Milhares de jovens no Brasil, estão em busca de uma vaga em universidades públicas ou privadas no país. Para consegui-la, é preciso se informar sobre as oportunidades oferecidas pelo Governo Federal e estudar bastante.

Qual a diferença entre ProUni, Sisu, Fies e Enem para ingressar em uma faculdade? Saiba tudo aqui!

Conhecendo os benefícios de cada programa e qual a diferença entre ProUni, Sisu, Fies e Enem

  • O Exame Nacional do Ensino Médio – Enem é um programa criado pelo Governo Federal em 1998, organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com a finalidade de aplicar provas de várias disciplinas e redação para facilitar o ingresso na faculdade pública ou privada a partir das notas obtidas nas avaliações.

Esse ano, as inscrições do Enem já foram encerradas no mês de maio, pois são aplicadas anualmente. Em 2019, as provas do Enem serão ministradas nos dias 03 e 10 de novembro.

  • Já o Programa Universidade para Todos – ProUni, foi criado em 2004 tem como finalidade conceder bolsas de estudos integrais ou parciais, a estudantes de baixa renda ingressarem na universidade. As notas obtidas no Enem podem ser utilizadas para facilitar a concessão de bolsas de estudo.
  • O Sistema de Seleção Unificada – Sisu, é um sistema que seleciona os candidatos baseados em suas notas obtidas do Enem para as universidades públicas e privadas.
  • O Fundo de Financiamento Estudantil – Fies, é um programa que financia o valor dos cursos superiores de faculdades privadas no país, por meio do cadastro positivo nas avaliações do Ministério da Educação – MEC.

 

O estudante pode utilizar a sua nota obtida no Enem, para melhorar a avaliação do curso superior do Fies, ou conciliar o restante do valor, sabendo-se qual a diferença entre ProUni, Sisu, Fies e Enem.

A cada três meses de curso, o estudante pagará 50 reais como pagamento de juros do financiamento. Após a conclusão do curso, o estudante tem 18 meses de prazo para pagar o financiamento.

Após o período de carência do saldo devedor do financiamento, o aluno terá o acréscimo de mais 12 meses para pagar o Fies.

Quais faculdades aceitam o ProUni, Fies, Enem e Sisu?

Geralmente, os resultados oficiais das notas do Enem são divulgados em janeiro. Até que eles sejam publicados, os estudantes podem pesquisar quais as faculdades aceitam o ProUni, Fies, Sisu e Enem,

Conhecendo-se as diferenças entre eles, os que desejam ingressar em um curso superior podem conferir qual faculdade escolher:

– Universidade Federal do Acre – UFAC;

– Universidade Federal do Alagoas – UFAL;

– Universidade Federal da Bahia – UFBA;

– Universidade Federal do Ceará – UFC;

– Universidade de Brasília;

– Universidade Federal do Espírito Santo – UFES;

– Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG;

– Universidade Federal de Goiás – UFG;

– Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul – UEMS;

– Centro Educacional Anhanguera;

– Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL);

– Universidade Cidade de São Paulo;

– Universidade de Franca;

– Faculdade Pitágoras;

– Faculdade das Américas;

Agora, sabendo-se quais faculdades aceitam e participam dos programas do Governo Federal para o incentivo à educação, fica mais fácil escolher o curso superior que deseja!

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui