Estudar para o Enem é uma tarefa árdua que exige muito tempo e dedicação todos os dias. Uma das estratégias que facilita essa rotina, é treinar com as provas e gabaritos do Enem!

1-O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando!

2-Turbinando os seus estudos com as provas e gabaritos do Enem!

3- Calculando o seu tempo e desempenho em cada questão do Enem 

4-Questões anteriores: provas e gabaritos do Enem oficiais

5- Como assimilar melhor o conteúdo estudado

O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! 

As provas do Enem estão cada vez mais próximas e não há mais tempo a perder: é preciso focar nos materiais de estudo que de fato, levam a assimilar o conteúdo.

Serão dois dias de avaliação intensos, com cinco horas e meia de duração no primeiro dia, e cinco horas de prova no segundo. O participante deve se preparar não só psicologicamente, como também fisicamente, estudando as provas e gabaritos do Enem.

Turbinando os seus estudos com as provas e gabaritos do Enem!

A forma mais fácil de assimilar um conteúdo do Enem, é estudando as versões anteriores do exame.

Vale também fazer as provas e gabaritos do Enem por meio de simulados, testes online, preparando melhor o participante. 

1-Em seu cronograma de estudos diários, tire pelo menos dois dias (o dia inteiro) fazendo os simulados do Enem. Não se deve fazer outras atividades de estudos, apenas o treinamento antes do exame.

2-Programe o horário de fazer o teste, de preferência à uma (13) hora da tarde – o horário oficial do Enem. Se não der, apenas tente cumprir as cinco horas e meia de ´´prova´´ no primeiro dia e cinco horas no segundo.

3-Avise a todos ao seu redor – principalmente em casa – que você não poderá ser interrompido de jeito nenhum até terminar o processo.

4-Escolha um local confortável de fazer o simulado, que não seja a cama e nem perto de lugares onde há muito barulho e distrações.

5-Separe os lanches para se alimentar e se hidratar enquanto faz o simulado.

– Revise sempre que precisar as provas e gabaritos do Enem!

6-Vista-se também de forma confortável, que não seja o seu pijama, é claro.

7-Aproveite para regular as suas idas ao banheiro, como se realmente estivesse no dia do exame.

8-Provas e gabaritos do Enem: confira o seu resultado!

Calculando o seu tempo e desempenho em cada questão do Enem 

No dia do exame todos os participantes terão o mesmo tempo de resolver as questões e escreverem a redação, portanto, é preciso ficar de olho no relógio.

Você pode começar a treinar em casa, observando quantos segundos, minutos ou horas são gastos em cada questão do exercício. 

O tempo médio normal a ser gasto em cada questão é de dois a três minutos, então é importante treinar bastante. 

– O período que você gasta em cada questão é o mesmo em todas as áreas de conhecimento? Se ainda não for, comece a treinar e distribui-lo igualmente.

– Tente sempre terminar a avaliação inteira antes das cinco horas e meia.

– Os textos dos enunciados das questões do Enem podem ser muito longos, por isso a dica é ler o texto e marcar as partes mais importantes dele, prestando sempre atenção no que está sendo pedido.

Questões anteriores do exame: provas e gabaritos do Enem oficiais

Confira algumas questões anteriores do Enem e aproveite para estuda-las até o próximo exame!

Provas e Gabaritos do Enem: Questão 01

Quebranto 

Às vezes sou o policial que me suspeito me peço documentos e mesmo de posse deles me prendo e me dou porrada às vezes, sou o porteiro não me deixando entrar em mim mesmo a não ser pela porta de serviço […], às vezes faço questão de não me ver e entupido com a visão deles começo fechar sendo o gesto que me nego a pinga que me bebo e me embebedo o dedo que me aponto e denuncio o ponto em que me entrego, às vezes!

Na literatura de temática negra produzida no Brasil, é recorrente a presença de elementos que traduzem experiências históricas de preconceito e violência. No poema, essa vivência revela que o eu lírico:

  1. Incorpora seletivamente o discurso do seu opressor;
  2. Submete-se à discriminação como meio de fortalecimento.
  3. Engaja-se na denúncia do passado de opressão e injustiças. 
  4. Sofre uma perda de identidade e de noção de pertencimento. E
  5. Acredita esporadicamente na utopia de uma sociedade igualitária.

Resposta certa: letra A. Já que ele está relatando o preconceito vivido na sociedade. 

Provas e gabaritos do Enem Questão 02

Somente uns tufos secos de capim empedrados crescem na silenciosa baixada que se perde de vista. Somente uma árvore, grande e esgalhada, mas com pouquíssimas folhas, abre-se em farrapos de sombra. Único ser nas cercanias, a mulher é magra, ossuda, seu rosto está lanhado de vento. Não se vê o cabelo, coberto por um pano desidratado. 

Mas seus olhos, a boca, a pele – tudo é de uma aridez sufocante. Ela está de pé. A seu lado está uma pedra. O sol explode. Aquela baixada largando para trás suas noções de si mesma. Não tem retratos na memória. Desapossada e despojada, não se abate em autoacusações e remorsos. Vive. 

Sua sombra somente é que lhe faz companhia. Sua sombra, que se derrama em traços grossos na areia, é que adoça como um gesto a claridade esquelética. A mulher esvaziada emudece, se dessangra, se cristaliza, se mineraliza. Já é quase de pedra como a pedra a seu lado. Mas os traços de sua sombra caminham e, tornando-se mais longos e finos, esticam-se para os farrapos de sombra da ossatura da árvore, com os quais se enlaçam. 

Na apresentação da paisagem e da personagem, o narrador estabelece uma correlação de sentidos em que esses elementos se entrelaçam. Nesse processo, a condição humana configura-se:

  1. a) amalgamada pelo processo comum de desertificação e de solidão;
  2. b) fortalecida pela adversidade extensiva à terra e aos seres vivos;
  3. c) redimensionada pela intensidade da luz e da exuberância local;
  4. d) imersa num drama existencial de identidade e de origem;
  5. e) imobiliza pela escassez e pela opressão do ambiente;

Resposta certa: letra A. O texto retrata fielmente a situação da personagem, que vivem em consequência da solidão e desertificação.

Provas e gabaritos do Enem Questão 03

ABL lança novo concurso cultural: “Conte o conto sem aumentar um ponto” Em razão da grande repercussão do concurso de Micro contos do Twitter da ABL, o Abletras, a Academia Brasileira de Letras lançou no dia do seu aniversário de 113 anos um novo concurso cultural intitulado “Conte o conto sem aumentar um ponto”, baseado na obra A cartomante, de Machado de Assis. 

“Conte o conto sem aumentar um ponto” tem como objetivo dar um final distinto do original ao conto A cartomante, de Machado de Assis, utilizando-se o mesmo número de caracteres – ou inferior – que Machado concluiu seu trabalho, ou seja, 1.778 caracteres.

 Vale ressaltar que, para participar do concurso, o concorrente deverá ser seguidor do Twitter da ABL, o Abletras.

O Twitter é reconhecido por promover o compartilhamento de textos. Nessa notícia, essa rede social foi utilizada como veículo/suporte para um concurso literário por causa do (a) 

  1. Limite predeterminado de extensão do texto. 
  2. Interesse pela participação de jovens. 
  3. Atualidade do enredo proposto.  
  4. Fidelidade a fatos cotidianos E
  5. Dinâmica da sequência narrativa.

Resposta certa: letra A. 

Provas e gabaritos do Enem Questão 04

No Segundo Congresso Internacional de Ciências Geográficas, em 1875, a que compareceram o presidente da República, o governador de Paris e o presidente da Assembleia, o discurso inaugural do almirante La Roucière-Le Noury expôs a atitude predominante no encontro: 

“Cavalheiros, a Providência nos ditou a obrigação de conhecer e conquistar a terra. Essa ordem suprema é um dos deveres imperiosos inscritos em nossas inteligências e nossas atividades. A Geografia, essa ciência que inspira tão bela devoção e em cujo nome foram sacrificadas tantas vítimas, tornou-se a filosofia da terra´´.

No contexto histórico apresentado, a exaltação da ciência geográfica decorre do seu uso para o (a):

  1. a) preservação cultural dos territórios ocupados.
  2. b) formação humanitária da sociedade europeia.
  3. c) catalogação de dados úteis aos propósitos colonialistas.
  4. d) desenvolvimento de técnicas matemáticas de construção de cartas.
  5. e) consolidação do conhecimento topográfico como campo acadêmico.

Resposta certa: letra C. O discurso diplomático remete aos propósitos colonialistas e de descobrimento das terras ao longo dos anos.

Provas e gabaritos do Enem Questão 05

Tanto os Jogos Olímpicos quanto os Paraolímpicos são mais que uma corrida por recordes, medalhas e busca da excelência. Por trás deles está a filosofia do barão Pierre de Coubertin, fundador do Movimento Olímpico.   

Como educador, ele viu nos Jogos a oportunidade para que os povos desenvolvessem valores, que poderiam ser aplicados não somente ao esporte, mas à educação e à sociedade. Existem atualmente sete valores associados aos Jogos. 

Os valores olímpicos são: a amizade, a excelência e o respeito, enquanto os valores paraolímpicos são: a determinação, a coragem, a igualdade e a inspiração.

No contexto das aulas de Educação Física escolar, os valores olímpicos e paraolímpicos podem ser identificados quando o colega:

  1. Procura entender o próximo, assumindo atitudes positivas como simpatia, empatia, honestidade, compaixão, confiança e solidariedade, o que caracteriza o valor da igualdade.
  2. Faz com que todos possam ser iguais e receber o mesmo tratamento, assegurando imparcialidade, oportunidades e tratamentos iguais para todos, o que caracteriza o valor da amizade.
  3. Dá o melhor de si na vivência das diversas atividades relacionadas ao esporte ou aos jogos, participando e progredindo de acordo com seus objetivos, o que caracteriza o valor da coragem.
  4. Manifesta a habilidade de enfrentar a dor, o sofrimento, o medo, a incerteza e a intimidação nas atividades, agindo corretamente contra a vergonha, a desonra e o desânimo, o que caracteriza o valor da determinação.
  5. Inclui em suas ações o fair play (jogo limpo), a honestidade, o sentimento positivo de consideração por outra pessoa, o conhecimento dos seus limites, a valorização de sua própria saúde e o combate ao doping, o que caracteriza o valor do respeito

Resposta certa: letra E. O fator jogo limpo sempre será um lema forte dentro de qualquer esporte, seja no Brasil ou no mundo. 

Questão 06

Rodrigo havia sido indicado pela oposição para fiscal duma das mesas eleitorais. Pôs o revólver na cintura, uma caixa de balas no bolso e encaminhou-se para seu posto. A chamada dos eleitores começou às sete da manhã. 

Plantados junto da porta, os capangas do Trindade ofereciam cédulas com o nome dos candidatos oficiais a todos os eleitores que entravam. Estes, em sua quase totalidade, tomavam quase totalidade, tomavam docilmente dos papeluchos e depositavam-nos a uma, depois de assinar a autêntica. Os que se recusavam a isso tinham seus nomes acintosamente anotados.

Erico Verissimo tematiza em obra ficcional o seguinte aspecto característico da vida política durante a Primeira República:

  1. Identificação forçada de homens analfabetos.
  2. Monitoramento legal dos pleitos legislativos.
  3. Repressão explícita ao exercício de direito.
  4. Propaganda direcionada à população do campo.
  5. Cerceamento policial dos operários sindicalizados.

Resposta certa: letra C. É uma clara expressão de opinião do autor do texto em relação à repressão.

Como assimilar melhor o conteúdo estudado usando as provas e gabaritos do Enem

A ideia de trazer questões anteriores do Enem a serem analisadas, é justamente preparar o psicológico dos participantes (principalmente aqueles que fazem o exame pela primeira vez) na maratona de provas exaustivas.

Prestar atenção no que está sendo lido em cada pergunta, texto, figuras, gráficos, tabelas e disciplinas, é um passo e tanto em direção ao sucesso na prova. 

Deve-se sempre começar pelas perguntas mais fáceis, depois as médias e por fim as mais difíceis, conferindo sempre as provas e gabaritos do Enem. 

É importante também não pular mais que nove (9) perguntas, já que o tempo corre contra os participantes e pode não dar prazo de responde-las com qualidade.

Dê uma atenção especial à redação, focando principalmente no tema proposto, lendo os textos de apoio e se concentrando totalmente no que está fazendo. 

Ao fazer as provas e gabaritos do Enem, não se esqueça de conferir o gabarito. Analise o resultado das suas respostas e verifique quantas acertou e quantas errou, esse diagnóstico é importante.

No site do Inep oficial contém todas as provas e gabaritos do Enem anteriores, prontas para fazer o download! O bacana é que estão todos separados por cor, cada caderno específico:

– Caderno azul, amarelo, branco, rosa, laranja, verde e cinza;

Agora é com você! Aproveite bem esse material de estudo e boa sorte na prova do Enem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui