É necessário ter muito foco durante o período do pré-vestibular para conseguir ter um bom resultado no Enem. Aliado ao foco é importante também ter bons materiais de estudo, para que o vestibulando consiga compreender os assuntos com profundidade e acertar as questões do vestibular.

Um assunto que costuma ser bastante cobrado no Enem é o de estequiometria. Essa matéria faz parte da área de química, ou melhor, de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. 

Normalmente, muitos alunos possuem dificuldade em compreender esse assunto, principalmente porque envolve muitos conceitos específicos sobre química. Então, vamos aprender mais sobre estequiometria? Confira a nossa matéria e saiba mais!

 O que é estequiometria?

 

A estequiometria é um método de cálculo em relação à quantidade de produtos e reagentes que fazem parte de uma reação química. Essa matéria envolve cálculos simples que indicam a proporção correta das substâncias usadas em um processo químico.

As teorias da estequiometria se embasam em Leis Ponderais que se relacionam com a massa dos elementos que fazem parte das reações químicas. As principais leis que embasam a área da estequiometria são:

  • Lei de Lavoisier: Essa também é conhecida por ser a “Lei de Conservação das Massas”. Esse princípio afirma que a soma das massas dos elementos que fazem parte da reação química é igual a soma das massas dos produtos.
  • Lei de Proust: Essa lei é conhecida por ser a “lei das proporções constantes”. O seu embasamento consiste em afirmar que um elemento composto é formado por dois elementos considerados mais simples, sempre na mesma proporção em massa;
  • Lei de Gay-Lussac: O volume dos gases que participam de uma reação química e se encontram em condições iguais de temperatura e pressão mantém uma inter-relação de números pequenos e inteiros. 

É válido salientar que os átomos não são destruídos durante o processo de reação química. Por isso a quantidade de átomos de uma substância química deve ser a mesma tanto nos reagentes quanto nos produtos.

Inclusive, de acordo com Lavoisier “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Essa frase é bastante considerada nos estudos da área sobre estequiometria. Pois nas reações químicas não ocorra a perda de nenhuma substância e de nenhum elemento, eles apenas se transformam. 

Partindo desse pressuposto, você conseguirá resolver as questões de cálculos estequiométricos de forma mais fácil e não terá muitas dúvidas. 

Como fazer cálculos estequiométricos?

Existem alguns métodos de resolução dos cálculos estequiométricos. Veja o passo a passo para resolver esse tipo de cálculo:

  • Passo 1: Escreva em um papel a equação química, com todos os elementos envolvidos no processo;
  • Passo 2: Realize o balanceamento da reação química. Nesse processo é preciso realizar o ajuste entre os produtos e os reagentes;
  • Passo 3: Escreva os valores das substâncias, de acordo com os dados fornecidos na questão e identificando a pergunta principal;
  • Passo 4: Defina a relação que existe entre o volume, a massa e o número de mol;
  • Passo 5: Realize uma regra de três para calcular os valores contidos na questão.

Na regra de três, é necessário que você coloque na primeira linha (antes da seta da equação) os dados fornecidos pela equação e na segunda linha os dados que precisam ser calculados e encontrados através da resolução da questão.

Simples, não é mesmo? Você pode seguir esse passo a passo para resolver qualquer questão sobre estequiometria. Portanto, siga o nosso pequeno resumo no momento das resoluções para conseguir uma excelente nota no vestibular.

Balanceando a equação

2H2+O2  2H2O

Perceba que a quantidade de átomos do reagente precisa ser igual a quantidade de átomos do produto. Por isso, durante o balanceamento você precisa tornar os valores iguais entre os reagentes e o produto a fim de tornar a reação química balanceada. 

Para fazer o balanceamento, basta seguir as dicas que falamos anteriormente. Seguindo o passo a passo, você não terá dificuldades e conseguirá resolver todas as questões que envolvem esse assunto. Assim, facilmente você conseguirá obter a aprovação na faculdade que tanto deseja entrar! 

Cálculo da massa molecular

O cálculo da massa molecular é feito em gramas. Primeiro é preciso procurar a massa atômica da substância química na tabela periódica. Exemplos:

  • He: 4 g;
  • Ne: 20,18 g.

O cálculo é feito a partir das massas atômicas dos elementos. Como por exemplo:

H2O = 16 + 2. (1) = 18g

Mol

É válido salientar que o mol indica as seguintes variáveis: massa, volume e quantidade. Massa determinada pelo mol é a mesma encontrada na tabela periódica, mas em gramas. Por isso 1 mol de determinada substância corresponde ao valor da sua massa atômica. 

O mol também determina o volume nas CNTP, que significa condições normais de pressão e temperatura. 

É válido salientar que a temperatura varia entre 0°C ou 273 K e o valor da pressão é de 1 atm. 

Estequiometria para o Enem

A matéria de estequiometria costuma ser bastante cobrada no Enem, e por isso você deve estudá-la bastante. O ideal é acompanhar os nossos resumos e aprender de forma aprofundada como funciona o balanceamento das equações. 

Normalmente, as questões do vestibular envolvem a resolução de questões que cobram os balanceamentos estequiométricos das reações químicas, por isso é necessário ter em mente todo o seu funcionamento.

Não deixe também de conhecer os conceitos que envolvem a estequiometria. Assuntos como leis ponderais podem ser cobrados durante a prova. No mais, mantenha a sua concentração e foque na prova! Deixe de lado todo o nervosismo, pois isso é crucial para a realização da prova de vestibular

Fazendo uma excelente prova, será possível conseguir a aprovação no vestibular e também uma vaga nas melhores faculdades do país. Depois é só comemorar e conseguir realizar todos os seus sonhos profissionais.

E aí, gostou do nosso post de hoje? Continue acompanhando o blog, pois postaremos muitas mais informações e falaremos sobre assuntos sobre o Enem. Através do nosso site, você conseguirá obter bastante conhecimento para fazer uma excelente prova e conseguir a aprovação que tanto deseja! 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui