Meses, semanas e dias estudando para o Exame Nacional do Ensino Médio: essa é a rotina de mais de cinco milhões de inscritos confirmados no Enem.  

A apenas um mês e meio da prova mais esperada do ano, saiba agora o que fazer no dia do Enem para não deixar o estresse e o nervosismo tomar conta!

1-Cronograma do Enem

2-Preparando o psicológico para a prova

3-O que fazer no dia do Enem: concentre-se em uma questão de cada vez

4-Dê atenção especial à redação

5-Não chegue atrasado na prova!

O que fazer no dia do Enem 2020

Cronograma do Enem

No edital do Enem estão contidas todas as informações importantes aos participantes, inclusive um cronograma detalhado da maratona de provas.

Leia-o sempre que precisar para relembrar as informações de que precisa para o grande dia, seja a confirmação do dia e horário da prova, os objetos a serem levados e etc.

Preparando o psicológico para a prova

O que fazer no dia do Enem: tente não pensar sobre isso especificamente;

– Respire fundo, eliminando pensamentos negativos e ansiosos;

– Alimente-se corretamente;

– Espera-se que todo participante cuide bem de sua rotina de sono;

– Repasse a sua rotina de estudos, as principais informações;

– Pense em seu trajeto até o local da prova, evitando se atrasar;

– Confira toda a documentação a ser apresentada no dia (RG com foto recente ou CNH, cartão de confirmação de inscrição, caneta preta etc);

Outros documentos que são permitidos no Enem: Carteira de Registro Nacional Migratório, Carteira de Trabalho, Certificado de Dispensa, Certificado de Reservista, Passaporte.

Documentos não aceitos para apresentação no exame: 

– Crachás de identidade funcional, carteira de estudante, certidão de nascimento ou casamento, título eleitoral, Registro Administrativo de Nascimento Indígena, Protocolos.

– Bonés e óculos escuros também não são permitidos no dia do exame;

– Lápis, lapiseira, borracha, calculadoras, e cadernos, também não serão permitidos; 

O que fazer no dia do Enem: concentre-se em uma questão de cada vez

Depois de ter passado todas as etapas psicológicas, é hora de finalmente chegar no local e fazer a prova. 

Não chegue atrasado no dia do Enem! Os portões abrem e fecham sob determinados horários, por isso nenhum minuto a mais será tolerado.  

Concentre-se em cada questão, uma de cada vez. Para ajudar, que tal começar pelas mais fáceis e só depois passar para as difíceis?

Leia com atenção cada pergunta, releia quantas vezes precisar. Pense no contexto da disciplina como um todo, o que aquela pergunta específica está querendo ensinar.

Geralmente o tempo gasto em cada questão é de dois minutos. Se encontrar uma demasiadamente difícil, novamente: passe para a próxima!

Tente não acumular mais de 9 perguntas sem resposta, caso contrário você não conseguirá respondê-las com qualidade até o final da prova.

Não deixe de se hidratar tomando água, fazendo lanches e indo ao banheiro, mas lembre-se de não desperdiçar tempo demais com essas atividades.

Na redação atente-se ao tema proposto, lendo atenciosamente os textos de apoio crie uma escrita totalmente nova. 

Não pule etapas: use todo o tempo de prova disponível para você, revise as respostas as antes de passa-las para o cartão de respostas (que não deve ser preenchido de maneira errada).

Reserve pelo menos 20 minutos no preenchimento do cartão de respostas do Enem.

Dê atenção especial à redação 

Como o tempo de prova é cronometrado nos dois dias de exame, o participante deve ficar atento ao relógio.

Organize o seu tempo e separe pelo menos uma hora e dez para fazer a redação. 

Sem organização, o participante ficará passando de uma disciplina para outra tentando resolver tudo de uma vez, o que não funciona! O participante precisa planejar o que fazer no dia do Enem! 

A redação é uma parte extremamente importante no Enem, e não pode ser negligenciada de maneira nenhuma. 

O texto deve ser construído baseado em um tema proposto, e não pode ser semelhante aos textos de apoio em anexo à prova.

Erros gramaticais, verbais, de coerência e sem a utilização da norma culta da Língua Portuguesa, são considerados graves na redação, e um motivo para diminuir os pontos do participante.

Não chegue atrasado na prova!

Todos os participantes tiveram quase um ano se preparando para o Enem, portanto, chegar atrasado na prova só indica uma falta de responsabilidade com esse compromisso tão importante.

É por meio das notas obtidas no exame, que o sonho de cursar uma faculdade torna-se possível. 

Não negligenciar o dia da prova é um passo em direção ao futuro! Organize-se e concentre-se no que fazer no dia do Enem!

Deve-se então montar um cronograma individual de ida e volta até o local de prova, incluindo possíveis imprevistos de trajeto (atraso de ônibus, metrô lotado, incidentes, etc).

  • Resultados 

Agora é só repassar o que foi estudado nesses últimos meses, focando sempre nas matérias em que existe mais dificuldade de aprendizado, treinando também a escrita na redação.

O que fazer se eu não passar no Enem? Nesse caso, revise melhor os seus resultados, faça as contas e veja se eles permitirão o seu ingresso na faculdade tão sonhada.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui