A eletricidade está presente em quase tudo o que fazemos hoje em dia: quando ligamos a TV, tomamos banho, fazemos um suco no liquidificador. Isso porque todos os eletrodomésticos de um lar precisam de energia para funcionarem. 

Mas, você sabe de onde vem essa energia que chega até o nosso lar? Essa vem através das usinas hidrelétricas. 

Para que funcionem, as usinas hidrelétricas são equipadas com grandes geradores de energia elétrica. Esses aparelhos são compostos por imãs e bobinas enroladas que facilitam esse processo de geração.

Por conta da sua importância para o dia a dia, esse assunto costuma ser bastante cobrado no Enem. Então, vamos entendê-lo melhor? Confira a nossa matéria de hoje e saiba mais!

Tipos de usinas

Usinas hidrelétricas

A usina hidrelétrica usa a força da água para gerar energia. No projeto de engenharia de uma hidrelétrica é necessário utilizar conhecimento de diversas engenharias: elétrica, mecânica e civil para fazer a construção. 

Isso porque é necessário bastante conhecimento para aproveitar o potencial hidráulico existente em um rio, por exemplo.

Como funciona a usina hidrelétrica?

  1. A energia potencial gravitacional é transformada em energia cinética por meio do represamento da água;
  2. O represamento exerce pressão que gera a conversão da energia hidráulica em mecânica;
  3. A energia mecânica é passada em uma turbina hidráulica para ser convertida em energia elétrica;
  4. A energia elétrica é distribuída em linhas de transmissão que são interligadas à uma rede de distribuição;
  5. É válido salientar que parte dessa energia é perdida em forma de calor por conta do aquecimento da linha de transmissão.

Vantagens e desvantagens da usina hidrelétrica

As usinas hidrelétricas podem gerar impactos ambientais, prejudicando a fauna e a flora local. Por conta disso ocorreram alagamento de várzeas, aumento da temperatura local e aumento do nível do volume dos rios.

A principal vantagem da usina hidrelétrica é que a produção de energia é mais barata em relação aos outros modelos de usinas, como a nuclear.

Além disso, comparando as usinas hidrelétricas com as demais, ela uma das que menos provoca impactos ao meio ambiente. A termelétrica, por exemplo, é bastante agressiva com o meio ambiente, afinal essa é a base de carvão e petróleo.

Usinas hidrelétricas no Brasil

O Brasil é o terceiro maior produtor de energia hidrelétrica do mundo, ficando depois apenas do Canadá e dos Estados Unidos. Sem falar que o Brasil também é o terceiro maior do mundo quando o assunto é potencial hidráulico, ficando atrás de países como a Rússia e a China.

Existem mais de 100 usinas hidrelétricas existentes no Brasil, com destaque para:

  • Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional: localizada no Estado do Paraná, mais precisamente no Rio Paraná. Além disso, essa usina tem parte também no Paraguai;
  • Usina Hidrelétrica de Belo Monte: localizada no Estado do Pará, mais precisamente no Rio Xingú;
  • Usina Hidrelétrica de Tucuruí: localizada no Estado do Pará, mais precisamente no Rio Tocantins;
  • Usina Hidrelétrica de Jirau: localizada no Estado de Rondônia, mais precisamente no Rio Madeira;
  • Usina Hidrelétrica de Santo Antônio: localizada no Estado de Rondônia, mais precisamente no Rio Madeira.

Curiosidades sobre a Usina Hidrelétrica

  • Em torno de 10% da energia do mundo é proveniente das Usinas Hidrelétricas;
  • A Usina de Itaipu é considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno, de acordo com a American Society of Civil Engineers (ASCE). Essa é a maior segunda usina hidrelétrica do mundo, e corresponde a 20% da produção total de energia do Brasil e 95% da produção total de energia do Paraguai;
  • A maior usina hidrelétrica do mundo é a das três gargantas, que fica localizada na China.

Usinas termoelétricas

A Usina termoelétrica utilizada para geração de energia por meio do processo de liberação de energia a partir de substâncias combustíveis, como óleo combustível, gás natural, óleo diesel, urânio aquecido, carvão natural, madeira e bagaços.

Como funcionam as usinas termoelétricas?

As usinas termoelétricas são unidades geradores de energia elétrica que aproveitam o aquecimento da água que gera vapor, girando as pás das turbinas. Esse movimento permite se aproveitar desse fenômeno para conversão em energia cinética.

Quais são os tipos de usinas termoelétricas?

Existem alguns tipos de usinas termoelétricas, e as principais são:

  • Turba a vapor: a mudança de estado da água para vapor é realizada através do reaproveitamento do calor;
  • Turbina a gás: a dilatação dos gases resulta da queima de combustível existente na turbina de gás.

Vantagens e desvantagens das usinas termoelétricas

As usinas termoelétricas causam muitos impactos ambientais, por conta principalmente da emissão de gases residuais na atmosfera, causando o efeito estufa e consequentemente o aquecimento global e o aparecimento de chuvas ácidas.

Além disso, outro ponto negativo das usinas termoelétricas, é o alto custo de manutenção da sua grande estrutura, formada por aparelhos e equipamentos.

Um ponto positivo das usinas termoelétricas é a facilidade em construir esse tipo de usina em qualquer lugar, até mesmo perto de centros urbanos. Sem falar que as usinas termoelétricas podem ser construídas rapidamente para atender demandas de urgência.

Curiosidades sobre Usina termoelétricas

  • A primeira usina termoelétrica do Brasil foi construída em 1883, em Campo dos Goytacazes, com uma potência de 52 kW;
  • O Brasil dissemina cerca de 4 milhões de toneladas de carbono;
  • Mais de 60% da produção de energia do mundo é produzida pelas usinas termoelétricas.

Instalações residenciais

Nas instalações residenciais é necessário fazer a inserção de três fios provenientes do poste que chegam até a caixa de luz, passando pelo relógio medidor. Logo depois, os fios passam pela chave geral na qual serve como interruptor durante a instalação. Assim é feita a instalação residencial, de forma simplificada.

As instalações residenciais são feitas diferentemente das instalações elétricas em usinas, afinal nessas é necessário um grande potencial de energia e grandes estruturas para que ocorra a distribuição na cidade e toda a população receba. 

Veja algumas aulas em Vídeo: 

E aí, gostou da nossa matéria de hoje? Para saber mais informações sobre o Enem e conseguir obter uma excelente nota e a sua aprovação, continue acompanhando o nosso blog. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui