Diante de tantas matérias para estudar, o pré-vestibulando precisa priorizar determinados assuntos a fim de obter uma boa nota no Enem. Os assuntos cobrados de matemática, por exemplo, tendem a se repetir ano após ano. 

As principais matérias de matemática cobradas no Enem são: porcentagem, análise de tabelas, estatística básica, operações com frações e análise de gráficos. Já que esses são os principais assuntos abordados no Exame Nacional do Ensino Médio, é perceptível que a matemática no Enem é simples, e por isso não é necessário se desesperar. 

Em quase todas as edições do vestibular, assuntos como análise de tabelas são abordados. Então, vamos compreender melhor esse assunto? Para saber mais informações sobre essa matéria, continue acompanhando o artigo de hoje!

O que é análise de tabelas?

A análise de tabelas consiste em fazer uma avaliação acerca dos itens que formam a tabela. Isso porque a partir dos dados fornecidos pela mesma é possível tirar algumas conclusões no que diz respeito aos assuntos abordados na tabela.

Esse assunto é muito cobrado no Enem, porque a análise de tabelas faz parte do nosso dia a dia, e é preciso compreendê-las para ter um maior conhecimento de mundo. As tabelas estão presentes em sites, jornais e plataformas, e por isso é essencial entendê-las para conseguir compreender determinados assuntos, se aprofundar em algumas matérias específicas, entre outras coisas. 

Por isso, a análise de tabelas não é importante só para o Enem. Saber fazer essa avaliação é importante para a vida. Portanto, continue acompanhando o post para saber como é possível fazer essa análise. 

Como resolver uma questão de análise de dados?

Para resolver uma questão de análise de dados é necessário ter bastante atenção com o enunciando, pois é preciso analisar o que está sendo pedido, afinal existem diversas informações que podem avaliadas. Além disso, é importante dar uma atenção redobrada para os dados fornecidos pela tabela, pois eles são a base para realizar a avaliação da questão. 

No mais, veja se é possível tirar algumas conclusões a partir dos dados obtidos. Isso porque as tabelas são uma forma de tornar mais visível a amostra de informações. Por isso é necessário interpretá-las para obter informações relevantes. 

Resolução de questões sobre análise de tabelas para o Enem

Esta é uma questão cobrada no Enem do ano de 2016 que aborda assuntos relacionados à análise de tabelas. Por isso, resolver essa questão é importante para obter uma maior compreensão acerca desse assunto. Então, vamos solucionar a questão a seguir? Confira:

O procedimento de perda rápida de “peso” é comum entre os atletas dos esportes de combate. Para participar de um torneio, quatro atletas da categoria até 66 kg, Peso-Pena, foram submetidos a dietas balanceadas e atividades físicas. Realizaram três “pesagens” antes do início do torneio. Pelo regulamento do torneio, a primeira luta deverá ocorrer entre o atleta mais regular e o menos regular quanto aos “pesos”. As informações com base nas pesagens dos atletas estão no quadro.

Os dados fornecidos pela questão foram:

Atleta 1

  • Primeira pesagem: 78
  • Segunda pesagem: 72
  • Terceira pesagem: 66
  • Média: 72
  • Mediana: 72 
  • Desvio padrão: 4,9

Atleta 2

  • Primeira pesagem: 83
  • Segunda pesagem: 65
  • Terceira pesagem: 65
  • Média: 71
  • Mediana: 65
  • Desvio padrão: 8,49

Atleta 3

  • Primeira pesagem: 75
  • Segunda pesagem: 70
  • Terceira pesagem: 65
  • Média: 70
  • Mediana: 70
  • Desvio padrão: 4,08

Atleta 4

  • Primeira pesagem: 80
  • Segunda pesagem: 77
  • Terceira pesagem: 62
  • Média: 73
  • Mediana: 77
  • Desvio padrão: 7,87.

Esse foi o enunciado da questão: Após as três “pesagens”, os organizadores do torneio informaram aos atletas quais deles se enfrentariam na primeira luta. A primeira luta foi entre os atletas

E esses foram os itens da questão:

  1. a) I e III.
  2. b) I e IV.
  3. c) II e III.
  4. d) II e IV.
  5. e) III e IV.

Então, vamos solucionar a questão agora? 

Bem, se houver empate, o atleta de melhor desempenho será aquele que não se afasta da média, ou melhor, que tem o menor desvio padrão. A partir dos dados fornecidos é possível afirmar que o atleta 3 é o mais regular, já que ele possui o menor desvio padrão e que o atleta 2 é o menos regular quando comparado aos demais já que ele possui o maior desvio padrão. Na terceira pesagem, todos os atletas conseguiram atingir e superar o peso de 66 kg, e por isso todos podem lutar. Por isso, pode-se concluir que o item correto é o c).

Método de preparação para o Enem

Você está se preparando para o Enem? Esse é um período árduo, no qual o aluno precisa ter bastante foco e realizar muitos esforços. Mas saiba: no futuro, todo o sacrifício será recompensado de forma bastante relevante: você conseguirá uma vaga no curso que tanto almeja passar, em uma das maiores universidades do país. 

Incrível, não é mesmo? Esperamos que ao saber disso, você tenha tido bastante ânimo para conseguir dar continuidade nos estudos. Afinal, meu amigo: está mais perto do que longe! 

Além de se sentir motivado para continuar os estudos, você precisa também deixar o nervosismo de lado. Isso porque a sensação de estresse e cansaço pode atrapalhar o seu rendimento nos estudos e também na hora de fazer a prova. O ideal é que no dia da prova do Enem, você consiga descansar bastante e realizar tarefas que te proporcionem bem-estar. 

Nada de ficar resolvendo questões, ok? Pelo contrário: é necessário relaxar para ficar bem no dia seguinte. Depois de obter uma boa nota, é só escolher o curso que pretende iniciar, e curtir a tão sonhada aprovação no vestibular!

Com o tempo, você verá que é possível conquistar sonhos profissionais muito maiores, e terá muito sucesso. A universidade abre portas e é um lugar onde é possível desenvolver ideias e criar novos projetos.

E aí, gostou do nosso artigo de hoje? Para saber mais informações sobre o Enem, continue acompanhando o nosso site. Todos os dias temos novas notícias sobre o Exame Nacional do Ensino Médio para você! 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui