Está em busca de uma boa faculdade para realizar o objetivo de ingressar no ensino superior? Então, é importante levar em conta tudo que você precisa saber sobre o Enem 2019, o Enem pode ser que seja uma excelente forma de conseguir a entrada para a universidade seja pública ou particular.

Muito embora as vagas em universidade, principalmente as públicas, tenha alto índice de procura, e portanto são bastante disputadas, o Enem 2019 oferece aos alunos que irão participar da prova, diversas opções de instituições e áreas do conhecimento em todo o país. Ainda, dispõe e maiores e reais chances de conseguir uma bolsa de estudos no ensino superior.

Veja Também: O que estudar para o ENEM 2019

Tudo que você precisa saber sobre o Enem 2019 – O que é o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio popularmente chamado de Enem é o maior exame da base da educação do país. Com o a intenção primordial de avaliar o ensino médio brasileiro e o desempenho dos alunos e das escolas ao final da escolaridade de nível básico, o Ministério da Educação (MEC) para tal finalidade deu início a aplicação do exame no ano de 1998.

Realizado todos os anos em diversas cidades do Brasil, atualmente o exame também é o principal vestibular do país, portando o mais acessível meio de entrar no ensino superior em instituições de todos os estados brasileiros. Além disso, ao verificar e medir a qualidade do ensino, o Exame Nacional do Ensino Médio ainda colabora na elaboração de políticas de viés públicas ligadas à manutenção e a gestão da educação.

Tudo que você precisa saber sobre o Enem 2019 – Quem pode participar em 2019?

Para participar da aplicação do exame no ano de 2019, basta estar regularmente matriculado no ensino médio ou já ter concluído o ensino básico em instituição. Os estudantes com idade inferior a 18 anos e que irão concluir o ensino de nível médio no ano letivo após 2019 tem a possibilidade resguardada de prestar o exame como “treineiros”, deste modo, visando apenas a autoavaliação e o nivelamento do conhecimento individual.

De modo geral, tudo que você precisa saber sobre o Enem 2019, está devidamente expresso no Edital divulgado. Afinal, os candidatos que fizerem o exame nesta modalidade não podem utilizar as notas obtidas para entrar na faculdade. Outro dado relevante é que quem está fazendo supletivo ou foi aprovado no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) tem a liberação para a realização do Exame.

Tudo que você precisa saber sobre o Enem 2019 – Inscrição

As inscrições para a prova do Enem são abertas em todas as edições no limite do primeiro semestre do ano, e é bem comum que o edital seja divulgado em abril, e as inscrições sejam liberadas em maio. Por isso, tudo que você precisa saber sobre o Enem 2019, está detalhado no edital, e é importante ficar de olho nos prazos estabelecidos pelo INEP.

Para conhecer ainda mais sobre tudo que você precisa saber sobre o Enem 2019, acesse o edital e leia-o atentamente.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui