PH e pOH são assuntos de química muito cobrados no Enem, pois essas matérias são bastante aplicáveis à vida real. Isso porque o pH e o pOH fazem parte do funcionamento de eletrodomésticos, da composição do nosso sangue e de outros líquidos, entre diversas outras coisas.

Por conta disso, todos os vestibulandos precisam dar a devida atenção a esse assunto, já que essas questões sobre esse assunto podem ser determinantes para a aprovação no Enem. 

Você está em um processo de preparação para o Enem? É importante que estude alguns conceitos de química para conseguir obter uma excelente nota. Então, vamos aprender os principais assuntos de química para o vestibular? Continue acompanhando o post e saiba mais. 

O que é pH?

Posteriormente, você irá perceber que o pH e o pOH andam juntos. Mas o ideal é entender os seus conceitos separadamente para depois compreender o todo. o “pH” nada mais é do que o potencial hidrogeniônico, ou melhor, o potencial hidrogênio iônico. 

O pH é responsável por pedir a quantidade de íons H+, ou H3O+ em um determinado elemento. É válido salientar que quanto menor a concentração desses íons, maior será o valor do pH, tornando a solução menos ácida. 

O valor do pH varia em uma escala entre 0 e 14, por mais que seja possível encontrar elementos químicos que tenham um pH menor que zero e maior que 14. Mas essas substâncias são raras na natureza, e não seria fácil medir os seus pHs.

Os elementos químicos que apresentam um pH de 0 a 6, são chamadas de ácidas. As substâncias que possuem um valor em torno de 7, são consideradas neutras. E os elementos que apresentam um pH maior que 7 são consideradas alcalinas. 

Nos laboratórios de química são usados indicadores para indicar a quantidade de pH determinada substância. As cores vermelhas indicam que o elemento é muito ácido e as cores azuis indicam que o elemento é muito básico. 

É possível indicar o pH de diversas substâncias do nosso organismo. O uso gástrico, por exemplo, apresenta um pH entre 1,5 e 2 (ou seja, ele é bastante ácido). O pH do nosso sangue deve ser em torno de 7,4, pois, se for menor que esse número, é possível que ocorra o desenvolvimento de sérias doenças no organismo. 

O que é pOH?

A sigla pOH significa Potencial Hidroxiliônico de determinada substância e refere-se à quantidade de OH- existentes no elemento químico. o pH e o pOH estão relacionados porque quanto maior é o pH de uma substância, menor é o valor do  seu pOH. Além disso, a soma do pOH com o pH sempre deve dar 14.

Significado de pH e pOH

O pH indica a concentração de cátions em mol/L existente em determinada solução. Já o pOH determina a concentração de ânions em mol/L existente em uma solução específica. Simples não é mesmo? Então, lembre-se: os ânions equivalem ao pOH e os cátions do pH.

Fórmula geral 

A principal fórmula desse assunto é essa equação a seguir:

pH + pOH = 14

Essa equação se relaciona com as concentrações de ânions e cátions. Por isso, a partir dessa fórmula é possível encontrar os seus valores. Simples, não é mesmo? Então, continue acompanhando o post para entender melhor como funcionam o pOH e o pH.

Interpretação de valores do pH 

O pH maior que sete determina que a concentração de cátions é menor do que a concentração de ânions. Nesse caso, a solução química é dada como básica. 

Quando o pH é igual a sete, a concentração de cátions e ânions na solução é a mesma. Nesse caso, a solução química é dada como neutra.

Já quando o pH é menor que sete, pode-se afirmar que a concentração de cátions é maior do que a concentração de ânions. Essa solução química é considerada ácida. 

Interpretação de valores do pOH

O pOH maior que sete determina que a concentração de cátions é maior do que a de ânions em uma solução. Por isso, nesse caso, a solução é considerada ácida.

Já o pOH igual a sete indica que a concentração de cátions e ânions na solução é a mesma. Nesse caso, a solução é dada como neutra. 

Por fim, o pOH menor que sete indica que a concentração de ânions é maior do que a de cátions na solução. Essa é considerada básica, nesse caso de reação química. 

Ph e pOH no Enem

O potencial hidrogeniônico e o potencial hidroxiliônico são assuntos bastante cobrados no Enem, e por isso você deve dar a devida atenção para essas matérias. O ideal é que você estude esse assunto de forma aprofundada para não ter dúvidas posteriormente, principalmente no momento da resolução de questões da prova do Enem.

Sem dúvidas, os conhecimentos sobre esses assuntos serão exigidos na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Portanto, não perca tempo para estudá-los. Ter conhecimento acerca dessa área é crucial para conseguir a aprovação no vestibular.

Além disso, ter conhecimento sobre esse assunto não é importante apenas para o Enem, pois com essas áreas da física é possível também compreender assuntos que envolvem o nosso dia a dia e também o nosso corpo. 

Isso porque o pH indica a acidez das substâncias que bebemos, do nosso sangue, dos elementos químicos e diversas outras coisas. É importante que você tenha em mente que existem algumas substâncias que podem apresentar uma alta acidez para o organismo, assim como existem outras que podem beneficiar a saúde do ser humano. 

Por isso, é importante estudar os assuntos que envolvem esse tema não só para o vestibular, mas também para a vida. Isso pode ajudar, e muito, a melhorar a sua saúde posteriormente por meio de uma alimentação mais regrada, com alimentos que proporcionam melhores condições para o corpo.  

E aí, gostou do nosso post de hoje? Para saber mais informações sobre o Enem, continue acessando a nossa página. Dessa forma, sem dúvidas você terá um bom acompanhamento e conseguirá fazer uma boa prova de vestibular! 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui