O Enem é um exame importante na vida acadêmica dos jovens. As notas obtidas em suas disciplinas, servem como vestibular em faculdades e universidades do país.

Confira o novo sistema de inscrição do Enem 2020, quais as mudanças e os requisitos:

1.Como funciona o novo sistema de inscrição do Enem 2020?

2.Quais foram as alterações?

3.Passo a passo: como se inscrever no novo sistema!

4.Deficientes físicos: o que mudou para eles?

5.Inscreva-se no Enem 2020!

Como funciona o novo sistema de inscrição do Enem 2020?

À medida que os anos passam, novas tecnologias e sistemas vêm sendo implantados em nossa sociedade. Por isso, o sistema de inscrição do Enem 2020 também passou por uma repaginada.

A ideia é promover mais interatividade entre os participantes do Enem e o sistema, tornando-o mais sustentável. Ao acessar a página de inscrições do exame, o indivíduo se depara com uma atendente via chat robô, que se chama Nanda.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) informou que esse novo sistema promove a inclusão de todos os participantes, inclusive os que possuem alguma deficiência ou limitação física, onde poderão informá-las diretamente no site.

Quais foram as alterações?

Os participantes que se inscreveram no Enem 2019, já se depararam com o novo sistema dinâmico e intuitivo. Com as constantes mudanças tecnológicas acontecendo no Brasil e no mundo, era necessário que esse quesito também fosse alterado.

Logo ao entrar no site do Enem 2020, o indivíduo visualizará as tags: cronograma, orientações, dúvidas frequentes, tutoriais (inscrições e inscrições em Libras), término das inscrições e o horário local atualizado com o de Brasília.

Provavelmente as provas do Enem terão duas fases: a primeira com habilidades mais simples, e a outra com habilidades específicas, porém com mais profundidade nas disciplinas.

Matérias como Física, Química e Biologia, poderão estar em uma única questão. A quantidade de questões nos cadernos de provas deverão aumentar.

Segurança das informações pessoais

Outro quesito que se destaca no site é a segurança. A fim de garantir que é mesmo a pessoa que está se inscrevendo, o candidato deve preencher algumas informações e resolver um desafio, identificando uma imagem solicitada.

Em seguida, o candidato deve informar o seu CPF e a data de nascimento para realizar a sua inscrição. Na tela irá aparecer o nome do indivíduo segundo os dados registrados na Receita Federal do Brasil.

Agora será solicitado ao participante que informe se precisa de atendimento inclusivo, o idioma em que deseja realizar a prova de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol), a escolaridade e o local de realização da prova.

O novo sistema de inscrições do Enem 2020 solicitará ao candidato que preencha um formulário socioeconômico composto por 25 perguntas sobre a sua condição. Esses dados farão parte do sistema individual do participante do exame.

Após todo esse processo a sua inscrição do Enem 2020 estará feita! Se quiser, o candidato pode alterar o local da prova e o idioma da avaliação de língua estrangeira somente durante o período aberto das inscrições.

Passo a passo: como se inscrever no novo sistema!

Pode parecer difícil no começo, já que estamos falando de alterações e mudanças no novo sistema de inscrições do Enem 2020. Mas, seguindo esse passo a passo simples, ficará bem fácil garantir a sua vaga no exame:

1.Acesse o site do Enem – INEP: enem.inep.gov.br;

2.Responda ao desafio solicitado na página inicial (não sou um robô);

3.Clique na Página do Participante, na caixa inscrever-se;

4.Adicione o seu CPF e depois na imagem que corresponde a palavra solicitada;

5.Coloque a sua data de nascimento;

6.Complete com os seus dados pessoais adicionais;

7.Informe a necessidade de um atendimento especial;

8.Revise e confirme os seus dados;

9.Selecione o idioma que deseja fazer a prova de língua estrangeira;

10.Defina em qual estado, cidade e escola realizará a prova;

11.Responda ao questionário socioeconômico;

12.Preencha as informações de contato e sua senha pessoal;

13.Pronto! Você está inscrito no Enem 2020!

Deficientes físicos: o que mudou para eles?

Consideram-se portadores de deficiências físicas, visuais, mentais, ou que necessitam de atendimento especial, os participantes que possuem ou são:

– Baixa visão, cegueira;

– Deficiência física, intelectual, auditiva;

– Surdez, surdo cegueira;

– Autismo;

– Déficit de atenção, dislexia;

– Gestantes ou lactantes;

– Idosos;

No novo sistema de inscrições do Enem 2020, o candidato poderá informar a sua condição mediante comprovação de documentos a serem enviadas ao sistema, bem como qual a necessidade especial e a forma de atendimento que lhe será devida no dia da prova como:

– A solicitação de intérpretes de Libras, leitores, transcritores, salas de fácil acesso, cadeiras e carteiras acessíveis etc.

Para maiores informações sobre essas condições especiais, ou outras dúvidas a serem sanadas, basta ligar no atendimento do INEP: 0800-61-61-61.

Inscreva-se no Enem 2020!

Pode parecer que o Enem 2020 ainda está longe de se realizar, mas como o tempo passa muito rápido, é preciso se planejar com antecedência a fim de não perder o prazo das inscrições e ficar de fora desta oportunidade!

No edital do Enem contém todas as informações, regras, datas e demais detalhes pertinentes ao participante do Enem. Além disso, o cronograma do exame está todo inserido neste documento.

Confira o cronograma do Enem 2020:

* Dia 21 de março: publicado o edital do Enem 2020;

* Dias 02 a 15 de abril: período destinado a petição de isenção da taxa do exame, bem como da justificativa de ausência no Enem 2019;

* Dia 23 de abril: resultado da solicitação da isenção da taxa do Enem (com término no dia 29 de abril);

* Dia 05 de maio: resultado da solicitação do recurso de isenção da taxa do Enem;

* Dias 07 a 18 de maio: período de inscrições do Enem 2020;

* Dia 23 de maio: termina o prazo de inscrições;

* Dias 28 de maio a 03 de junho: entrada de atendimento do Nome Social;

* Dia 22 de outubro: divulgados os locais das provas;

* Dia 04 a 11 de novembro: aplicação das provas do Enem 2020;

* Dia 14 de novembro: divulgação dos gabaritos oficiais e cadernos de prova;

* Dia 18 de janeiro 2021: divulgação dos resultados oficiais das notas dos participantes do Enem 2020, bem como do desempenho na redação;

Neste artigo, você viu como se inscrever através do novo sistema de inscrições do Enem 2020. Agora é só estudar, se empenhar e bons resultados virão!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui