O Exame Nacional do Ensino Médio é aplicado de forma anual no Brasil. Sendo o segundo maior exame estudantil do mundo, o Enem exige muita concentração e empenho dos participantes.

A prova será aplicada em dois domingos no mês, sendo divididas as disciplinas do exame em um dia, incluindo a redação, e no outro domingo o restante das disciplinas. 

A fim de otimizar o tempo, o que fazer primeiro: a redação ou a prova objetiva? Saiba mais aqui!

1-Como otimizar o tempo para fazer as provas do Enem?

2-Começar pela redação, ou pela prova objetiva do exame?

3-Estrutura das provas e da redação no Enem

4-Importância de uma redação bem escrita

5-Como interpretar corretamente as questões da prova

Como otimizar o tempo para fazer as provas do Enem?

O fator tempo não joga a favor dos participantes do Enem, já que são 180 questões ao todo, mais a redação.

O primeiro dia de prova terá cinco horas e meia de duração, e o segundo dia cinco horas de duração. 

Ainda durante a rotina de estudos do participante, é esperado que ele já tenha consciência do tempo total das provas do Enem e esteja acostumado a equilibrá-lo, principalmente ao fazer simulados. 

Mas se é a primeira vez que você faz o Enem, aproveite os dias restantes de estudos e fique atento ao tempo total de prova!

De preferência estude com um relógio do lado, observando o tempo gasto em cada disciplina, matéria e exercícios de fixação.

Baseando-se nessas informações, você deve decidir o que fazer primeiro no Enem, se a redação ou a prova objetiva.

Começar pela redação, ou pela prova objetiva do exame?

Essa é a dúvida de muitos participantes do Enem: por onde devo começar, pela redação ou pela prova objetiva?

Deve-se considerar alguns fatores antes de decidir o que fazer:

– Observe o tema da redação: se é complexo ou fácil de abordar;

– Dê uma olhada também no caderno de questões da prova, verificando a densidade das perguntas (se possuem textos muito grandes nos enunciados, bem como gráficos e tabelas);

– A partira desta primeira análise, é possível decidir com clareza sobre qual parte começar primeiro. Alguns consideram mais fácil começar pela redação, baseando-se em suas preferências;

Outros começam pela prova objetiva, considerando ser a parte mais difícil e que exigirá maior dedicação;

– Seguindo essas dicas já é possível decidir o caminho a seguir no dia da prova do Enem;

Estrutura das provas e da redação no Enem

A estrutura de aplicação das provas do Enem divide-se em disciplinas, número de questões, graus de dificuldade, cores e número de questões. 

O participante deve se concentrar em cada matéria, questão e contexto do exame, minimizando assim o risco de errar a resposta ou chutar a alternativa correta.

Na redação por sua vez, a estrutura foi criada a partir de um tema atual em nossa sociedade. O estudante deve elaborar um texto do zero em caráter dissertativo-argumentativo, expondo a sua intrínseca opinião.

A redação não pode ultrapassar 30 linhas, e a escrita deve ser clara, concisa, coerente e verbalmente ativa. 

Importância de uma redação bem escrita

Escrever um belo texto vai muito além das palavras. O participante precisa ter praticado muito a sua escrita, bem como atender às necessidades listadas no Enem.

Os erros mais recorrentes nas redações do Enem são os ortográficos, os gramaticais, os de coerência, coesão e entre outros. 

Ao decidir o que fazer primeiro no Enem, se na redação ou prova objetiva, o participante deve se concentrar ao máximo no que está fazendo. 

A nota máxima que se pode atingir na redação do exame, é de 1.000 pontos. A cada erro encontrado no texto, ou na falha em atender ao tema proposto, diminui drasticamente os pontos obtidos na redação.

Pode-se dizer que a redação é um dos pontos mais importantes do Enem. Mas o que devo fazer primeiro: a redação ou a prova objetiva? 

Depende do nível de dificuldade de cada participante em desenvolver um texto, responder às questões de forma assertiva e conseguir terminar tudo em tempo recorde. Exige muita dedicação e treinamento prévio os participantes.

Para se ter uma ideia, algumas faculdades no Brasil aceitam as notas da redação do Enem como vestibular, ou seja, dependendo da nota obtida, o estudante será ou não admitido na universidade e no curso que tanto sonhou.

Como interpretar corretamente as questões na prova

Não existe fórmula mágica. O negócio é estudar muito, se empenhar, fazer resumos, simulados, textos e treinamentos antes de fazer o Enem.

Alguns meses ou semanas antes, o ritmo dos estudos deve ser mantido para não perder o pique, focando nas matérias de maior dificuldade.

O estudante deve continuar cuidando de sua saúde física e mental até o dia da prova, já que ela exige muito esforço mental. No dia do exame, o participante deve se esforçar para deixar o nervosismo de lado.

Afinal ele se preparou, estudou e se empenhou. A leitura diária proporciona benefícios incríveis na mente. Ela expande os horizontes, o vocabulário e aumenta a capacidade de raciocínio lógico.

Nesse momento, as questões do Enem devem ser interpretadas de forma racional, sensata e com clareza. Leia, releia, volte e leia quantas vezes precisar para entender o que está sendo pedido. De novo: tome cuidado apenas com o tempo!

Geralmente os enunciados das questões são longos, dispondo de textos e argumentos sólidos a serem interpretados. Vá pelo caminho mais seguro: aquelas que são mais fáceis, e depois elimine as mais difíceis. 

O Enem não é um bicho de sete cabeças, mas ele requer uma dedicação maior, um esforço e capacidade física melhor. Já que todos os fatores parecem conspirar contra as boas notas do estudante, que tal mudar esse quadro e acreditar em você?

Meses de estudo, de abdicação dos momentos de lazer, de noites em claro, finais de semana em casa ´´trancado´´ no quarto valerão a pena por fim!

Aplique todos os conhecimentos adquiridos em cada questão da prova, ouça a sua intuição e com certeza as notas boas virão, juntamente com um futuro brilhante e promissor!

Concentre-se em cada questão, uma de cada vez. Não preste atenção às pessoas a sua volta na sala. Apenas em sua prova e no relógio, no que você deve fazer primeiro: se a redação ou a prova objetiva.

Estique-se, levante-se e vá ao banheiro se precisar, mas não perca o foco!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui