O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova aplicada todos os anos no Brasil. Nele, são cobrados o conhecimento obtido pelos participantes ao longo da vida escolar.

Com as notas obtidas no Enem, é possível se inscrever para os programas e recursos para ingressar em universidades públicas e privadas do país. Mas, para garantir que esses direitos sejam válidos para todos, é preciso seguir corretamente as regras do Enem 2019: saiba tudo aqui!

Conhecendo as regras do Enem 2019

Os participantes devem ficar atentos às regras contidas no Edital do Enem, para que não se esqueçam delas, fazendo-os serem desclassificados. Vamos começar pelas regras gerais, de caráter público e que envolvem datas, dias e valores:

– Período de inscrição: esse ano foi realizado no mês de maio (até o dia 17);

– Pagamento da taxa de inscrição: o prazo foi realizado até o dia 23 de maio de 2019, no valor de 85 reais;

– Cartão de confirmação: solicitar na Página do Participante;

– Data das provas: marcadas para os dias 03 e 10 de novembro;

– Data do gabarito oficial: 13 de novembro de 2019;

– Resultado das provas do Enem: começo de janeiro de 2020; 

Documentos obrigatórios, opcionais e proibidos na prova do Enem 2019

Muitos estudantes já conhecem as regras do Enem de cor, outros ainda não, por ser a primeira vez que farão o exame. Por isso, tais informações serão úteis para todas as pessoas:

O que eu devo levar? Um documento original com foto recente, como carteira de identidade expedida por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar etc.

Também é permitido apresentar identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, Carteira de Registro Nacional Migratório ou Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;

– Carteira de Trabalho e Previdência Social, Passaporte, Carteira Nacional de Habilitação com foto recente, Identidade Funcional (carteira de identidade para funcionários públicos).

– Levar caneta esferográfica preta, com tubo transparente.

O que posso levar de documentos e objetos opcionais? O cartão de confirmação da inscrição, Declaração de comparecimento impressa (para pessoas que precisam apresentar no trabalho para justificar a ausência);

– É permitido levar lanches leves (como chocolates, barrinhas de cereal, castanhas, frutas e água;

O que é proibido levar no dia da prova? Lápis, lapiseiras, borracha, corretivo, caneta que não seja fabricada em material transparente, fones de ouvido, gravadores, agenda eletrônica, mp3, pen drive, relógio, livros, cadernos, anotações e tablets.

O que devo estudar para o Enem 2019

As provas do Enem 2019 estão chegando, e os participantes devem se concentrar nos estudos. Para facilitar a assimilação de conteúdo, vamos listar os principais temas a serem estudados:

– Interpretação de texto;

– Funções de primeiro e segundo graus;

– Grandezas proporcionais, regra de três;

– Porcentagem;

– Impactos ambientais;

– Urbanização e violência;

– Mecânica;

– Termofísica;

– Genética;

– Evolução;

– História do Brasil;

– Movimentos sociais;

– Direitos Humanos;

– Conquistas Trabalhistas;

Esses são alguns dos principais assuntos que caem nas provas do Enem anualmente.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui