A rotina exaustiva de estudos para o Enem deixa os participantes na expectativa de que passe logo o período de provas, e enfim saber o resultado. 

Mas, infelizmente muitos ainda ficam frustrados quando veem o resultado, já que as notas obtidas no Enem não foram o que esperavam. Veja agora o que fazer se não passar no Enem!

1-Confira o resultado do exame novamente

2-Lidando com a frustração: prepare-se para o próximo Enem

3-Conheça o método de pontuação do Enem

4-Não se compare com outros participantes

5-O que fazer se não passar no Enem? Redefina os seus objetivos! 

O que fazer se não passar no Enem

Confira o resultado do exame novamente

Não dá para antecipar o sofrimento: evite prever o resultado obtido no exame. Espere até conferir os resultados oficiais que são divulgados geralmente em janeiro de cada ano letivo. 

Quem participou como treineiro, o resultado costuma sair em março de cada ano. 

Então não há outra maneira a não ser esperar para ver se foi realmente bem ou mal na prova, conferindo novamente sempre que possível.

Lidando com a frustração: prepare-se para o próximo Enem

Se você conferiu o resultado oficial e realmente não foi bem na prova, tudo bem! Dê-se um tempo para recuperar o ânimo e comece a planejar novamente os estudos rumo ao ano seguinte. 

Mesmo assim, anote os seus resultados obtidos nas disciplinas do exame, pois algumas faculdades e universidades aceitam certas pontuações no Enem (inclusive na redação), então pode ser que nem tudo está perdido!

Feito isto, concentre-se em seus objetivos acadêmicos, monte uma rotina de estudos consistente, e avalie o que pode ter dado errado.

Conheça o método de pontuação do Enem

As notas do Enem são calculadas pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. 

O sistema de correção das questões é feito através da Teoria de Resposta ao Item, que analisa cada resposta marcada na prova de maneira tecnológica.

É computado então a quantidade de acertos que o participante do Enem conseguiu, bem como o padrão de respostas que ele assinalou (verificando se não foi chute).

Outros fatores também são considerados, por exemplo quando o estudante acerta uma questão que muitos erraram, a pontuação dele deverá ser maior. 

Confira abaixo a média de notas mínimas e máximas em cada disciplina no Enem:

– Linguagens e Códigos – nota mínima 318,8 / nota máxima 816,9;

– Ciências Humanas – nota mínima 387,2 / nota máxima 850,4;

– Ciências da Natureza – nota mínima 362,5 / nota máxima 869,6;

– Matemática – nota mínima 360,0 / nota máxima 996,1;

 

Não se compare com outros participantes

A média de notas do Enem costumam ser todas próximas de 500 pontos, mas não tente comparar os seus resultados com os de outros participantes.

Pensamentos de comparação com o resultado de outras pessoas e do que vão fazer se não passarem no Enem, não só deixam de trazer resultados, como também levam à frustração, desânimo e baixa autoestima.

O que fazer se não passar no Enem? Redefina os seus objetivos!

Se você realmente não passou no Enem, não fique desanimado (a). As próximas versões do Exame Nacional do Ensino Médio estarão sempre acontecendo, e os participantes terão uma nova chance de tirar boas notas!

Se realmente você se sente muito mal por não ter passado no Enem, tente realizar atividades prazerosas daqui para frente, evitando pensar nisso por um tempo.

Analise os seus objetivos daqui para frente, foque nos cursos que deseja fazer, nas faculdades que quer ingressar e em seu futuro!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui