação do Enem no ano anterior, caso contrário, ele não poderá se inscrever no Sisu.

ProUni – Programa Universidade para Todos: lançado pelo Governo Federal, o programa auxilia jovens e pessoas de baixa renda a ingressarem em um curso superior, seja ele público ou privado.

As bolsas de estudo podem variar entre 50% e 100%, dependendo do tempo de duração e complexidade do curso escolhido.

O estudante precisa declarar ao sistema que não possui condições financeiras de arcar com o valor do curso, apresentando comprovantes de renda.

O processo de seleção do ProUni acontece no começo do primeiro e do segundo semestre de cada ano. Por essa razão, a nota a ser utilizada do Enem precisa ser a mais recente.

Atenção: as notas obtidas no Enem precisam ser maiores que 450 pontos nas disciplinas, e maior que 0 na redação a fim de conseguir se inscrever no ProUni.

Fies – Programa de Financiamento estudantil: esse programa permite que os cursos superiores particulares sejam financiados de 50% a 100% com juros mais acessíveis, dependendo da faculdade escolhida. 

Somente após o término do curso é que o estudante começará a pagar o Fies. As notas do Enem a serem utilizadas no programa podem ser a partir de 2010.

Atenção: é preciso comprovar uma renda correspondente ao valor do curso desejado, não ter tirado zero na redação, e ter obtido 450 pontos nas disciplinas das provas no Enem.

As parcelas do pagamento do financiamento, não ultrapassarão 10% do salário do participante.

Muitas faculdades e universidades privadas no Brasil, possuem o seu próprio sistema de descontos e bolsas de estudo, além de aceitarem as notas obtidas no Enem, tornando-se uma oportunidade e tanto para os jovens!

Dicas matadoras para se sair bem nas provas do Enem!

Agora que você chegou até aqui, confira algumas dicas matadoras para se sair bem nas provas do Enem!

– Crie uma rotina de estudos funcional: essa rotina deve ser prática, personalizada e diária. De nada adianta adotar um plano de estudos que funcionou para o seu amigo, por exemplo.

Cada um deve conhecer as suas dificuldades, quais as matérias mais fáceis ou difíceis de estudar. Alguns participantes do Enem escolhem fazer cursinhos preparatórios, outros decidem estudar em grupos, ou mesmo sozinhos em casa.

Seja qual for a sua escolha, que ela te leve a compreender o conteúdo a ser abordado no Enem e torne a rotina de estudos mais leve.

– Manter-se atualizado: isso inclui ler livros, notícias, documentos e tudo o que envolve as notícias políticas, econômicas e sociais do mundo.

– Treine a escrita da redação, faça simulados das provas anteriores: é como um exercício físico praticado regularmente, onde os músculos e todo o corpo ficará mais forte.

Assim, quanto mais o participante treinar a escrita da redação e os exercícios das provas anteriores, maiores serão as chances de obter as melhores notas!

– Esqueça a prática de decorar fórmulas, conceitos e detalhes das matérias: a ideia por trás de cada questão do Enem, é fazer com que o estudante compreenda a importância do conteúdo, e não que decore as fórmulas e conceitos.

Geralmente, esse conteúdo mais direcionado e seletivo ocorre nos vestibulares e concursos públicos.

– Tenha momentos de descanso e lazer antes, durante e depois da prova: o nosso corpo precisa de descanso diariamente. Não se deve abrir mão desse lazer e descanso, pois a produtividade antes e durante a prova, tende a cair.

Agora você já sabe como utilizar as notas do Enem, e por quanto elas valem! Bons estudos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui