As provas do Enem estão chegando, e a ansiedade dos participantes já bate a mil por hora! O que fazer e como agir no dia do exame?

Se você participa do exame pela primeira vez esse ano, confira agora o que fazer primeiro no Enem, dicas de como se sair bem nas provas e utilizar as notas do exame! 

1-Fase de preparação final: rumo às provas!

2-O que devo levar no dia do exame?

3-Dicas: o que fazer primeiro no Enem

4-Edital do Enem

5-Resultado da avaliação: onde utilizar as notas do Enem?

Fase de preparação final: rumo às provas!

A primeira coisa a se fazer é tentar controlar a ansiedade, o nervosismo e o cansaço, já que são meses exaustivos de preparação até o grande dia.

Os estudos devem continuar no mesmo ritmo, porém com um caráter mais focado na revisão dos conteúdos abordados. É hora também de tirar todas as dúvidas que ainda existem nas matérias.

O participante não pode se esquecer de cuidar de si mesmo, realizando atividades físicas, alimentando-se corretamente e tendo boas noites de sono.

O que devo levar no dia da prova?

Se esta é a primeira vez que você faz o Enem, vamos listar o que é permitido ou não levar consigo no dia do exame: confira!

– Chegue ao local da prova com antecedência, principalmente se morar longe. Pontualidade é levado a sério no dia do exame. Um minuto a mais e ninguém mais entra, mesmo se for a primeira vez que estiver fazendo o Enem.

– Leve o seu cartão de confirmação da inscrição. Nele constam todas as informações do participante, bem como o local e o horário onde serão realizados o exame.

– Apresente um documento de identificação com foto, como a carteira de identidade, identificação de conselhos de classe, carteira de trabalho, passaporte, certificado de reservista e carteira de habilitação.

– Não serão aceitas cópias de documentos, nem mesmo as versões autenticadas. 

– Em caso de perda, furto ou extravio de um desses documentos, basta levar o Boletim de Ocorrência e apresentá-lo no dia da prova.

– A caneta a ser levada no dia do exame, deve ser a de tinta preta feita em material transparente.

– Confira se todos os dados pessoais transcritos no caderno de questões estão corretos, e só então assine o seu nome completo, preenchendo a cor do seu exame.

– Desligue o celular durante todo o tempo de execução da prova.

O que fazer primeiro no Enem: Saiba o que fazer no Enem pela primeira vez
O que fazer primeiro no Enem: Saiba o que fazer no Enem pela primeira vez

Dicas: o que fazer primeiro no Enem   

Primeira coisa a se fazer no momento da prova é tentar se concentrar ao máximo, deixando o nervosismo de lado.

Assim, ficará mais fácil analisar as questões da prova, o tema da redação e o grau de dificuldade em cada uma.

Outra dica bacana, é começar a resolver as questões que são consideradas mais fáceis, depois para as médias e por fim as mais difíceis.

É comum acontecer de esquecermos completamente uma resposta de determinada questão, o famoso branco. Nestes casos, basta responder às questões seguintes e só depois retornar a ela.

Se você é muito bom em Matemática, Geografia, ou nas Ciências por exemplo, não vá imediatamente ao caderno de provas destas disciplinas. 

Se elas estiverem demasiadamente difíceis, corre-se então o risco de desconcentrar-se do restante da prova, comprometendo o resultado final. 

Alguns candidatos se perdem no início, e não sabem o que fazer primeiro no Enem, deixando passar um tempo precioso da prova!

Quanto à redação, o participante deve ler atentamente a proposta do tema, os textos de base e assim começar a escrever o seu próprio texto. 

Edital do Enem

No edital do exame estão inseridas todas as informações importantes aos participantes, desde as disciplinas e matérias cobradas na prova, até as regras e diretrizes básicas a serem seguidas.

Acompanhe um pequeno resumo do que pode ser encontrado no edital, e oriente-se para saber o que fazer primeiro no Enem:

– Todas as informações sobre o exame: contém quatro provas objetivas, com 45 questões cada:

* Linguagens, Códigos e suas tecnologias;

* Ciências Humanas e suas Tecnologias;

* Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

* Matemática e suas tecnologias;

* Redação: no máximo trinta linhas, texto dissertativo-argumentativo;

* Data, horários e locais das provas;

* Regras gerais aos participantes;

Resultado das provas: onde utilizar as provas do Enem?

Passado o período de provas e o que fazer primeiro no Enem é hora de esperar o resultado, que geralmente é divulgado no começo de cada ano. 

A partir daí o estudante pode somar as suas notas e decidir onde usá-las em prol da sua carreira acadêmica. Confira agora onde elas podem ser utilizadas:

– Programa Universidade para Todos (ProUni): concede bolsas de estudo parciais ou integrais em faculdades particulares em todo o Brasil. 

Totalmente gratuito, informatizado e criado pelo Governo Federal, o ProUni utiliza as notas obtidas no Enem (mínimo de 450 pontos e nota maior que zero na redação) para conceder as bolsas de estudo. 

Os interessados devem ter também uma renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa;

– Sistema de Seleção Unificada (Sisu): também criado pelo Governo Federal, o Sisu concede vagas em universidades públicas no país.

As inscrições são totalmente gratuitas, acontecendo duas vezes ao ano. Os requisitos necessários são os participantes não terem zerado a redação, e terem participado do Enem em versões anteriores.

– Fundo de Financiamento Estudantil (FIES): é um financiamento de cursos superiores no Brasil que oferece juros mais baixos, onde o participante só começará a pagar depois de formado.

– Completar as notas nos vestibulares: o Enem também pode ser utilizado para complementar as notas nos vestibulares, principalmente as instituições públicas. 

As notas do Enem e do vestibular são somadas para aumentar as chances de o estudante ingressar na faculdade.

Neste artigo, você conferiu todas as principais informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio: o que fazer primeiro, como otimizar o tempo na hora de fazer a prova, dicas e onde utilizar as notas do Enem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui