Estudar para o Enem 2019, pode ser uma tarefa árdua e que demanda muito tempo dos participantes. Obter as melhores notas no exame não é sorte, mas sim resultado de muita dedicação e empenho. Plano de estudos Enem 2019: saiba como montar o seu!

Organização e disciplina

Com tanto conteúdo para ler, estudar, compreender e assimilar, se não houver um plano consistente e organizado de estudo, fica difícil ser produtivo.

Passo 1. Anote todas as disciplinas a serem estudadas

Isso facilita ao participante do Enem visualizar o que precisa ser estudado. Deixe o cronograma de matérias, disciplinas e conteúdo a serem estudados bem à vista.

Passo 2. Comece das matérias mais difíceis para as mais fáceis

Assim você terá mais ânimo para concluir o ciclo de estudos, sabendo que por último ficam as matérias que possui mais afinidade.

Passo 3. Estabeleça um lugar e horário específico para estudar

Deixe tudo organizado em casa: uma mesa, cadeira e objetos de estudo (cadernos, livros, apostilas, papel, caneta). De preferência em um lugar silencioso e calmo para estudar.

Cada pessoa se sente confortável em estudar durante determinadas horas. Estabeleça a quantidade que funciona para você.

Passo 4. Anote as dúvidas

É normal que ao longo da jornada de estudos, muitas dúvidas apareçam. Elas não devem ser ignoradas de forma nenhuma pois, imagine que justamente essa dúvida caia em uma das questões do Enem?

Ao anotá-las em um caderno ou agenda, faça o possível para saná-las, seja com professores, colegas, amigos ou familiares. Não durma com uma dúvida na cabeça!

Passo 5. Estude as provas anteriores do Enem

Muitas questões de provas anteriores do Enem, acabam sendo reincidentes nas provas seguintes, por isso estude-as, faça simulados e resumos destas matérias.

Passo 6. Leia bastante, escreva

Ler é importante não só para conhecermos algo novo, mas também para assimilarmos o conteúdo, melhorar a nossa escrita, compreensão e criatividade.

Não se esqueça de fazer redações sobre temas variados em casa, treinando a ortografia, coerência e argumentação em um texto. A redação no Enem, é um dos pontos que mais pesam na avaliação total.

Passo 7. Estude a língua estrangeira

Independente se escolheu o inglês ou espanhol no Enem, não subestime o idioma. Dedique-se a assistir filmes e séries em inglês ou espanhol, leia textos, treine a escrita.

Passo 8. Cuide de si mesmo

Após estudar por algumas horas, faça pausas, estique-se um pouco. Cuide da alimentação, beba bastante água. De nada adianta estudar muito e cuidar pouco de si mesmo: o resultado pode interferir no desempenho da prova.

Agora é só montar o seu plano de estudos, dedicar-se a ele e chegar muito mais preparado para o dia do exame! O Enem não é um bicho de sete cabeças, portanto, basta apenas encará-lo como um exame importante que pode ser resolvido da melhor maneira possível.

Se precisar de mais ajuda nos estudos, não hesite em pedir ajuda aos amigos, professores, familiares e colegas! Lembre-se que todos farão a prova pelo mesmo motivo!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui