Quem participa do Enem todos os anos, sabe o quanto a redação é importante na hora de somar a nota final do exame. É com ela que os examinadores analisam o nível de criação de conteúdo e de debate sobre os temas da sociedade.

A pontuação máxima na redação do Enem é de 1000 pontos, por isso o estudante deve se preparar e garantir a nota mais alta nesta categoria. Saiba o que é redação nota mil do Enem e como garantir esses pontos!

Você vai gostar de Ler também veja: Dicas para Redação nota 1000 Enem 2019 

Preparando a redação do Enem – obtendo os 1000 pontos

A cada mês que se passa, a ansiedade dos participantes do Enem fica maior até o grande dia da prova. Por isso mesmo, os estudantes devem se concentrar nos estudos.

Alguns deles se preparam fazendo cursinhos, estudando em grupo ou mesmo sozinhos de forma individual, em casa. Cada um deve encontrar o método mais eficiente para estudar.

A nota obtida na redação do Enem representa 20% do resultado final do participante, juntamente com as outras somadas nas provas objetivas. Não se deve negligenciar essa etapa de estudos na hora de fazer uma boa redação.

1.Leia muito: a leitura é uma prática saudável que aumenta a criatividade, o vocabulário e o raciocínio. Leia notícias, livros, revistas e documentários diversos.

2.Treine a sua escrita: um bom redator não nasce pronto, ou seja, é preciso praticar para se tornar um expert no assunto. Treine a escrita criando textos sobre temas diversos, e se puder peça ao seu professor ou tutor para conferi-lo.

3.Estude os temas anteriores do Enem: verifique quais foram os temas abordados nas versões anteriores na redação do Enem, e pesquise quais foram os textos que obtiveram as melhores notas e o porquê.

Estrutura do texto – o que é redação nota mil do Enem

O candidato deve seguir uma estrutura na hora de criar o seu texto no Enem, inserindo uma introdução, o desenvolvimento e a conclusão:

 

  • Introdução

Aqui o estudante deve apresentar no início do o tema proposto da redação, bem como o que o leitor deve esperar do seu texto.

  • Desenvolvimento

Nesta fase, o participante do Enem deve apresentar os seus argumentos e ideias objetivas sobre o tema proposto, escrevendo de maneira clara e coerente.

Cada argumento deve ser escrito e desenvolvido em um parágrafo, facilitando assim a leitura e entendimento do examinador. De preferência, use exemplos reais para reforçar os seus argumentos.

Não se deve dividir um mesmo argumento em dois parágrafos, ou duas ideias em um mesmo parágrafo.

  • Conclusão

Na última etapa, deve-se fazer uma conclusão do raciocínio exposto ao longo do texto, apresentando uma solução do problema mencionado no tema e provando o que é redação nota mil do Enem!

Uso de palavras, expressões e termos – o que é redação nota mil do Enem

É importante observar a utilização de algumas palavras, expressões e termos na redação, não havendo repetições e má uso das palavras no contexto geral.

– Evite utilizar a conjunção pois várias vezes. Ao invés disso, experimente substitui-lo por: porque, visto que, uma vez que, tendo em vista, haja vista;

– Intercale o uso da conjunção e com outros termos, como: não só, mas também, não apenas, como também, aliado, à, relacionado à (ou ao), em consonância com;

– Destaque os pontos positivos e negativos de um argumento, mencionando os termos: se por um lado, e o termo por outro lado;

Todos esses termos, expressões e palavras podem ser utilizadas corretamente na introdução, no desenvolvimento e na conclusão da redação.

Aprimorando-se em o que é redação nota mil do Enem, com certeza os resultados serão os melhores possíveis, e o futuro do participante estará cada vez mais garantido!

– Na conclusão, pode-se utilizar os termos: portanto, dessa forma, com isso, desse modo, sendo assim.

– Termos e palavras que se devem evitar na redação do Enem: concluímos que, na minha opinião, mencionar alguma divindade (se Deus quiser, graças a Deus).

Ao mesmo tempo em que o candidato apresenta os seus argumentos, ele deve se manter oculto no texto, evitando mencionar a primeira pessoa do singular eu.

– Termos de oposição a serem utilizados: entretanto, no entanto, mesmo assim, não obstante, apesar disso podemos dizer que, outro aspecto a ser considerado é;

– Termos de soma que poderão ser mencionados: além disso, nesse sentido, outrossim, somando a isso podemos dizer que, convém lembrar ainda que, vale ressaltar ainda que;

Possíveis temas – o que é redação nota mil Enem 2019

Confira agora os possíveis temas que poderão cair no Enem 2019, e assim se estar preparado no grande dia, obtendo uma excelente nota:

1.Racismo e discriminação social;

2.Desigualdade social no Brasil;

3.Modelos de família moderna;

4.A crise econômica mundial;

5.Inclusão social;

6.Sistema de educação brasileiro;

7.As condições de saúde no Brasil;

8.O aquecimento global e o efeito estufa;

9.A diversidade sexual no Brasil;

10.O analfabetismo no Brasil;

11.O crescimento da violência no Brasil;

12.Mercado de trabalho brasileiro;

13.Os perigos das redes sociais;

14.Redução da maioridade penal;

15.O trabalho infantil;

16.Intolerância religiosa;

17.O crescimento das drogas no Brasil;

18.Pedofilia;

19.Evasão escolar e bullying;

20.Meio ambiente e reciclagem;

21.A violência contra a mulher;

22.Sistema penitenciário no Brasil;

23.Imigração e refugiados no Brasil;

24.O crescimento do consumismo;

25.Direitos da criança e do adolescente;

26.Movimentos sociais;

27.Meios de comunicação;

28.As novas tecnologias;

29.O transporte público no país;

Competências de avaliação utilizadas – o que é redação nota mil do Enem

Na hora de corrigir uma redação, os examinadores utilizam cinco principais competências:

Primeira: análise da escrita na norma culta da Língua Portuguesa;

Segunda: compreensão do tema apresentado na redação, bem como dos argumentos utilizados que embasam a tese defendida do tema;

Terceira: análise da seleção, relação, organização e interpretação das informações, fatos, argumentos e pontos de vista dentro do texto;

Quarta: Ter os conhecimentos linguísticos adequados que permitam a apresentação de opiniões;

Quinta: Análise da proposta apresentada pelo candidato aos problemas propostos no tema da redação;

Cada uma dessas cinco competências, são individualmente analisadas na redação dos candidatos. Caso uma delas não sejam encontradas no texto do candidato, a sua pontuação pode ser drasticamente diminuída, ou ser considerada desclassificada.

Deve-se ter total atenção aos temas propostos na redação, bem como nos argumentos e pontos abordados no texto, maximizando o total de 1000 pontos em sua redação!

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui