Variedades linguísticas: O que significa? Quais são?

A capacidade do ser humano se comunicar é realmente incrível. É importante saber que a linguagem, é a capacidade que os seres humanos têm para produzir, desenvolver e compreender a língua e outras manifestações. Bons exemplos são a pintura, música e a dança. Já a língua é um conjunto organizado de elementos (sons e gestos) que possibilitam a comunicação.

Você consegue perceber a riqueza de nossa língua? A língua portuguesa falada no Brasil, é muito vasta e profunda. Se você está estudando para o Enem e quiser saber um pouco mais de como se dá as variações linguística e quais são, esse é o artigo certo!

Vendo a importância de você entender muito sobre os tipos de variações linguísticas, aqui está um texto que vai elucidar suas dúvidas sobre o tema.

Vamos lá!

Tipos de variação linguística

A língua é tão dinâmica, que nos passa a certeza de você já ter percebido a quantidade de variações que têm  uma língua. De acordo com o espaço que você estiver, será usado um tipo de linguagem. Com seus amigos ou em uma entrevista de emprego, a maneira de usar as palavras serão totalmente diferentes.

Na televisão, nas revistas, nos jornais e nas postagens para mídias sociais, em cada um desses locais, você usará uma maneira de se fazer entender. Assim, surgem as variações linguísticas envolvendo vários traços históricos, sociais, culturais e geográficos.

Variações diafásicas

As variações diafásicas, são aquelas que você muda a maneira de falar de acordo com espaço que você estiver. Imagine estar falando com seu patrão ou a maneira que se dirige a  seus amigos. É a mesma coisa? Sabemos que não.

Fiquem atentos! Esse é um tema muito recorrente em provas para vestibulares. Pelo nome difícil e um assunto que pode acabar passando despercebido, as variações diafásicas podem ser aquela pegadinha que te tira pontos importantes.

Com essa dica temos certeza que você terá maiores chances de conseguir. Mas vamos conhecer os outros tipos de variações?

Variações Históricas

A variação linguística é dinâmica. A maneira de falar, se retratar ou escrever muda de acordo com seu tempo e história. Logo as variações conhecidas como históricas nada mais são, do que a variação das palavras ao passar do tempo. Não entendeu? Vamos explicar melhor.

Existem três bases para identificar uma variação histórica:

  • Nas palavras que se tornaram obsoleta.
  • Na diferença de fala entre o jovem e o idoso.
  • Nos acentos gráficos ou grafemas que entraram em desuso.

Um bom exemplo, são as mudanças ocorrida nas palavras “você”.

Ex: Vosmecê, você, vc.

Fiquem espertos! Qualquer linguajar que caiu em desuso pode significar uma variação histórica, ou até mesmo quando se trata da epistemologia de alguma palavra.

Variações diatópicas

Aqui está uma das grandes variações linguísticas vista no Brasil. As variações diatópicas, são aquelas em que a língua sofre variações de acordo com a região em questão. Aqui no Brasil, em cada região tem algumas variações visíveis. Seja no sotaque ou na maneira de modificação da palavra em si, já se torna uma variação diatópica.

Vamos a alguns exemplos desse tipo de variação?

  • Abóbora – Jerimum
  • Mandioca – Aipim – Macaxeira
  • Tangerina – Mexerica

Percebeu o quanto há mudanças nas palavras de mesmo sentido? Sim, essa mudança ocorre a partir da variação histórica de cada região brasileira. Por ser muito vista em solo brasileiro, as variações diatópicas são muito recorrentes em questões de vestibulares espalhados pelo Brasil.

Variações diastráticas

Esse tipo de variação, ocorre pelo dialeto criado entre grupos sociais de determinados nichos. Você acha que um grupo de pessoas que jogam basquete e vivem o esporte, tem um mesmo linguajar que pessoas que praticam e vivem através da filosofia futebolística? Existe uma variação notável.

A variação diastrática pode ser notada através das classes sociais, grupos e instituições profissionais.Quer um exemplo ?

Ex:” E ai brow? Vamos pegar umas ondas para ficar suave?” – Surfistas

“ Esses são assuntos que atravessam o seu inconsciente.” – Psicanalista

Tipos de Variações Linguísticas no Brasil

Por mais rica que realmente possa ser a língua portuguesa falada no Brasil, não podemos classificar como diferente das outras línguas, nos aspectos básicos de tipos de variações. O francês, inglês e japonês, são linguagens que carregam as mesmas variações de linguagem que explicamos acima. As variações linguísticas não são particularidade brasileira.

Portanto, se você não quiser perder pontos no Enem, é importante entender que as variações linguísticas acontecem em todas as línguas de nosso Planeta.

Logo, é importante ressaltar que todas essas variações enriquecem a língua e comunicações ao redor do mundo. Uma tarefa tão difícil, a de descrever sensações ou vivências, podem se tornar entendidas a outras pessoas quando se compartilhada. Só a língua nos dá esse poder, de maneira completa.

Porém, não há de se negar a beleza e complexidade da linguá brasileira em cada pedaço de terra desse Brasil.

Exercícios de variações linguísticas para o Enem

Agora que você sabe o que é uma variação linguística e quais são os tipos, que tal praticarmos com alguns exercícios sobre o tema? Só assim vocês estarão preparados quando o tema for variações linguísticas. vamos lá!

  • Dê três exemplo de frase diafásica.
  • Pesquise na internet um exemplo de Variação histórica de alguma palavra e as mudanças que ela sofreu.
  • Você entendeu mesmo o que são palavras diatópicas? Cite 2 exemplos em que as palavras mudam de acordo com sua região.
  • Imaginamos que você faça parte ou tenha afeição por um grupo social. Cite três exemplos de gírias ou frases particulares do grupo em que você está inserido.

Temos certeza que ao praticar esses exercícios, você perceberá uma absorção maior da matéria.

Portanto, o artigo tornou notável a necessidade de se ter conhecimento sobre as variações linguísticas existentes. As variações diafásicas, históricas, diatópicas e diastráticas são assuntos recorrentes em provas de vestibulares como o Enem. Pratique os ensinamentos transpassados no artigo acima e tenha certeza de estar preparado para resolver essas perguntas e também gerar acúmulo sobre o assunto.

Quer saber mais sobre o que cai na prova do Enem de 2019? Clique aqui, que nós podemos ajudar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui