Todo mundo sabe que o Enem não é uma prova simples, afinal é necessário muito esforço e dedicação para conseguir tirar boas notas e também uma vaga em uma Universidade Federal. Mas, existem algumas técnicas que podem te ajudar a acertar algumas questões.

Para te ajudar, separamos algumas dicas sobre os temas de Primeira República que podem cair na sua prova do Enem. Além disso, neste momento de reta final, o ideal é em ir em busca de resumos, e por isso fizemos um especial. Portanto, confira o texto e saiba mais! 

Dicas para fazer o Enem

Em geral, a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias é bastante simples, basta saber os principais tópicos que marcaram época e aprofundá-los. No entanto, o Enem possui questões longas, que exigem bastante esforço mental do candidato.

Por isso, procure ler bastante para que, na hora da prova, você esteja apto a realizar as questões e compreender os textos longos quantas vezes for preciso. Além disso, tenha calma, tome água e releia as questões várias vezes para não ter nenhuma dúvida.

Seguindo essas dicas e estudando através dos nossos resumos é possível fazer uma boa prova e ter a sua aprovação garantida em uma Universidade Federal! 

O que pode cair no Enem?

Existem alguns temas da Primeira República que possuem grandes chances de cair no Enem. Portanto, é necessário que você estude esses assuntos de forma aprofundada para estar preparado no dia da prova. 

Por exemplo, em relação às revoltas é necessário que você estude esses temas a seguir:

  • Guerra dos Canudos, que ocorreu nos anos de 1893 até 1897;
  • Contestado, que ocorreu nos anos de 1912 até 1916;
  • Revolta da Chibata, que ocorreu em 1910;
  • Revolta da Vacina, que ocorreu em 1904.

Sobre essas guerrilhas é importante que o vestibulando saiba os motivos do início, os líderes da revolta e o que foi conquistado após o término da revolução.

Além dessas revoltas, no período da Primeira República, ocorrem diversas manifestações históricas em relação à política, e com relação a esse assunto, é importante estudar as seguintes temáticas:

  • Política do café com leite;
  • Voto de cabresto;
  • Sistema eleitoral da Primeira República;
  • Partidos dominadores (PRM e PRP).

À respeito da economia desse período, dê ênfase na produção do café, no estado de Minas Gerais, e no desenvolvimento da industrialização, em São Paulo. Além disso, é importante estudar também sobre o desenrolar da crise de 29, e como isso gerou problemáticas para o Brasil, em âmbito político e econômico. 

Estudando de forma aprofundada todos os tópicos citados anteriormente, e lendo o nosso resumão sobre a Primeira República é possível acertar as questões que cairão sobre o assunto e tirar uma boa nota no Enem. 

Primeira República: resumão

Agora, vamos iniciar o resumão sobre a Primeira República? Bom, esse período foi bastante conturbado para a história do Brasil, e por isso tiveram vários acontecimentos, como revoltas e guerrilhas. A economia e a política tiveram diversas reviravoltas por conta das manifestações sociais e políticas, e esses acontecimentos marcaram a época. 

É importante iniciarmos esse resumão falando sobre a política da Primeira República já que o sistema de alianças do Brasil é algo necessário para ser discutido. Portanto, vamos lá!

A política dos governadores no Brasil se baseava em um sistema de trocas de favores, e por isso os políticos apoiavam o governo da época e em troca recebiam recursos – seja dinheiro, cargos públicos ou bens – e apoio político.

Além dessas peculiaridades, nesse período tivemos a república café com leite, que consistia na alternância de poder entre os políticos de Minas Gerais – grande produtora de café -, e os de São Paulo.

Portanto os dois principais partidos dominantes do período eram: o Partido Republicano Mineiro e o Partido Republicano Paulista, que a todo momento alternavam os cargos de liderança política no Brasil. Em relação ao sistema eleitoral brasileiro é necessário que você saiba o seguinte:

  • O voto era liberado para os maiores de 21 anos que fossem cidadãos brasileiros e saibam ler e escrever;
  • Em alguns casos, as mulheres votavam a fim de apoiar determinados governantes (na constituição não existia nenhuma regra que proibisse a mulher de votar);
  • Apenas 10% da população brasileira podia votar já que a maior parte das pessoas não sabiam ler e escrever;
  • As eleições eram fraudulentas marcadas pelo voto de cabresto. O eleitor pobre era manipulado pelos coronéis para votar, e muitas vezes as contagens dos votos eram realizadas de forma antiética e mentirosa.

Características econômicas da Primeira República

Agora que falamos tudo sobre a política da Primeira República chegou a hora de discutirmos acerca da economia desse período. 

A economia era marcada pela agricultura, e principalmente pela produção de café no estado de Minas Gerais – que correspondia a 50% da exportação total brasileira. Além desse composto, o Brasil exportava também algodão, açúcar, cacau e borracha.  

Mas, nessa época não ocorreu apenas o desenvolvimento da agricultura, afinal houve também o crescimento industrial brasileiro, principalmente em São Paulo. E junto à essa crescente, aconteceram diversas manifestações e protestos realizados pelos operários que reivindicavam melhores condições de trabalho. 

E, por isso, nesse período se formaram os primeiros movimentos sociais da época que tinham como objetivo diminuir a carga de trabalho, melhorar os ambientes das indústrias e gerar o direito a férias e 13º. 

Todas essas problemáticas, juntamente com o fim da oligarquia política e as crises econômicas mundiais, deram fim à Primeira República. 

Fim da Primeira República 

A Primeira República terminou no ano de 1930, com o golpe que houve contra o líder da época, chamado de Washington Luís.

O fim desse período foi marcado pela crise de 29, diminuição do preço do café e ruptura do sistema do café com leite. Portanto, ao invés de Júlio Prestes assumir o poder, Vargas, com a ajuda do exército se torna presidente do Brasil.

Então, gostou do nosso resumão sobre a Primeira República? Confira as nossas outras matérias de Ciências Humanas e suas Tecnologias! 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui